29/10/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Estudo da natureza e sua importância para o homem |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Os alunos deverão saber identificar o que caracteriza os seres vivos. Além disso, conhecer os critérios de classificação dos seres vivos nos 5 reinos (Monera, Protista, Fungo, Planta e Animal).
Atividade 1: Laboratório de Sensações
Primeiramente o professor deverá proporcionar um momento de sensibilização aos alunos. Para isso sugerimos que utilize a atividade prática descrita abaixo, que permitirá que os alunos utilizem dos 5 sentidos (tato, olfato, paladar, audição, visão) para entrar em contato com as plantas.
Objetivo: Conhecer e identificar as plantas utilizando os 5 (cinco sentidos) que são: olfato, paladar, visão, tato e audição.
Material:
Procedimentos: Preparo do material
A dinâmica da atividade:
Importante:
*O professor deverá ter anotado a sequência que utilizou em cada etapa, para que depois apresente aos alunos e confiram com os resultados obtidos por eles.
*Na etapa três os alunos estarão de olhos vendados por isso o professor deverá servir os chás, impedindo assim que incidentes ocorram. O chá pode estar em temperatura ambiente.
*As ervas sugeridas podem ser alteradas de acordo com a disponibilidade do local onde a atividade será realizada. O professor deve estar atento a utilizar ervas que sejam conhecidas dos alunos. Faça uma pesquisa antes!
Atividade adaptada do trabalho: FARIA, R. L.; CUSTÓDIO, L. N.; RODRIGUES, F. F. S; JACOBUCCI, D. F. C.; OLIVEIRA-CARMO, R. Aprendendo Botânica Através dos Cinco Sentidos. In: 59º CONGRESSE NACIONAL DE BOTÂNICA, 2008.
Atividade disponível em: http://www.cb.ufrn.br/atlasvirtual/erratas/Errata_Ensino_de_Botanica.pdf. Acesso em: 20/10/2010.
Atividade 2: Investigando as plantas
Depois do primeiro contato dos alunos com as plantas realizado na atividade do Laboratório das Sensações (atividade 1), o professor poderá organizar visitas de observações no pátio e jardins da escola para que emerjam discussões sobre a diversidade de plantas e suas características. Durante as visitas poderão ser elencados pelo professor alguns questionamentos.
Sugestão de questionamentos:
*Dica: professor incentive o seu aluno a ser um investigador. Peça aos alunos que registrem todas as observações utilizando desenhos, esquemas ou textos.
Para encerrar a visita de observação o professor poderá propor aos alunos que façam um círculo para apresentarem os dados coletados. Nesse momento também poderão surgir curiosidades sobre as plantas observadas na escola ou outras que os alunos têm contato no cotidiano.
*Sugestão: professor antes de realizar essa atividade faça uma visita de reconhecimento ao espaço que será utilizado. Assim, durante a visita você estará preparado para responder as dúvidas dos alunos ou despertá-los para fatores despercebidos.
Retornando a sala de aula o professor deverá resgatar a discussão sobre as plantas, será o momento de colocá-los para pensar na importância das plantas. Sugerimos que o professor faça duas perguntas aos alunos:
1) Qual a importância dos vegetais no seu dia-a-dia?
2) Cite exemplos de vegetais que você conhece, diferentes do que observamos durante a visita.
Essas questões deverão ser respondidas individualmente no caderno. Em seguida, o professor poderá pedir aos alunos que leiam suas respostas. Diante das respostas dos alunos, que certamente trarão informações relevantes, o professor poderá fazer as intervenções que julgar necessário. Acreditamos que essa atividade despertará o reconhecimento dos alunos para a diversidade de plantas existentes e sua importância.
*Sugestão: professor se precisar utilize os vídeos indicados abaixo para enriquecer ainda mais o debate.
Fitoterapia
http://www.youtube.com/watch?v=IqVALhKxvqs&feature=related
Plantas do Cerrado
http://www.youtube.com/watch?v=CGGxcDdEe_4
Professor organize os alunos em equipes com 5 integrantes. Peça aos alunos que consultando os registros e observações das atividades anteriores elaborem 5 afirmações que podem ser verdadeiras ou falsas. O jogo terá 5 rodadas, em cada uma 1 aluno será o líder. O líder tem a função de ler a afirmação para as outras equipes. Após a leitura da afirmação o professor poderá dar sinal para que as equipes levantem a mão. A equipe que levantar a mão primeiro terá o direito de responder se a afirmação é falsa ou verdadeira, se for falsa terá que corrigi-la. O professor será o juiz e indicará quem tem o direito de resposta. A equipe que ao término das afirmações tiver o maior número de acertos será a vencedora. Se a equipe que responder a questão não souber corrigi-la, outro grupo poderá responder.
Atividade 3
Para finalizar a temática "O reino Planta: características e classificação" o professor poderá organizar uma bancada com representantes dos quatro grupos de vegetais identificando todos eles com o nome popular e o científico. Tentando expor na bancada no mínimo dois representantes de cada grupo vegetal, no caso das Angiospermas o professor poderá expor um número maior de representantes.
*Dica: se não for possível expor representantes de todos os grupos, leve imagens para que os alunos possam observar e identificar as semelhanças e diferenças com os representantes dos demais grupos vegetais.
Representantes de Briófitas
Representantes de Pteridófitas
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_VXy1GKYtDQo/TAlOcpBtleI/AAAAAAAACQM/f6n4P3qYg-4/s320/pteridofitas1.jpg
Representante de Gimnospermas
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/gimnosperma/imagens/pinus-sylvestris.jpg
Fonte: http://rosinhamonkees.com/wp-content/images/macieira.jpg
É importante que os alunos possam caminhar e tocar em todo o material exposto na bancada. Professor instrua seus alunos a terem cuidado para não danificar o material.
O professor poderá construir um quadro (modelo abaixo) para ser utilizado pelos alunos durante a atividade. Sugerimos que o mesmo quadro seja impresso nos dois lados da folha A4. Por que imprimir nos dois lados da folha? Inicialmente os alunos deverão percorrer a bancada e preencherem o quadro resgatando seus conhecimentos prévios, sem a intervenção do professor. Depois de preencherem o quadro, o professor poderá solicitar que socializem as respostas, nesse momento é importante dar espaço para que os alunos façam sugestões, correções, etc.
Durante a socialização dos alunos e mesmo depois o professor deverá fazer intervenções sobre as características dos representantes expostos nas bancadas e suas classificações. Em seguida, o professor poderá solicitar aos alunos que preencham novamente o quadro (em branco) agora resgatando além dos conhecimentos prévios, as discussões feitas em sala de aula e as intervenções do professor. O professor se preferir poderá desenhar o quadro na lousa e preencher juntamente com seus alunos.
*Modelo de quadro:
Grupos Vegetais
Briófitas |
Pteridófitas |
Gimnospermas |
Angiospermas |
|
|
|
|
|
|
|
|
*Sugestão: que os alunos façam desenhos no primeiro espaço do quadro e observações escritas no segundo quadro.
Grupos Vegetais
Briófitas |
Briófitas |
Pteridófitas |
Angiospermas |
|
|
|
|
|
|
|
|
Os alunos deverão guardar o material produzido por eles para estudos ou consultas posteriores.
Sugestões de sites para o conteúdo:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/videos-de-biologia/classificacao-dos-vegetais.php
http://www.youtube.com/watch?v=ksXaDoHCSCw&feature=fvw
http://educar.sc.usp.br/ciencias/seres_vivos/seresvivos4.html
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando o envolvimento dos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções. O professor acompanhará a leitura das produções dos alunos, fazendo as intervenções necessárias, retomando os temas, conforme a necessidade.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/10/2011
Cinco estrelasSuas aulas são muito interessantes,gostei muito