14/01/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Para motivar a turma para estudar o conteúdo, o professor pedirá aos alunos que imaginem o seguinte cenário:
A Arte agora é Moderna, inquieta. A ordem é recomeçar, rever, reeducar, chocar, buscar o novo: multiplicidade e velocidade, originalidade e incompreensão, autenticidade e novidade. Vanguarda - estar à frente, repudiar o passado e sua arte. Abaixo o padrão cultural vigente. |
Imaginaram esse mundo novo?
O que pensam dele?
Notam que são as ideias da Semana de Arte Moderna que começam a comandar posturas?
Atividade 1
O professor convidará os alunos a irem à sala de informática para, em grupo, acessarem o site abaixo:
http://www.graudez.com.br/literatura/modernismo.html
Na sequência, entregará aos alunos xerox do seguinte roteiro:
Roteiro:
I- Modernismo é o nome do movimento literário predominante no Brasil de 1922-1960. Foi composto por três fases:
II- De acordo com as informações do texto disponível no site acessado, respondam:
1- Quais as características gerais de cada uma dessas fases?
2- Para responder as questões abaixo, focalizem, no site, somente a Primeira Fase Modernista.
a- Principais acontecimentos políticos:
b- Principais autores desta fase:
c- Características específicas:
Atividade 2
O professor fornecerá o site http://www.coladaweb.com/literatura/modernismo-primeira-fase para que os alunos pesquisem sobre as Revistas e Manifestos produzidos durante a 1ª fase do Modernismo. Cada grupo ficará responsável por apresentar à classe um dos tópicos do roteiro abaixo. À frente do nome das revistas e manifestos são oferecidos alguns sites que poderão acrescentar mais informações sobre o conteúdo, outros, entretanto, não foram encontrados.
Roteiro para apresentação da pesquisa: (xerocar para os alunos ou passar no quadro)
http://www.vivenciapedagogica.com.br/como_produzir_videos
1- Manifestos e Revistas Revista Klaxon http://www.youtube.com/watch?v=dR2WK9nfE6U http://www.academia.org.br/abl/media/poesia11.pdf
2- Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924-1925) http://www.youtube.com/watch?v=w83q4SUQpn0
3- A Revista (1925-1926) http://www.algosobre.com.br/literatura/modernismo-1-momento.html
4- Verde-Amarelismo (1926-1929) Manifesto do Verde-Amarelismo ou da Escola da Anta”. http://www.algosobre.com.br/literatura/modernismo-1-momento.html
5- Manifesto Regionalista de 1926 e 1930 http://www.algosobre.com.br/literatura/modernismo-1-momento.html
6- Revista Antropofagia (1928-1929) http://www.youtube.com/watch?v=M9ETt1JIbm4
Atividade 3
Algumas aulas serão reservadas à apresentação dos grupos em sala com recursos de informática.
Atividade 4
O professor apresentará textos (xerox) de Oswald de Andrade, Manuel Bandeira e Sérgio Milliet para discussão pela classe. Ao final, o professor poderá pedir que alguns alunos os apresentem oralmente.
Pronominais |
Vício na fala |
Erro de português |
Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro |
Para dizerem milho dizem mio Para melhor dizem mió Para pior pió Para telha dizem teia Para telhado dizem teiado E vão fazendo telhados
O capoeira — Qué apanhá sordado? — O quê? — Qué apanhá? Pernas e cabeças na calçada. |
Quando o português chegou Debaixo de uma bruta chuva Vestiu o índio Que pena! Fosse uma manhã de sol O índio tinha despido O português. |
http://www.revista.agulha.nom.br/oswal.html
Conversando sobre os textos:
1- Destaquem características modernistas presentes nos textos escritos por Oswald de Andrade.
2- O que se pode entender por "E vão fazendo telhados."
3- Qual a visão do poeta sobre a língua portuguesa? Vocês a aprovam?
Irene no céu | Poema tirado de uma notícia de jornal |
Irene preta Irene boa Irene sempre de bom humor. Imagino Irene entrando no céu: — Licença, meu branco! E São Pedro bonachão: — Entra, Irene. Você não precisa pedir licença. | João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro Bebeu Cantou Dançou Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado |
TRAGÉDIA BRASILEIRA
Misael, funcionário da Fazenda, com 63 anos de idade,
Conheceu Maria Elvira na Lapa, - prostituída, com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria.
Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura... Dava tudo quanto ela queria.
Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado.
Misael não queria escândalo. Podia dar uma surra, um tiro, uma facada. Não fez nada disso: mudou de casa.
Viveram três anos assim.
Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa.
Os amantes moraram no Estácio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bonsucesso, Vila Isabel, Rua Marquês de Sapucaí, Niterói, Encantado, Rua Clapp,outra vez no Estácio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Inválidos...
Por fim, na Rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e de inteligência, matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontrá-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul.
1933
Disponível em: http://www.revista.agulha.nom.br/manuelbandeira.html
Conversando sobre os textos:
1- Estabeleçam uma relação entre os personagens apresentados nos textos de Bandeira e o Modernismo.
2- Comentem o aspecto formal do texto "Poema tirado de uma notícia de jornal' e a importância do jornal para o Modernismo.
3- "Tragédia brasileira" é um poema? Justifiquem.
4- Um texto pode possibilitar várias leituras.Uma delas nos remete a um crime passional decorrente de um adultério. Que outra leitura os elementos que destacamos abaixo permitem?
a- Título do texto. b-Quem é o patrão de Misael? c- Quem é ele em relação a ela? d- Qual a classe social da moça? e- Onde o crime foi cometido?
"Todo este sangue de mil raças / corre em minhas veias / sou brasileiro / mas do Brasil sem colarinho / do Brasil negro / do Brasil índio."
O que ele diz?
Texto extraído e disponível em: http://www.revista.agulha.nom.br/manuelbandeira.html
Professor, leia e estimule a leitura dos sites abaixo e que assistam ao filme "Macunaíma" baseado na obra de Mário de Andrade.
http://www.infoescola.com/artes/belle-epoque/
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/04/2014
Quatro estrelasMuito boa aula.
25/05/2013
Quatro estrelasAula muito bem elaborada. Parabéns.
11/09/2012
Cinco estrelasAula muito bem elaborada.Dinâmica em todo seu decorrer e certamente despertará no aluno a importância da pesquisa.
27/06/2012
Cinco estrelasExcelente!
11/03/2012
Cinco estrelasA aula é rica em estratégias para a aprendizagem do aluno. Os vídeos servem como motivação e promoção do conhecimento para a aula de literatura.