18/07/2008
Maria Terezinha Gaspar
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Professor, leve seus alunos para o laboratório de informática , comece a aula colocando alguma situação que envolva o princípio fundamental da contagem, como por exemplo:
“Numa determinada escola, a direção montou um concurso para escolha da camiseta dos formandos da 8ª série. Um grupo de alunos teve uma excelente idéia na formulação de uma logomarca. Montaram um projeto da camiseta no computador utilizando um software de computação gráfica. Ficou excelente, mas concluíram que a cor da camiseta seria um item fundamental para destacar a logomarca criada. Quando acessaram as opções de cores no software notaram que não havia nenhuma cor que impressionasse, mas existia uma opção para cores personalizadas, a qual utilizava o padrão RGB. Um dos alunos indagou: Quantas cores são possíveis formar com esta opção personalizada? E como podemos fazer a combinação dessas cores?”.
Professor, neste momento proponha questionamentos sobre os conhecimentos que seus alunos têm sobre o assunto. Faça alguns questionamentos, como:
Após estes questionamentos, se não foi possível esclarecer a dúvida, explique a seus alunos o que é o padrão RGB, http://pt.wikipedia.org/wiki/RGB. Em seguida, peça aos seus alunos que acessem o recurso para trabalhar com composição de cores utilizando este padrão,
Professor, na utilização deste recurso, limite o trabalho dos seus alunos à primeira coluna do aplicativo, aquela com o número 1 no cabeçalho. Oriente o trabalho da seguinte forma:
Professor, levante novamente a questão: Quantas cores são possíveis formar no padrão RGB?
Agora é o momento de buscar a inter-relação com o princípio fundamental da contagem. Faça alguns questionamentos do tipo:
Possibilidades para a cor azul | Possibilidades para a cor vermelha | Quantidade de combinações possíveis de cores |
1 | 1 | |
1 | 2 | |
2 | 1 | |
2 | 2 | |
3 | 1 | |
3 | 2 | |
3 | 3 | |
n | 1 | |
n | m |
Os alunos devem encontrar os seguintes resultados:
Possibilidades para a cor azul | Possibilidades para a cor vermelha | Quantidade de combinações possíveis de cores |
1 | 1 | 1 |
1 | 2 | 2 |
2 | 1 | 2 |
2 | 2 | 4 |
3 | 1 | 3 |
3 | 2 | 6 |
3 | 3 | 9 |
n | 1 | n |
n | m | nxm |
E se combinarmos 3 tipos de cores (azul, amarelo, vermelho) com 2 possibilidades para o azul, 3 para o amarelo e 4 para o vermelho, quantas combinações possíveis de cores teríamos?
Neste momento, professor, leve os alunos a inferirem sobre o Princípio Fundamental da Contagem. Converse com eles de forma que sejam esclarecidos do que se trata o princípio, que ele é aplicado em várias situações do dia-a-dia. Peça aos alunos respondam a pergunta colocada no começo da discussão: Misturando três cores, quantas possibilidades de cores é possível montar com o padrão RGB?
Aproveite este momento para dirimir qualquer dúvida restante e, em seguida, faça uma avaliação propondo alguns desafios para seus alunos como:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/04/2013
Quatro estrelasGostei da iniciativa de fazer uso da matemática integrada a outros conhecimentos, torna a aula mais dinâmica e interessante para os alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da metodologia utilizada para realizar este assunto.Ela foi contextualizada ,tornando a aula mais significativa.