27/12/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
ATIVIDADE 1
1- O professor anunciará que começarão, na próxima aula, o estudo de uma estética literária que ficou conhecida como Simbolismo. Lembrará que, no mundo moderno, principalmente, estamos cercados por símbolos. Pedirá que tragam de casa alguns símbolos: de nosso país, de times de futebol, dos signos do zodíaco, do jogo de xadrez, do trânsito... E que pensem sobre o que representam.
Pedirá também que tragam algum material de desenho.
2- No dia seguinte, o professor organizará a turma em grupos de cinco alunos e pedirá que apresentem aos outros grupos os cinco símbolos mais significativos que trouxeram.
3- Após as apresentações, colocará no quadro o seguinte pensamento de Mallarmé e pedirá que os alunos tentem explicar, lembrando-se dos símbolos, o que diz o poeta.
http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao11/ic03.pdf
4- O professor deverá trazer para a sala de aula algumas frases relativas ao simbolismo e as colará no quadro:
5- Apresentará algumas pinturas feitas à época classificada como Simbolista, para discussão.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Edgar_Degas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Paul_Gauguin_125.jpg
6- Na sequência, o professor perguntará: Onde está a bailarina? O que vê-se ao fundo? Além de um rosto e uma mão, que outros elementos pode-se ver no quadro? Onde estão os cavalos? Por que ondas?
7- O professor entregará a cada aluno uma folha de papel em branco. Só a um aluno da classe entregará um poema e pedirá a ele que faça a leitura em voz alta. Enquanto o aluno lê, os outros tentarão representar, por meio de desenho, o que ouvem. Pedirá que incorporem o que já conhecem sobre o Simbolismo para realizarem seus trabalhos.
Este poema selecionado está disponível abaixo e em:
http://www.astormentas.com/din/poema.asp?key=5814&titulo=Um+Sonho
Um Sonho
Eugênio de Castro
Na messe, que enlourece, estremece a quermesse...
O sol, celestial girassol, esmorece...
E as cantilenas de serenos sons amenos
Fogem fluidas, fluindo a fina flor dos fenos...
As estrelas em seus halos
Brilham com brilhos sinistros...
Cornamusas e crotalos,
Cítolas, cítaras, sistros,
Soam suaves, sonolentos,
Sonolentos e suaves,
Em Suaves,
Suaves, lentos lamentos
De acentos Graves Suaves...
Flor! enquanto na messe estremece a quermesse
E o sol, o celestial girassol, esmorece,
Deixemos estes sons tão serenos e amenos,
Fujamos, Flor!à flor destes floridos fenos...
Soam vesperais as Vésperas...
Uns com brilhos de alabastros,
Outros louros como nêsperas,
No céu pardo ardem os astros...
Como aqui se está bem!
Além freme a quermesse...
Depois de prontos os desenhos, o professor solicitará aos alunos que apresentem para os colegas as imagens que criaram e que expliquem a relação que há entre elas e o poemas lido.
ATIVIDADE 2
1- Para a realização desta atividade, o professor levará os alunos ao laboratório de informática. O professor entregará xerox do roteiro que orientará a pesquisa que deverá ser feita em dupla. Os alunos deverão acessar a página http://www.coladaweb.com/literatura/simbolismo para completarem o roteiro e fazer as atividades propostas.
Se houver necessidade, deverá recordar com os alunos sobre o uso de sinestesia, aliteração, eco e assonância pedindo-lhes para acessar:
http://www.brasilescola.com/portugues/figuras-linguagem.htm
I- De acordo com o texto, respondam em forma de esquema:
1- O que se pode entender por Simbolismo?
2- Simbolismo em Portugal
Quando surgiu e quando findou? Que acontecimentos propiciaram esse início e fim?
Qual era o contexto histórico?
Características do Simbolismo.
Principais artistas do período.
3- Simbolismo no Brasil
Acontecimentos literários e datas que marcaram início e fim.
Contexto histórico.
Características do Simbolismo.
Principais artistas do período.
ATIVIDADE 3
O professor deverá dividir entre os grupos o estudo de poemas dos autores abaixo. Um autor para cada grupo. Os poemas poderão ser encontrados no site pesquisado na aula anterior, http://www.coladaweb.com/literatura/simbolismo ou nos indicados à frente do nome do poeta. O poema de Eugênio de Castro e Almeida deve ser o usado na primeira atividade.
1- Eugênio de Castro e Almeida http://www.antoniomiranda.com.br/iberoamerica/portugal/eugenio_de_castro.html
2- Antônio Nobre http://www.antoniomiranda.com.br/iberoamerica/portugal/antonio_nobre.html
3- Camilo Pessanha http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/camilo-pessanha/index.php
4- Florbela Espanca http://www.amopoesias.com/autor_florbela-espanca_8.html
5- Cruz e Sousa http://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/cruz.htm
6- Alphonsus de Guimaraens http://www.todas.com.br/alphonsus.htm
Roteiro para apresentação do poeta e texto:
1- Leitura expressiva do texto (declamação individual, declamação coletiva, jogral...).
2- Dados biográficos do autor (breves).
3- Características do autor.
4- Principais obras do autor.
5- Análise do texto.
a- Características do Simbolismo evidentes no texto.
b- Exploração do tema.
c- Análise crítica.
Possível modelo para exploração do tema.
Ao longe os barcos de flores
Camilo Pessanha
Só, incessante, um som de flauta chora,
Viúva, grácil, na escuridão tranqüila,
- Perdida voz que de entre as mais se exila,
- Festões de som dissimulando a hora.
Na orgia, ao longe, que em clarões cintila
E os lábios, branca, do carmim desflora....
Só, incessante, um som de flauta chora,
Viúva, grácil, na escuridão tranqüila.
E a orquestra? E os beijos? Tudo a noite, fora,
Cauta, detém. Só modulada trila
A flauta flébil... Quem há-de remi-la?
Quem sabe a dor que sem razão deplora?
Só, incessante, um som de flauta chora...
(Clepsidra e outros poemas. Lisboa, Edições Ática, 1973.)
Vocabulário
grácil: delgado, delicado, fino
festão: ramalhete de flores e folhagens, grinalda;
cauta: acautelada, com cautela.
remir: recuperar, resgatar.
1- Os barcos de flores eram em Macau, onde viveu Pessanha, casas de prostituição. Qual o contraste entre esses barcos e a flauta?
2- Que imagens do texto nos remetem à passagem do tempo e à dor de existir?
3- A exploração sonora da linguagem é característica marcante no Simbolismo. Atentem para o uso dos fonemas /s/ e /f/. Comentem esse aspecto.
4- Comentem as qualidades sonora de "A flauta flébil."
Professor, leia mais sobre o tema e estimule a leitura dos alunos em:
http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao11/ic03.pdf
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. Tradução Denise Bottmann, Frederico Carotti; prefácio Rodrigo Naves. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. xxiv, 709 p., il. color.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 3.ed. São Paulo: Cultrix, 1997. 582pp.
CHALVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 584 p.
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação na execução das atividades. É importante verificar se todos os alunos contribuíram no momento das discussões e se fizeram uma análise coerente do poema selecionado. A observação atenta do professor é importante para que isso seja feito.
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08/05/2013
Quatro estrelasOTIMA AULA!!!