27/01/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Antes de iniciar o estudo, converse com as crianças sobre os povos egípcios. Questione:
Em seguida, apresente algumas curiosidades sobre os egípcios. Leia trecho de livros ou de informações pesquisadas na internet como o texto que sugerimos a seguir:
Durante muito tempo, o nosso campo da história da matemática mais rico repousava no Egito, devido à descoberta, em 1858, do chamado Papiro de Rhind, escrito por volta de 1650 a.C., mas que continha material ainda mais antigo. Os Egípcios usaram o papiro e uma grande parte dos seus escritos conservou-se devido ao clima seco. A maior parte dos nossos conhecimentos sobre a matemática dos egípcios deriva de dois papiros: O Papiro de Rhind, que contém 85 problemas, e o chamado Papiro de Moscovo, talvez dois séculos mais antigo, que contém 25 problemas.
Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br/informacoes-egito.htm
Para desencadear o estudo sobre o sistema de numeração dos egípcios, desperte a curiosidade nas crianças com questionamentos. Solicite o registro de suas ideias.
Converse sobre o modo de funcionamento do sistema de escrita egípcio. Leia o texto abaixo:
Desafie as crianças registrarem sua idade e a dos colegas da sala usando o sistema de numeração dos egípcios.
Instigue as crianças em duplas experimentarem a título de verificação escrever alguns numerais, por exemplo: 23, 12, 49, 50, 99, 100 no sistema egípcio. Depois compare com nosso sistema de notação que deve está fixado na sala.
Depois solicite que escrevam de 1 a 9 usando o sistema de notação dos egípcios.
Proponha a produção de um texto coletivo com o objetivo de registrar a história dos números. Depois do texto digitado, sugira o desenho para compor o texto. Dividia a turma em duplas. Vejamos um texto coletivo produzido por crianças de 5 e 6 anos.
Fonte: Nossa Arte, Nossos Contos. NEI/UFRN.2000.
Selecione algumas imagens relacionadas a arte, a religião, as pirâmides, os deuses e apresente na roda para as crianças apreciarem. Sugira uma brincadeira simbólica representando os deuses e faraós. Combine que tragam de casa adereços e lençóis brancos para usar como vestimenta.
No dia em que fomos deuses e faraós do Egito
fonte: http://gloria-ao-egito.blogspot.com/2009/09/musica-e-danca-no-egito-antigo.html
fonte: http://www.suapesquisa.com/historia/piramides/
Sugira a exibição do filme: O Príncipe do Egito. Oriente para que observem o modo de vida dos egípcios, as roupas, as paisagens. Após a exibição proponha um desenho dos personagens e das paisagens retratadas no filme.
Fonte: http://www.interfilmes.com/filme_14251_O.Principe.do.Egito-%28The.Prince.of.Egypt%29.html
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=BfUtnWi4oV4
O enredo trata da vida de Moisés desde seu nascimento e sua infância como príncipe do Egito até a sua escolha como guia do povo Hebreu na saída da terra do Egito. A história do filme é baseada no Êxodo e em tradições islâmicas.
Organize uma exposição na escola sobre o estudo. Ao lado dos desenhos das crianças coloque o sistema de numeração dos egípcios, a localização e outras informações sobre o modo de vida do povo egípcio na antiguidade.
Fonte: http://www.iep.uminho.pt/aac/sm/a2004/sistnum/recursos.htm
Fonte: Abracadabra: Fantásticas histórias de aventuras e sonhos. NEI/UFRN.2008.
Sugestões de livros:
Livro - História dos Números, A - Hélio Gordon.Editora: FTD.
A base da nossa numeração foi criada no Neolítico. Mas a história da escrita numérica é mais longa, passando pelos egípcios, chineses, gregos, maias e, finalmente pelos hindus e árabes. O leitor está convidado a viajar pelos séculos XIII, XVIII e XIX e conhecer a história dos números inteiros positivos, dos fracionários positivos, dos números irracionais e dos demais conjuntos numéricos.
Portal matemático
Verificar através dos registros, da produção e participação das crianças se:
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/04/2015
Quatro estrelasÓtimas fontes.
20/03/2013
Cinco estrelasótima aula amei.
22/09/2012
Cinco estrelasAmei a sua aula! Meus alunos tem 5 e 6 anos, vou apresentar para eles suas ideias.
09/03/2012
Três estrelasgostei muito,muito obrigado adorei vc me ajudou muito na minha pesquisa
23/03/2011
Cinco estrelasOlá! Sua estudante de pedagogia e li sua aula, e achei super interessante! Uma aula assim até eu queria assistir; ótimo saber que existem professores tão dedicados a tornar uma simples aula em algo tão prazeroso e fascinante! E na verdade o conteudo da sua matéria me ajudou para a entrega de um trabalho na facul hoje, valeu!!!!!!!! Tá de parabens professor!!!!!