07/10/2010
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Compreender os principais fatores que contribuíram para que a região sudeste fosse a mais urbanizada e populosa.
Analisar dados específicos a respeito das características das pessoas que vivem na região sudeste.
Pergunte aos alunos se eles sabem quais as regiões mais populosas do Brasil e se identificam a região sudeste nesse contexto.
Pergunte aos alunos se eles sabem quais as regiões mais populosas do Brasil e se identificam a região sudeste nesse contexto.
Estratégias e recursos da aula
Nesta sequência de aulas, buscaremos partir dos conhecimentos que os alunos já trazem a respeito da região sudeste, para que compreendam as origens das pessoas que moram nesta área geográfica.
Importante valorizar os conhecimentos dos alunos trazidos da própria casa ou convivência com parentes, considerando a possibilidade dos alunos possuírem parentes ou mesmo morarem na região.
Atividade 1 – Localizando a região sudeste
Inicie a aula com um jogo para verificar se os alunos conseguem identificar as regiões do Brasil. Há um jogo interessante no site do IBGE, disponível no link:
http://www.ibge.gov.br/7a12/brincadeiras/quebra_cabeca_mapas/default.htm
Mostre também aos alunos, o Jogo dos mapas, disponível no Portal do Professor e verifique se conhecem a localização dos estados brasileiros e se sabem nomeá-los. Como o foco desta aula é a região sudeste, importante verificar se compreendem onde estão localizados os estados correspondentes a esta área geográfica.
Enquanto os alunos exploram os jogos, aproveite para circular entre as mesas e perguntar o que sabem sobre esta região, se todos nasceram nesta área, se possuem parentes que vieram de outros estados e nestes casos, por qual razão decidiram vir morar na região sudeste.
Atividade 2 – população na região sudeste
Peça aos alunos que acessem o mapa, disponível neste link, do site do IBGE e antes que consigam olhar a legenda, pergunte se conseguem perceber quais são as áreas mais populosas que conseguem perceber e qual o critério de classificação de cores:
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_densidade_demografica.pdf
Peça aos alunos que localizem no mapa a região sudeste e pergunte:
Há alguma área amarela ou laranja nesta região? Por que será?
Procure registrar as hipóteses levantadas pelos alunos.
Atividade 3 – razões para mudança de estado, município ou país
Discuta com os alunos, a seguinte informação, disponível no site do IBGE.
Deslocamento
Algumas pessoas se deslocam de seu município de residência para trabalhar ou estudar. O Censo também contou esses casos e hoje sabemos que 111.178.989 pessoas trabalhavam e/ou estudavam em 2000. Desse total, mais de 7 milhões de indivíduos (6,7%) se deslocavam diariamente para trabalhar ou estudar fora de seu município de residência. |
Será que este trecho tem alguma relação com o fato de termos uma grande concentração de pessoas em algumas regiões do Brasil? Quais seriam então os atrativos da região sudeste?
O professor pode solicitar que os alunos investiguem com a comunidade escolar, as seguintes questões:
Onde nasceram e onde moram atualmente? No caso de terem nascido em alguma outra região, qual seria a razão da mudança para a região sudeste? |
Conforme os alunos forem trazendo as respostas, o professor poderá organizar um quadro geral com as informações trazidas pelos alunos.
Nome e grau de parentesco |
Onde morava/ano |
Para onde mudou-se/ano |
Motivo da mudança |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Com o quadro organizado, discuta com os alunos as informações obtidas e as perspectivas percebidas pelas pessoas ao mudarem-se de seu local de origem (nascimento).
Atividade 4 – Características das pessoas que vivem na região sudeste
Peça que os alunos realizem uma pesquisa para conhecer melhor as características das pessoas que vivem hoje na região sudeste. Para facilitar e ajudar os alunos a terem foco no tema, organize uma ficha com um roteiro de questões a serem investigadas
Atrativos da região sudeste
|
Discuta as informações obtidas na pesquisa realizada com os alunos. Peça que elaborem um infográfico apresentando as informações pesquisadas. O infográfico poderá ser elaborado em um editor de apresentações como o Kpresenter ou o Power Point, ou ainda em um editor de desenhos.
Infografia ou infográficos são representações visuais de informação. Esses gráficos são usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica, como em mapas, jornalismo e manuais técnicos, educativos ou científicos Maiores informações em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Infográfico |
Para que os alunos entendam melhor o que é infográfico, mostre a eles revistas como a revista Super Interessante, que possui infográficos bem interessantes.
Nome | Tipo |
---|---|
Jogo dos Mapas | Animação/simulação |
Acesse alguns infográficos com os alunos, como os que estão disponíveis em http://static.publico.clix.pt/homepage/infografia/
Observe o envolvimento dos alunos durante as atividades, a relevância das contribuições e de que forma avaliam o próprio desempenho e do grupo. No infográfico construído, procure avaliar se conseguiram ilustrar as razões pelas quais há uma maior concentração de pessoas na região sudeste.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/09/2014
Três estrelaseh eu achei bem interessante e me ajudou bastante.