18/07/2008
Maria das Graças M. de Souza
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Atividade 1: Leve seus alunos à sala de informática. Como motivação, pergunte a eles se sabem o que é espirro e por que espirramos. Existe algum tipo de situação que faz as pessoas espirrarem mais? Se sim, por que será que isso acontece? Quais estruturas do organismo podem ser relacionadas ao espirro? O objetivo de tais perguntas é, além de sondar os conhecimentos prévios dos alunos, despertar o interesse para o tema.
Atividade 2: Peça aos alunos que assistam o vídeo “De onde vem o espirro?”
Este vídeo, que fala de espirro e tosse, é uma introdução ao estudo do sistema respiratório. Por meio da explicação do espirro e da tosse, o vídeo aborda alguns conceitos do sistema respiratório. Por exemplo, o vídeo mostra as vias aéreas pelas quais o ar passa (nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios) até chegar nos pulmões. Mostra também a ação dos músculos na respiração e no espirro. Professor, caso seja necessário, faça uma revisão com seus alunos sobre os conceitos apresentados no vídeo, já que alguns nomes podem ser até então desconhecidos para os alunos.
Observação: Professor, é interessante que você previamente leia os recursos complementares, que são sugestão de aprofundamento sobre o tema para você. Os recursos sugeridos apresentam um bom resumo sobre o sistema respiratório, e podem lhe auxiliar a conduzir a aula e a responder às eventuais dúvidas dos alunos.
Atividade 3: Para complementar o vídeo, mostre aos alunos a primeira atividade da página http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm, que apresenta o movimento das costelas, dos pulmões e do diafragma durante a inspiração e a expiração. Aproveite a atividade para fazer uma breve explicação expositiva sobre as estruturas do sistema respiratório (algumas já apareceram no vídeo). Diga o nome e explique as funções e a posição de cada órgão.
Atividade 4: Para consolidação da sua explicação expositiva, peça aos alunos que executem a segunda atividade da página http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm. A atividade é um exercício de identificação de estruturas. Se o aluno indicar a estrutura errada, o erro é identificado automaticamente, fazendo com que a palavra volte para a caixa onde estava. Supervisione a atividade; repare se os alunos estão tendo dificuldade com a atividade, ou se têm dúvidas em relação ao conteúdo.
Para casa: Explique à sua turma qual será a tarefa que eles devem fazer: um desenho esquemático (ou colagem) do sistema respiratório, indicando os nomes dos órgãos. Usando as informações da aula, eles terão condições de executar essa tarefa. Peça-lhes para que tragam o desenho ou colagem na aula seguinte.
Atividades complementares:
Você pode realizar uma atividade junto ao professor de Educação Física: “por que respiramos mais quando praticamos exercício físico?” Essa atividade engloba também conceitos de sistema circulatório e muscular. Você pode abordar diversos aspectos: exercício físico e saúde, pressão sangüínea, doenças respiratórias (por exemplo, asma), entre outros.
Nome | Tipo |
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De onde vem o espirro? | Vídeo |
Quatro estrelas 10 classificações
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20/04/2012
Cinco estrelasmuito interessante
11/11/2011
Cinco estrelasMuito boa explicação e a metodologia. Gostei bastante!
01/11/2011
Cinco estrelasParabéns!!!continue,seu trabalho é muito bonito.Obrigada,vc me ajudou muito.bjos
27/06/2011
Cinco estrelasOTIMO!!! AMEI...
24/08/2010
Cinco estrelasParabéns Alessandra! Sua sugestão é show. Nota 10.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns Alessandra, exelente a tua contribuição.
24/03/2010
Cinco estrelasmuito legal adorei
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns Alessandra, exelente a tua contribuição.
24/03/2010
Cinco estrelasEssa sugestão de aula é muito interessante, porque os alunos sentem-se interessados e motivados, sabendo identificar as principais características do sistema respiratório.
24/03/2010
Quatro estrelasE a experiência de construção do modelo de aparelho respiratório com sucata: garrafa, balão, borracha (diafragama)? A visualização do processo de respiração e a manipulação dos materiais ajudam a compreender que a inspiração é um processo ativo (gasto de energia) e a expiração ocorre passivamente, entre outras coisas.