15/12/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Com as atividades propostas o aluno poderá conhecer os hábitos de vida de um sapo, descobrir sobre a sua alimentação, trabalhar leitura e escrita a partir de músicas sobre sapos, bem como ampliar os conhecimentos sobre o tamanho e o tempo de vida dos sapos.
Para a realização desta aula, é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno, de forma contextualizada, atividades que envolvam o diálogo sobre questões ambientais de proteção da natureza.
Atividade 1
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. No trabalho em sala de aula, temos percebido a importância de resgatar com as crianças o que já sabem sobre o que irão estudar, tornando a aprendizagem mais significativa. Por isso, aproveite esse momento, para resgatar com os alunos o que sabem sobre sapos, se já viram algum e o que sentiram ou sentem ao verem um sapo. É importante, observar as expressões que os alunos fazem ao relatarem suas hipóteses para que você possa conduzir o diálogo no sentido de valorizar cada sentimento, tais como: medo, nojo, pavor, alegria etc.
Após o diálogo, disponibilize uma cópia para cada aluno, da letra da música “Sapo Cururu”, uma cantiga popular conhecida por muitas crianças. Leia e cante com a turma.
Sapo Cururu
Cantigas Populares
Sapo Cururu na beira do rio
Quando o sapo grita, ó Maninha, diz que está com frio
A mulher do sapo, é quem está lá dentro
Fazendo rendinha, ó Maninha, pro seu casamento
Fonte: http://letras.terra.com.br/cantigas-populares/984008/
Agora, cada aluno poderá fazer um desenho representando um Sapo Cururu, da forma como o imagina. Possibilite um momento para que os alunos apresentem os seus trabalhos para os colegas e os fixem no mural da sala de aula.
Depois, faça com a turma, a brincadeira de saltar como o sapo. Para isso, os alunos poderão estar organizados em uma roda e ao seu sinal todos devem imitar os movimentos de um sapo. Você poderá filmar esse momento e depois assistir com a turma.
Em seguida, organize os alunos em duplas e leve-os ao Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio sugerido abaixo:
Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/bichos-e-plantas/Sapo-cururu-na-beira-do-rio
Faça a leitura do texto com a turma, a fim de que os alunos descubram se o Sapo Cururu é realmente perigoso para nós e a forma como ele lança o seu veneno. Também é importante que os alunos observem as imagens do Sapo Cururu e façam uma comparação com o desenho feito por eles na atividade anterior. Para consolidar o conhecimento obtido a partir da leitura do texto, proponha que cada dupla faça um resumo das informações e apresente para a turma, assim, todos poderão compreender melhor que o Sapo Cururu não faz mal para nós e que não precisamos ter medo ou mesmo machucá-lo.
Atividade 2
Professor, indague os alunos sobre o que sabem sobre as fases do desenvolvimento de um sapo. Explore as ideias iniciais da turma, registre-as em uma cartolina e depois afixe no mural da sala de aula. Agora, organize a turma em duplas, para realizar outra aula no Laboratório de Informática. Para isso, acesse o sítio abaixo e descubra as fases do desenvolvimento do sapo:
Fases de desenvolvimento
Fonte: http://www.ra-bugio.org.br/anfibios_sobre_03.php
A partir do texto e das imagens os alunos poderão conhecer as fases do desenvolvimento de um sapo e dialogar sobre as mesmas. É importante que os alunos percebam que no desenvolvimento do sapo ele tem vida dupla, ou seja, na fase de girino ele vive na água e na vida adulta ele vive na terra. Como registro, sugerimos:
Legal! Hoje descobrimos as fases do desenvolvimento de um sapo. Agora, faça desenhos ilustrando cada fase.
Ovos na água
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Girino na água
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Sapo na terra
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Agora, que tal descobrir o que os sapos comem? No sítio sugerido abaixo os alunos obterão essa informação. Leve a turma ao Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio. Veja a imagem a seguir:
O que os sapos comem?
Fonte: http://www.ra-bugio.org.br/anfibios_sobre_03.php
Agora, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e entregue uma cartolina em branco para cada grupo. Nesta cartolina os alunos deverão fazer desenhos e explicações, demonstrando como o sapo se alimenta. Os grupos deverão apresentar os trabalhos para a turma e afixar os cartazes no mural da sala de aula.
Atividade 3
Professor, se for possível sugerimos que você providencie um sapo e leve os alunos ao Laboratório de Ciências de sua escola ou da sua cidade para fazerem observações do sapo, tendo em vista o que já estudaram até o momento. Em nosso cotidiano com os alunos, percebemos a importância da observação e das vivências para contribuir com uma postura investigativa dos alunos. É importante que os alunos desvendem como é o coaxar do sapo. Após as observações, leve a turma ao Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio abaixo para descobrir o motivo pelo qual os sapos coaxam.
Por que os anfíbios coaxam?
Fonte: http://www.ra-bugio.org.br/anfibios_sobre_03.php
Professor, leia o texto com a turma e auxilie os alunos na descoberta de que o objetivo do coaxar é atrair a fêmea para o acasalamento e que por isso, apenas os machos coaxam e as fêmeas são mudas. Para compreender e conhecer melhor o coaxar dos sapos, sugerimos que assistam ao vídeo abaixo:
Coaxar de Aplastodiscus perviridis 2
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=xnppEykaf4c
Professor, uma dúvida muito comum refere-se à diferença entre sapo, rã e perereca. Por isso, trabalhe com os alunos informações importantes sobre essa diferenciação. Para isso, organize os alunos em duplas e proponha que façam uma pesquisa nos sítios sugeridos abaixo:
Qual a diferença entre sapo, rã e perereca?
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_286930.shtml
No sítio sugerido acima, é importante que os alunos percebam a diferenciação quanto ao tamanho e ao habitat de cada animal.
Sapos, Rãs e Pererecas
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/anfibios/classe-anfibia.php
Depois da leitura e observação das imagens, solicite que cada dupla faça uma pesquisa na internet de uma imagem de sapo, de rã e de perereca. Depois, imprima as imagens de cada dupla e organize-as em uma cartolina. A dupla deverá escrever abaixo da imagem as características de cada animal a partir da pesquisa realizada anteriormente. Os alunos deverão socializar os trabalhos com a turma e depois afixar no mural da escola, para que toda a comunidade escolar possa se informar sobre essa diferenciação.
Atividade 4
Professor, para ampliar os conhecimentos e trabalhar a conscientização dos cuidados com a natureza e mais especificamente com os animais, sugerimos que leve a turma ao Laboratório de Informática e acesse os sítios abaixo, fazendo a leitura do texto e posteriormente assistindo ao vídeo que apresenta algumas espécies de sapos e rãs em ameaça de extinção:
Salvem os Anfíbios
Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/ecologia-e-meio-ambiente/salvem-os-anfibios
Sapos e rãs em perigo
Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/videos/2010/agosto/sapos-e-ras-em-perigo
Após a leitura, construa um texto coletivo com a turma sobre o seguinte tema:
Como as crianças podem ajudar a proteger e a salvar os sapos?
No texto algumas informações precisam estar presentes, por isso ajude os alunos a pensarem sobre:
Na construção do texto coletivo é importante que todos os alunos possam participar e expressar a sua opinião. Depois de concluído o trabalho, providencie cópias dos textos para que a turma possa fazer uma campanha pela escola, distribuindo o texto como forma de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância dos sapos para o meio ambiente.
Para outras informações sobre a temática "Sapos" acesse o sítio: http://www.zoologico.sp.gov.br/animaisdozoo/sapocururu_.htm
Professor, como parte integrante do processo de ensino aprendizagem a avaliação necessita permear todo o processo de realização das atividades. Por isso, recorremos à observação, a qual nos fornecerá elementos para perceber o interesse e a disponibilidade dos alunos para com as atividades propostas. Também sugerimos a análise das escritas dos alunos, no sentido de compreender o processo de desenvolvimento de cada um e intervir de acordo com as necessidades detectadas.
Cinco estrelas 2 classificações
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16/03/2011
Cinco estrelasAdorei fazer parte desse conhecimento, pois estou trabalhando o Meio Ambiente com alunos da Estimulacção Precoce e preciso de algo mais concreto para explicar a eles
06/02/2011
Cinco estrelasAchei sua aula ótima. Parabéns. Sou professora e precisamos de idéias como a sua.