12/01/2011
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Conceituar o que é o desenvolvimento sustentável.
Elencar atitudes individuais e coletivas para que este aconteça.
Valorizar a importância de promover ações ecologicamente corretas para o futuro do nosso planeta, responsabilizando a raça humana nesse sentido.
Meio ambiente.
Recursos naturais.
O homem como agente transformador do meio em que vive.
Que tal trazer para a aula uma notícia de jornal sobre sustentabilidade?
Você pode encontrar uma sugestão no site do jornal O GLOBO:
Sustentabilidade na grade curricular
Após a leitura, organize as crianças em trios e faça as seguintes perguntas:
O QUE É DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?
QUE AÇÕES PODEMOS TER NESSE SENTIDO?
POR QUE PRECISAMOS CONVERSAR SOBRE ELE?
QUEM É RESPONSÁVEL EM PROMOVÊ-LO?
Peça-lhes que discutam o assunto para posteriormente socializar as informações debatidas por elas. Deixe que os trios escolham alguém para contar as conclusões encontradas para toda a turma.
Após o debate, uma boa sugestão de material que pode ajudar a ampliar o que as crianças já sabem sobre desenvolvimento sustentável pode ser encontrado no site Youtube:
Desenvolvimento sustentável - Vídeo Educacional
http://www.youtube.com/watch?v=qMKvDbnqZBw
Traga também um texto com o mesmo objetivo:
Desenvolvimento sustentável
http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/
Após esse momento, aproveite os trios utilizados anteriormente para fomentar a discussão sobre o assunto e peça-lhes para elencar algumas ações que podem ser feitas pela sociedade civil para alcançar um desenvolvimento sustentável. Ressalte a importância da temática para a melhoria da qualidade no nosso planetaAjude-as a perceber que ações poderiam ser essas (economia de água, reciclagem de lixo, entre outras), sem, contudo, deixar de responsabilizar outros setores igualmente responsáveis em promovê-lo.
Organize ações que possam ser realizadas na escola com o objetivo de ajudar a economizar os recursos naturais.Sugira às crianças que se tornem agentes multiplicadores em outras turmas e anos de escolaridade. Provavelmente a discussão de ampliará e deixará de ser apenas da sua turma. Será uma ótima oportunidade para promover a discussão em outros espaços escolar, articulando o trabalho pedagógico com crianças de diferentes faixas etárias.
No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões sobre o assunto.
Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?
Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:
1° Observar o interesse de cada criança na leitura e debate do texto.
2° Observar como cada trio reage diante das demandas apresentadas: quem fala mais, se uma criança consegue ouvir a outra e aceitar sugestões, se as respostas são elaboradas em colaboração ou se uma delas direciona as respostas, entre outros aspectos.
3°Perceber, por meio das respostas obtidas, como cada criança compreendeu o assunto.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!