14/01/2011
Paloma Alinne Alves Rodrigues e Andréa Marques Leão Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.
Estando os alunos em duplas organizados no laboratório de informática, o professor deverá mostrar para eles a tirinha disponível no link abaixo (Fig. 1). A figura versa sobre um trabalho escolar que Calvin está fazendo, e seu amigo Haroldo questiona o fato deste ter que ser na 5a. feira. Calvin responde ao amigo que os remédios estão fazendo efeito - supostamente remédios para quem tem TDAH. Em seguida, Calvin questiona Haroldo sobre o que ele estava dizendo, pois ele não havia prestado atenção.
Link da Tirinha “Calvin e Haroldo”:
Disponível em: http://pedagogiaesaude.blogspot.com/2009/11/charge.html Acessado em: 27 Outubro de 2010
Figura 1: Tirinha “Calvin e Haroldo”
Sugestão:
O professor poderá imprimir a figura e disponibilizar para cada dupla um exemplar. Em seguida, o professor deverá questionar os alunos por meio do roteiro disponível abaixo.
Roteiro de Discussão
1. Que tipo de atividade Calvin está fazendo?
2. O que Haroldo disse para Calvin em relação ao trabalho que ele estava fazendo?
3. Vocês acham que Calvin estava prestando atenção ao que Haroldo estava falando?
4. Vocês acham que há muitas pessoas com dificuldade de atenção como Calvin?
5. Ter dificuldade de atenção pode ser um problema para a pessoa que a tem? Por quê?
6. Já ouviram falar em Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?
Após esta conversa inicial, o professor deverá dizer que o tema a ser abordado nesta da aula é “Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos assistam ao vídeo “TDAH - Prof. Paulo Mattos -Parte 1” (Fig. 2), com duração de 07 minutos e 53 segundos, conforme postado no link abaixo. O vídeo versa sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), por meio da explicação de um renomado especialista no assunto - Professor Doutor Paulo Mattos.
Link do vídeo “TDAH - Prof. Paulo Mattos – Parte 1”:
http://www.youtube.com/watch?v=cD9IK4xwRyI&feature=related Acessado em: 27 Outubro 2010.
Figura 2: Vídeo “TDAH - Prof. Paulo Mattos – Parte 1”
Sugestão:
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Finalizada a apresentação do vídeo, o professor deverá promover uma discussão, em aula aberta, com os alunos sobre o conteúdo do mesmo. Para isso, disponibilizamos o roteiro abaixo.
Roteiro de Discussão
1. Qual o principal assunto abordado no vídeo?
2. Quantas pessoas têm Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?
3. O TDAH tem cura? Com quantos anos é possível ver os primeiros sinais deste transtorno?
4. O TDAH tem característica genética?
5. Segundo o médico Paulo Mattos, o que é o TDAH?
6. É possível que uma pessoa nunca perceba que tem o TDAH?
7. Que tipo de profissional consegue verificar se a criança tem TDAH?
Dando continuidade à aula, estando os alunos em duplas, o professor deverá nomeá-las com as letras A e B. Em seguida, cada dupla deverá iniciar uma pesquisa, conforme os respectivos temas disponíveis abaixo.
Duplas A: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Duplas B: Transtorno de Déficit de Atenção (DDA)
Sugestão de sites para a pesquisa sobre TDAH
http://www.tdah.org.br/oque01.php (Fig.3)
http://www.tdahecomorbidades.com.br/
http://www.bancodesaude.com.br/tdah/tdah
http://gballone.sites.uol.com.br/infantil/tdah.html
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44462000000600003&script=sci_arttext
Sugestão de sites para a pesquisa sobre DDA
http://www.dda-deficitdeatencao.com.br/oquee/
http://www.orientacoesmedicas.com.br/hiperatividadedda.asp
http://www.metas.com.br/add/add.asp
http://www.profala.com/arteducesp39.htm
http://www.esquilamedica.hpg.ig.com.br/dda.htm
Figura 3:Site da Associação Brasileira do Déficit de Atenção - ABDA
Ao término da pesquisa, uma dupla A deverá se juntar a uma dupla B e, após discutirem sobre suas pesquisas, deverão anotar em uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos dos itens pesquisados – apresentando estes, posteriormente, a todos da sala de aula.
É importante que o professor medie e supervisione este momento, de forma a favorecer a participação de todos, bem como para esclarecer dúvidas e ou conceitos errôneos caso surjam.
Nesta etapa, o professor deverá disponibilizar para cada grupo a letra da música “Quase sem querer” (Fig. 4), do grupo Legião Urbana, conforme link abaixo.
Link da letra da música “Quase sem querer”
http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/46972/ Acessado em: 27 Outubro de 2010.
Figura 4: Letra da música “Quase sem querer”
Sugestão:
O professor poderá imprimir a letra da música e disponibilizar para cada grupo um exemplar.
O professor deverá pedir para que os grupos leiam a letra da música em questão, respondendo a seguinte questão:
Quais os aspectos (sintomas) aparecem na música que são semelhantes ao de uma pessoa que tem TDAH?
O professor deverá esperar por respostas como: distração, indecisão, desorganização, alta sensibilidade, variação de humor, perda de oportunidades, dificuldades acadêmicas e relacionamentos, desistências, fracassos, frustração, insegurança, desorganização, inquietude, esquecimento, perda de interesse, tédio entre outros.
Cada grupo deverá apresentar a resposta dada a pergunta acima, de forma a socializá-la com todos, bem como para que os demais alunos digam se concordam ou não com a resposta.
Para finalizar a aula, cada grupo deverá elaborar, sob supervisão do professor, panfletos informativos sobre o TDAH. Para isso sugerimos que os alunos utilizem as informações do vídeo, os resultados das pesquisas e das discussões feitas nas atividades anteriores.
Após a elaboração dos panfletos e correções destes pelo professor, os grupos deverão fazer cópias em número suficiente a ser entregue aos alunos da escola. Caso isso não seja possível, sugerimos que os alunos confeccionem o panfleto em cartolinas e os afixem nos corredores da escola.
Ao término da aula, é importante que todos os alunos tenham compreendido que o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) faz com que a pessoa tenha dificuldades em estar atento por muito tempo, esquecendo o que estava fazendo, que tenha dificuldade para concluir trabalhados escolares, sendo uma pessoa agitada e que se distrai facilmente com movimentos alheios.
Os links abaixo se referem ao conceito de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH):
http://pedagogiaesaude.blogspot.com/2009/11/meu-filho-tem-tdah-e-agora.html
http://pedagogiaesaude.blogspot.com/2009_11_01_archive.html
http://www.tdah.org.br/videos/videos01.php
http://www.tdah.org.br/carta_tdah2.pdf
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula, através do envolvimento e participação dos alunos nas atividades desenvolvidas. Ao final das aulas é importante que os alunos tenham compreendido o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA) e suas características particulares.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/04/2011
Quatro estrelasMuito boa maneira de expor o conteúdo. Gostei muito da avaliação participativa e contínua. Na nossa realidade de Ensino Médio na Modalidade Normal no entanto eu colocaria dentro de dois outros componentes curriculares: Psicologia da Educação e Educação Especial.