23/02/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Espaços agrários, globalização e modernização |
Através dessa aula os alunos poderão compreender de forma mais clara como e porque ocorrem os conflitos agrários no país e como o agronegócio se utiliza de diversos meios para que possa se manter como uma atividade lucrativa para seus gestores.
Os alunos deverão já ter visto sobre o modelo de exploração da terra no Brasil. Deverão ter clareza sobre a situação do trabalhador rural no Brasil.
Nesta aula o professor deverá providenciar o documentário: Nas Terras do Bem Virá de Alexandre Rampazzo e Tatiana Polastri. Este documentário foi lançado em 2007, foi premiado e traz depoimentos de trabalhadores rurais, fazendeiros e ativistas das regiões Norte e Nordeste do país. O documentário tem 1 hora e 51 minutos de duração. Para esta aula o professor exibirá apenas o trecho compreendido entre os 42 minutos e 18 segundos até 1 hora 22 minutos e 55 segundos, contabilizando um total de aproximadamente 40 minutos de filme. O professor poderá ter acesso a esse documentário, caso não o encontre em locadoras, através dos seguintes endereços da internet:
1ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=81aaGBtP6Aw 2ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=5AzN0439vN0&feature=related 3ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=DPknm5PH0G0&feature=related 4ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=iWjU_hkg60o&feature=related
O professor poderá também realizar download do documentário todo através do endereço da internet: http://docverdade.blogspot.com/2010/01/nas-terras-do-bem-vira-2007.html. Nesse site o professor encontrará todas as informações necessárias para realizar o download do arquivo.
Esta parte do documentário (compreendida entre os 42 minutos e 18 segundos até 1 hora 22 minutos e 55 segundos) é iniciada com uma parte do filme Terra em transe, de 1967, de autoria de Glauber Rocha, que mostra um diálogo tenso entre um trabalhador rural, governador e a força policial que veio para retirar os moradores de uma determinada área. Esse diálogo é acompanhado pela mídia. Ele se apresenta como um possível líder desses trabalhadores e diz que já se passaram 20 anos que estão naquelas terras e que já a cultivaram, criaram seus filhos e que agora apareceram uns homens se dizendo proprietários dessas terras e que para afirmarem a propriedade trazem documentos emitidos por cartório, mas que esse homem e os outros moradores não irão sair desse local sem resistência. Essa resistência fica clara quando trabalhador diz “que nós temos que gritar” e o policial lhe indaga “gritar com o que?” e escuta a seguinte resposta “gritar com o que sobrar da gente, com os ossos, com tudo!”. Essa introdução é bastante densa de conteúdo. Ela mostra os principais elementos que compõem os conflitos no campo, ou seja, a participação do governo em defesa dos interesses particulares, a participação da brutalidade do poder de polícia para repressão das reivindicações populares, a falsificação de títulos de propriedade da terra através de cartórios escusos e a participação de uma mídia que deturpa os fatos na maior parte das vezes. Partindo dessa introdução os documentário irá explorar exatamente esses elementos durante o filme. Primeiramente apresenta depoimentos daqueles que estão para serem despejados e que montam um acampamento com o intuito de resistirem naquelas terras. Permeando esses depoimentos surge a verdadeira função da terra que é ser ocupada e trabalhada por aqueles que dela irão tirar os seus alimentos e o de sua família e comunidade. Ao longo desse trecho do documentário são apresentadas as justificativas para que os trabalhadores façam a ocupação de terras e são apontadas críticas contundentes acerca da situação da reforma agrária no país. Afirmando que esses homens, mulheres e crianças não são cabeças de gado e que estão na beira da estrada para arrumarem terra para trabalhar o documentário passa a trabalhar com o caso do Eldorado dos Carajás e a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Após descrever o que aconteceu no caso do Eldorado dos Carajás o filme passa a trabalhar o período da ditadura militar e seus projetos de expansão e integração territorial. É a partir desse momento que podemos compreender como a situação de conflitos no campo na região da Amazônia (mais especificamente no estado do Pará) foi gerada. Com essa forma de organização territorial estabelecida pelos militares o passou a ser identificada a correspondência entre os elevados índices de desmatamento e queimadas com os índices de trabalho escravo. Ao final desse trecho do documentário são apresentados depoimentos de ativistas relacionados à Comissão Pastoral da Terra (CPT) que atuaram como parceiros aos trabalhadores que queriam reivindicar os seus direitos sobre a terra enquanto a mídia ficava em silêncio. Diante desses, aproximadamente, 40 minutos de documentário o professor deverá pedir aos alunos que respondam, em dupla, as seguintes perguntas em forma de um único texto:
Qual é a verdadeira função da terra?
Qual o significado dos acampamentos de trabalhadores rurais à beira da estrada?
Qual a relação que pode ser feita entre o trabalho escravo e a luta pela terra?
O que são grileiros?
Quais foram as conseqüências advindas do governo do General Médici quando propagandeou que a Amazônia teria “Terras sem homens para homens sem terra?
A confecção desse texto poderá ser iniciada em sala de aula, mas deverá ser entregue na próxima aula com o professor para que os alunos possam ter um tempo maior para fazer o texto que aborde sobre as questões acima. O professor avisará que no dia da entrega dos textos os alunos deverão estar organizados na forma de um círculo na sala de aula, pois o professor conduzirá um debate com os alunos acerca das questões abordas no documentário que eles assistiram e que no final dessa aula será recolhido o texto feito pelas duplas para ajudar na avaliação dos alunos. Através do documentário, do debate em sala e da elaboração do texto em dupla os alunos poderão compreender de forma mais clara como e porque ocorrem os conflitos agrários no país e como o agronegócio se utiliza de diversos meios para que possa se manter como uma atividade lucrativa para seus gestores.
Materiais e recursos que serão utilizados em sala de aula:
Como o professor deverá exibir o trecho do documentário Nas terras do bem virá ele deverá providenciar um computador ligado a um equipamento de projeção ou deverá providenciar um televisão e um aparelho de dvd.
O documentário: Nas Terras do Bem Virá de Alexandre Rampazzo e Tatiana Polastri que poderá ser obtido através dos seguintes endereços da internet:
1ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=81aaGBtP6Aw
2ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=5AzN0439vN0&feature=related
3ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=DPknm5PH0G0&feature=related
4ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=iWjU_hkg60o&feature=related
O professor poderá também realizar download do documentário todo através do endereço da internet: http://docverdade.blogspot.com/2010/01/nas-terras-do-bem-vira-2007.html.
A avaliação será realizada através da participação no debate e dos textos que os alunos apresentarão em dupla. O texto deverá apresentar as respostas às perguntas que o professor estabeleceu.
Quatro estrelas 2 classificações
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04/05/2011
Quatro estrelasmuito bacana e interessante.acredito que bem feito e produzuido vai ajudar muitos professores de geografia
20/03/2011
Cinco estrelasSimplesmente tudo que eu estava procurando. Uma aula perfeita para chamar a atenção dos jovens sobre o assunto de forma clara e interessante. Obrigada..