13/01/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Conhecer a fauna e flora da Mata Atlântica.
Descrever ambientes a partir da observação de imagens.
Compreender a importância da preservação ambiental.
Organizar um mapa da biodiversidade da Mata Atlântica.
Fauna e flora da Mata Atlântica.
Observação de imagens.
ATIVIDADE 1
Converse com as crianças sobre a Mata Atlântica. Pergunte o que sabem a respeito da Mata Atlântica e anote as ideias iniciais ou informações que as crianças apresentarem. Em seguida mostre imagens ou assista ao vídeo sobre Mata Atlântica. Sugestão de vídeo:
Mata Atlântica
http://www.youtube.com/watch?v=HV18GExmu8s&feature=related
Mata Atlântica CNRBMA - Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=O8FnT57F-VE&feature=related
Mata Atlântica CNRBMA - Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=_8-ApwAa1v0&feature=related
Mata Atlântica CNRBMA - Parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=AemGQtHEg64&feature=related
Depois reflitam sobre o vídeo e registre por meio de um texto coletivo as informações que os alunos apontam como novo aprendizado sobre a Mata Atlântica.
ATIVIDADE 2
Apresente imagens de animais da Mata Atlântica. Converse sobre o ambiente que cada animal tem para viver, ou seja, na natureza cada animal têm seu próprio ambiente, onde encontra as condições naturais e necessárias para sobreviver. Peça que descrevam a partir da observação de imagens os animais da Mata Atlântica. Pesquise na biblioteca da escola livros sobre o assunto, agende um dia para os alunos pesquisarem sobre os animais da Mata Atlântica. Caso em sua escola não tenha biblioteca,solicite como atividade de casa o envio de livros, informações e vídeos sobre a Mata Atlântica. Outra opção é realizar a pesquisa na biblioteca de sua cidade, caso tenha uma. Pode-se também fazer uma campanha de doação de livros sobre a temática, via internet, entre amigos ou editoras de livros e instituições de pesquisa. Após essa atividade, as crianças organizam cartazes com as imagens e informações sobre os animais.
LINK PARA PESQUISAR IMAGENS E INFORMAÇÕES SOBRE ANIMAIS DA MATA ATLÂNTICA
http://www.unesc.net/portal/capa/index/117/0/0/componente/galeria/ver/1597
http://www.unesc.net/portal/capa/index/117/3533/
http://www.oeco.com.br/multimidia/biblioteca/24603-aves-da-mata-atlantica-guiacartaz
Exemplo de cartaz
http://lcacaio.multiply.com/photos/album/74/74#photo=1
ATIVIDADE 3
Apresente imagens de plantas nativas da Mata Atlântica. Comente com as crianças que assim como os animais as plantas também têm seu próprio ambiente, onde encontra as condições naturais para sobreviverem. Leve os alunos para o laboratório de informática para realizar uma pesquisa sobre as plantas que existem na Mata Atlântica. Caso em sua escola não tenha computadores, apresente imagens com os tipos de plantas.
http://www.apremavi.org.br/noticias/apremavi/584/ipe-amarelo-a-cor-dourada-do-brasil
http://www.canalkids.com.br/meioambiente/mundodasplantas/bromelia.htm
Depois organize grupos de trabalho para montarem um painel sobre as plantas da Mata Atlântica. As crianças deverão usar imagens retiradas de revistas; nesses cartazes deverão incluir os nome das plantas, nome científico, função e deve-se ressaltar a importância da preservação e conservação da mata nativa. Os painéis produzidos pelos grupos deverão ser expostos em locais em que outras turmas possam ler as informações.
ATIVIDADE 4
Solicite imagens de plantas e animais. Com as imagens as crianças irão produzir pequenos mapas ilustrando a biodiversidade da mata atlântica. É importante orientar a produção do mapa, ajude as crianças na colagem das imagens e na criação das legendas. Antes de iniciar o trabalho apresente mapas para as crianças observarem como são organizadas as informações. Depois exponha às demais turmas em espaço apropriado da escola os mapas produzidos pela turma.
Links
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mata_Atl%C3%A2ntica
http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/mata_atlantica.htm
http://jc3.uol.com.br/blogs/blogcma/mes.php?pag=3&mes=10&ano=2010
Observação e registro das atividades propostas; considerem as aprendizagens das crianças em relação aos objetivos/ conteúdos do estudo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!