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Olfato e Paladar: Janelas do Corpo para o Mundo

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Zaida Barros Dias
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia R. M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Identificar os processos biológicos que possibilitam a comunicação entre os seres vivos e o mundo exterior,

2) Identificar quais são os benefícios  do olfato e do paladar na vida dos seres vivos,

3) Relacionar estes sentidos com a alimentação humana,   

4) Discutir as relações entre estes sentidos  com a qualidade de vida, sobrevivência e perpetuação das espécies

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Órgãos dos sentidos

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

INICIANDO A CONVERSA...

O ser humano depende de todos os seus sentidos.... Vocês concordam com esta afirmativa?                                                          

                                                              SOBRE O OLFATO...

O olfato é geralmente nossa primeira resposta aos estímulos. Ele nos alerta sobre o fogo antes de vermos as chamas. Ele nos faz recuar antes de colocar­mos comida estragada na boca. Mas, apesar de ser um sentido básico, está também na vanguarda da pesquisa neurológica. Cientistas estão pesquisando como, precisamente, captamos substâncias odorantes, processamos essas substâncias, e as interpretamos como odores. Por que pesquisadores, perfumistas, desenvolvedores, e até mesmo agências do governo estão tão curiosos sobre o olfato? O que torna um sentido aparentemente rudimentar tão irresistível?

 O olfato, assim como o paladar, é um sentido químico detectado por células sensoriais chamadas de quimioreceptores. Quando uma substância odorante estimula os quimioreceptores no nariz que detectam odores, eles transmitem impulsos elétricos para o cérebro. O cérebro então interpreta os padrões de atividade elétrica como odores específicos e a sensação olfativa torna-se percepção, algo que podemos reconhecer como um odor. O único sistema químico que consegue rapidamente identificar, interpretar e memorizar novas moléculas é o sistema imunológico. Mas o olfato, mais do que qualquer outro sentido, está também intimamente ligado às partes do cérebro que processam emoções e a aprendizagem associativa. No cérebro, o bulbo olfativo organiza sensações em percepções, e é parte do sistema límbico - sistema que inclui a amígdala e o hipocampo, estruturas vitais para nosso comportamento, humor e memória. Esta ligação com o centro emocional do cérebro torna o olfato uma fronteira fascinante para a neurociência, a ciência comportamental e a propaganda. Fonte de consulta: http://saude.hsw.uol.com.br/cheiro.htm 

Professor/a: proponha que os/as amunos/as respodam nos cadernos as questões:

1) Importância do olfato na vida dos seres humanos.Promova uma discussão coletiva.

                                                                SOBRE O PALADAR...

O paladar é um dos cinco sentidos dos animais. É uma capacidade que nos permite reconhecer os gostos de substâncias colocadas sobre a língua. Na língua, existem as papilas gustativas que reconhecem substâncias do gosto e enviam a informação ao cérebro. Mas o tecto da boca (o palato) também é sensível aos gostos. Existem 5 gostos básicos: o amargo, o ácido, o salgado, o doce e o umami.A língua e algumas outras partes da boca têm a característica de distinguir o gosto das coisas.Quando saboreamos um alimento, sabemos se ele é doce, amargo, salgado ou doce. A língua é a responsável por sentir grande parte dos sabores dos alimentos porque há nela maior concentração de quimiorreceptores, que são os responsáveis pela "identificação" dos vários gostos. Os quimiorreceptores estão alojados na parte superior da língua, em pequenas dobras chamadas papilas. Cada região da língua é capaz de perceber um tipo de sensação gustativa. Veja abaixo o desenho da lïngua.

Professor/a: Entregue uma cópia desta gravura da língua para que os/as alunos/as possam colori-la e identificar as regiões referentes aos sabores.

ATIVIDADE 2:

Curiosidades do olfato e do paladar

 Alguns animais têm o olfato e o paladar mais desenvolvidos que o nosso. Um exemplo é o cão, capaz de farejar odores que nós não conseguimos perceber. É por isso que ele usa a urina para demarcar seu território: mesmo depois de lavado, o local permanece com o cheirinho do cachorro. Nós nem percebemos, mas outro cão que passar pelo local saberá reconhecer o proprietário do território.   

 O ser humano usa o paladar para selecionar seu alimento. Alguns fazem disso uma rentável profissão: é o caso dos enólogos ou provadores de vinho. Eles passam o dia provando o gosto e sentindo o cheiro de várias safras de vinho, identificando a variedade e a qualidade das uvas e do preparo. Só um detalhe: para evitar bebedeiras – que atrapalhariam o bom andamento do trabalho –, eles são obrigados a colocar o vinho na boca, sentir o gosto e cuspir a bebida em seguida.

 Os sentidos gustativo e olfativo são chamados sentidos químicos, porque seus receptores são excitados por estimulantes químicos. Os receptores gustativos são excitados porsubstâncias químicas existentes nos alimentos, enquanto que os receptores olfativos são excitados por substâncias químicas do ar. Esses sentidos trabalham conjuntamente na percepção dos sabores. O centro do olfato e do gosto no cérebro combina a informação sensorial da língua e do nariz.

Liste as diferentes formas que os seres vivos utilizam os órgãos dos sentidos para garantir a sobrevivência da espécie que aparecem no texto.

                                        

                                                                 IMPORTÂNCIA DO OLFATO NO PALADAR

 Muito do que chamamos gosto é, na verdade, olfato, pois os alimentos, ao penetrarem na boca, liberam odores que se espalham pelo nariz. Normalmente, a pessoa que está resfriada afirma não sentir gosto, mas, ao testar suas quatro sensações gustativas primárias, verifica-se que estão normais. As sensações olfativas funcionam ao lado das sensações gustativas, auxiliando no controle do apetite e da quantidade de alimentos que são ingeridos.Você já pensou nisto? Fique atento no seu dia a dia e anote quantas vezes esta situação aconteceu.

Professor: Discuta estas informações no decorrer das aulas.

ATIVIDADE 4

VIVENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE...

INFORMÁTICA: Em parceria com o/a profesor/a deste conteúdo, proponha a elaboração de uma pesquisa sobre a temática: Olfato e Paladar, Consumo e Produtos Industrializados. ( comida, perfumes)

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as poderá ser feita em todos os momentos da aula. A avaliação será processual e todos os recursos utilizados podem servir como instrumentos avaliativos. Sendo assim, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação em todas as atividades propostas em sala de aula.

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