16/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer o mintonette; associar o mintonette ao voleibol atual; vivenciar o mintonette e o voleibol.
A dinâmica do voleibol.
Espaço: pátio grande, sala de TV.
Materiais: televisão, DVD, bola de voleibol, câmara de ar da bola de basquetebol (ou qualquer bola leve de tamanho semelhante).
Reunir os alunos e questioná-los: O que eu conheço do voleibol? (como se joga, o que é permitido fazer nessa prática, o que não é, quais são suas características principais, dentre outros). O professor deverá anotar em um quadro cada resposta relevante dada pelos alunos.
Posteriormente, apresentar à turma as seguintes imagens:
(voleibol moderno)
Fonte: http://wiki-psancho.wikispaces.com/Voleibol
(mintonette)
Fonte: http://www.ymcasofky.org/html/history.html
(mintonette)
Fonte: http://www.cbc.ca/news/story/2008/05/01/f-olympics-volleyball-history.html
Acessos em 10/11/10.
Antes da vivência, o professor deverá narrar um pequeno histórico do “mintonette” (retomar as fotos da atividade anterior para ilustrar o texto): A ideia do jogo surgiu em 1895, quando o americano William George Morgan, que assumira naquele ano a função de professor de educação física na faculdade YMCA (Associação Cristã de Moços - EUA), tentava criar uma nova competição em quadra coberta que pudesse ser praticada pelos seus alunos. Antes de se formar na faculdade, Morgan conheceu o criador do basquete, jogo atrativo aos jovens, em 1891. No entanto, a intenção de Morgan era criar um jogo recreativo que ao mesmo tempo fosse competitivo e sem contato físico, para atrair o público mais velho. Morgan teve uma ideia: com base nos fundamentos do tênis, criou um jogo em que os praticantes deveriam manter uma bola no ar, por cima de uma rede, em que não fossem utilizadas raquetes para tanto. (Adaptado de : http://www.procrie.com.br/2010/09/04/evolucao-e-historia-do-voleibol-6399).
Organizar uma vivência simplificada do mintonette com a turma, da seguinte forma: dividir a turma em equipes; o número de jogadores por equipe é variável, desde que os dois lados possuam igualdade numérica. Colocar uma rede estendida em uma quadra de voleibol, a mais ou menos 2m de altura do chão, sobre a qual a bola deverá ser enviada, por meio de toques com a mão, de um lado para o outro. O objetivo é manter a bola (câmara de ar da bola de basquetebol) no ar. O jogo começa, então, com uma saída (saque) por sobre a rede e, para tanto, são concedidas três "saídas" a cada sacador, antes de se permitir ao time adversário que saque. Quando a bola bate no chão, ou quando o jogador falha ao passar a bola por sobre a rede, resulta isto numa “saída” ou saque para o adversário. Não há limite de toques de uma equipe antes de enviar a bola para o adversário. A equipe só marca ponto quando possui o serviço. A rede não pode ser tocada. A bola não pode ser agarrada. A bola pode tocar em qualquer objeto estranho ao jogo e voltar novamente à área de jogo pode continuar a ser jogada. Os jogadores podem tocar na bola duas vezes consecutivas. (Texto adaptado de: http://www.prof2000.pt/users/ruimarques/Historia%20do%20voleibol.htm e de http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/voleibol/voleibol.php)
Acessos em 10/11/10.
Objetivo: os alunos se familiarizarem com o jogo para ter maior embasamento nas futuras discussões.
Organizar uma prática lúdica do voleibol com a turma, usando somente as regras básicas: dentro e fora, toque na rede, 3 toques por equipe, toque único por aluno, partidas de 25 pontos, formar equipes de seis alunos.
Retomar a discussão iniciada na atividade 1, questionando os alunos sobre o mintonette: como se joga, o que é permitido fazer nessa prática, o que não é, quais são suas características principais. O professor deverá anotar em um quadro, ao lado das respostas da atividade 1, cada discurso relevante dado pelos alunos.
Em seguida, dando continuidade, comparar essas respostas àquelas da atividade 1, para responder à pergunta: O que o mintonette e o voleibol têm em comum? (a bola deve ser mantida no ar e passada por cima de uma rede para a quadra contrária por meio das mãos; a bola não pode ser agarrada; igual número de jogadores do dois lados).
Concluindo, o professor deve informar aos alunos que o mintonette é uma espécie de pai do voleibol. Como a bola era mantida no ar em movimento, em uma espécie de voleio, sugeriu o professor Halstead, de Springfield, a ideia de rebatizá-lo como volleyball. Esse jogo foi sendo tão praticado que foi se popularizando e se espalhando por todo o mundo até assumir regras determinadas mundialmente, e que frequentemente são renovadas e readaptadas.
Essa atividade tem como objetivo comparar o “mintonette” com o voleibol moderno, destacando o primeiro como precursor do segundo.
http://www.cbv.com.br/cbv2008/
Acesso em 10/11/10.
Será realizada por meio de observação a organização, as atitudes e os procedimentos dos alunos no decorrer das discussões e das práticas, de modo a verificar se a aprendizagem correspondeu aos objetivos.
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/03/2012
Três estrelasCara , eu preciso de um trabalho manuscrito sobre os jogos populares e jogos cooperativos de vôlei se puder manda pelo meu email : caioseba@hotmail.com
17/03/2011
Quatro estrelasA aula se apresenta como curiosa e estimulante. Atende ao princípio da inclusão e foge da aula tradicional de uma modalidade esportiva.