19/10/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Aula 01 (50 minutos)
E- mail ou correio eletrônico é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. Todos os dias, milhões de mensagens são trocadas entre computadores. É um sistema mais rápido e prático do que o correio convencional, embora também tenha seus limites.
Atividade
I - Para apresentar o tema da aula – o gênero discursivo e-mail – aos alunos, o professor deverá reproduzir para eles a cópia das tirinhas apresentadas na sequência e, caso seja possível, poderá projetá-las em PowerPoint.
Tirinha A
Disponível em:
http://www.portalibahia.com.br/blogs/brincantes/?m=200911&paged=2
Tirinha B
Disponível em:
http://sergiodimoraes.blogspot.com/2009/05/vivendo-sem-o-google.html
Tirinha C
Disponível em:
http://parlatorium.blogspot.com/2007/12/para-descontrair.html
II – Em dupla, os alunos deverão responder às seguintes questões sobre as tirinhas:
1. Observe a tirinha A – da Mafalda.
a. Qual é o papel da mulher na sociedade moderna que se pode inferir na fala de Suzanita, o primeiro quadrinho?
b. De acordo com a fala de Suzanita, no segundo quadrinho, a geração atual é a geração da tecnologia, da eletrônica. Você concorda com ela? Justifique sua resposta.
c. Compare a expressão fisionômica da Mafalda nos dois últimos quadrinhos.
Por que motivo ela apresenta uma expressão de desapontamento no último quadrinho? Explique.
2. Observe a tirinha B - Problogger - o blogueiro profissional.
O Google é uma empresa desenvolvedora de serviços online, sediada na Califórnia, Estados Unidos. Seu primeiro serviço foi o Google Search, hoje é o site de busca mais usado no mundo.
a. O que os balõezinhos em branco – no segundo quadrinho – sugerem como resposta à pergunta – “Consegue imaginar o mundo sem o Google?”
b. Como você interpreta a fala do blogueiro no último quadrinho: “Talvez digitando no Google ‘Como seria o mundo sem o Google’ eu encontre algo”.
c. Qual é acrítica que se pode apreender da leitura dessa tira?
3. Observe a tirinha C: Perfume.
a. Por que a mulher quer comprar um perfume com cheiro de computador? Explique.
b. Qual é a crítica que se pode apreender da leitura dessa tira?
4. Em relação à internet – sistema global de informação – pode se dizer que há pontos positivos e negativos.
Você acha que o E- mail - correio eletrônico - pode ser considerado um ponto positivo? Justifique sua resposta.
5. Como você se comunica com amigos, familiares e pessoas queridas que estão distantes?
6. Quem tem ou já teve o hábito de escrever cartas? Esse tipo de correspondência é comum nos dias atuais? Por quê?
7. Quem têm hábito de comunicar com as pessoas por e-mail?
8. Você sabe como funciona um e-mail? Como esse tipo de correspondência surgiu?
Aula 02 (50 minutos)
Atividade
I - O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática, para em dupla, pesquisarem sobre:
(i) a história do e-mail;
(ii) e como criar um e-mail.
II - O alunos farão a pesquisa de acordo com o roteiro apresentado a seguir. (Xerocar para os alunos o roteiro)
1. História do e-mail:
a. Quando e como foi criado o correio postal
b. O que é, como e quando surgiu o correio eletrônico.
c. A importância do correio eletrônico para a rede internacional de computadores.
d. A rede de computadores ARPANET e a evolução do e-mail.
e. Características e função do e-mail;
g. Tipos de e-mail: restrito, com privacidade segura, especial e gatuito.
Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/E-mail
http://www.compute-rs.com/pt/conselho-993730.htm
2. Como criar um e-mail:
http://blog.mcsx.net/aprenda-a-fazer-um-email-gratis/
http://www.negociosdojapao.com.br/informatica/email%20gratis.htm
3. O que é internet
Disponível em:
http://www.aisa.com.br/oquee.html
Aula 03 ( 50 minutos)
Atividade
I – O professor deverá reproduzir a cópia do E- mail abaixo – adaptado do livro “Mano descobre o @mor” de Heloísa Prieto e Gilberto Dimenstein ( p.12)
DIMENSTEIN, Giberto; PRIETO, Heloisa. Mano descobre o @mor. Ilustrações Maria Eugênia. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2001. (Série cidadão-aprendiz)
Assunto: Probleminhas
Data: 28 de agosto de 2010 17: 20
De: pedrof@yahoo.com.br
Para: mano@yahoo.com.br
Ei, Mano,
pode me contar de coisa chata também. Amigo é pra essas coisas, certo?
Essa história de seu irmão é esquisita. Como é que ele era príncipe e virou vampiro? Se você quiser, depois apago a mensagem, pra você não ficar achando que alguém mais vai ler sobre essas coisas da sua família. Fale mais.
Só uma coisa. Essa história do seu irmão não te deixa muito nervoso? Por que você não conversa com ele?
Até amanhã.
Pedro
1. No e-mail em estudo:
a. Qual é o endereço eletrônico (e-mail) do remetente?
b. E do destinatário?
2. Acima dos e-mails do remetente e do destinatário, há dois itens: assunto e data.
a. A palavra – probleminhas – escrita no campo destinado ao assunto, resume o conteúdo da mensagem enviada? Justifique sua resposta.
b. Depois da data, aparece 17:20. O que isso significa?
3. No e-mail, além do vocativo e da assinatura do remetente, há o assunto e a despedida. A assinatura é facultativa.
a. No e- mail representado abaixo, houve a omissão do vocativo.
Disponível em:
a. No e-mail de Pedro, o assunto começa em “Ei, Mano”. Onde ele termina?
b. Qual é o assunto desse e-mail?
c. Que expressão Pedro usa para a despedida?
4. Quando o e-mail é dirigido a uma pessoa íntima, às vezes algumas palavras podem ser abreviadas, como vc (você), pq (porque).
Você conhece ou usa outras abreviaturas? Quais?
Aula 04 ( 50 minutos)
Atividade
Produção de texto
Disponível em:
http://www.blogdosperrusi.com/mande-um-e-mail/
I- O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática e apresentar a eles a seguinte proposta de produção de texto:
a. Troque endereços de e-mail com um colega. Se você não tiver um, abra uma conta de e-mail gratuita na internet, com a ajuda de seu professor ou de um colega.
Disponível em:
http://www.criaremailgratis.com/como-criar-um-email-gratuito-no-msn-hotmail/
b. Suponha que você e seu (sua) amigo(a) foram ao cinema, no dia anterior. Agora envie a ele/ela um e-mail, comentando o que você achou do filme.
c. Antes de enviar o seu e-mail pela internet, observe se a mensagem está de acordo com o que você pretende comunicar. O vocativo, uma despedida amigável e a assinatura são opcionais.
d.Verifique se a linguagem está adequada ao interlocutor e ao grau de intimidade entre vocês.
e. Copie a mensagem de seu e-mail em uma folha separada para ser entregue ao professor para que você possa ser avaliado.
Para ampliar o conhecimento dos alunos a respeito do tema estudado - gênero discursivo e-mail - o professor poderá solicitar a eles uma que realizem uma pesquisa sobre algumas regras para uma boa comunicação por e-mail.
Disponível no site:
Os alunos serão avaliados coletivamente durante a realização das atividades de interpretação e análise das tirinhas e de um e-mail fictício e, individualmente, por meio da produção de uma mensagem a ser enviada por e-mail.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/02/2012
Três estrelasAchei esta aula interessante, pois se encarrega de esclarecer dúvidas muito comuns aos à clientela da referida fase acerca da utilização de ferramentas de comunicação na internet.