17/02/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
O aluno poderá aprender sobre as diferentes propostas políticas revolucionárias que pontuaram o século XX e que apontavam para a transformação radical da estrutura política, econômica, social e cultural dos países.
• O processo de Descolonização Afro-Asiática após a Segunda Guerra Mundial.
• A proposta política de revolução socialista levada a cabo na Rússia.
O professor deve fazer uma breve exposição recuperando os conhecimentos dos alunos acerca da Revolução Socialista Russa de 1917 como sendo a primeira experiência vitoriosa da ideologia comunista proposta por Marx, Engels e Lênin. Deve enfatizar o protagonismo da classe operária nesta proposta que formularia, por meio de sua vanguarda localizada no Partido Bolchevique, a estrutura econômica, social, política e cultural do novo Estado. O professor deve ressaltar que os demais setores sociais – classes médias e camponesas – estariam subordinados ao operariado.
O professor deve relembrar aos alunos o processo de Descolonização Afro-Asiática iniciado após a Segunda Guerra Mundial, ressaltando o novo desenho geopolítico do mundo, resultado dos tratados entre as potências do grupo dos Aliados e dos grupos de resistência ao nazifascismo de cada nação. Por fim, ressaltar a expansão do socialismo logo após a Segunda Guerra Mundial.
O professor deve levar os alunos ao Laboratório de Informática e dividir a turma em grupos de estudo e pesquisa:
• GRUPO 1 - Identificar e caracterizar a proposta política soviética de revolução socialista:
http://www.sohistoria.com.br/ef2/revolucaorussa/p1.php
http://www4.curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/revolucao_russa.aspx
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/china.htm
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/rev_russa.htm
• GRUPO 2 - Identificar e caracterizar a situação econômica e política da China logo após a Segunda Guerra Mundial:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_China
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/china.htm
• GRUPO 3 - Identificar e caracterizar o grupo político de Mão Tsé Tung na China pré-revolucionária: sua situação, sua posição política original relativa à revolução:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mao%C3%ADsmo
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/china.htm
• GRUPO 4 - Identificar e caracterizar a revolução socialista chinesa:
http://www.infoescola.com/historia/revolucao-chinesa/
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/china.htm
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=26
• GRUPO 5 - Identificar e caracterizar a Revolução Cultural Chinesa: suas implicações e consequências:
http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_286410.shtml
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,310858,00.html
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/china.htm
http://www.youtube.com/watch?v=vqJCZPXsT0o
Cada grupo deve produzir um texto de caráter jornalístico, de no máximo uma lauda, com os resultados da discussão interna e da pesquisa.
O professor deve reunir a turma em um seminário no qual sejam discutidos os resultados obtidos por cada grupo, norteados pelas seguintes questões:
• Quais as diferenças da proposta política de revolução soviética e chinesa?
• Qual a importância da Revolução Chinesa para os rumos do socialismo mundial?
• Qual a importância da Revolução Cultural Chinesa para os rumos do socialismo na China?
• Qual a importância e o impacto das propostas socialistas para a configuração mundial do século XX?
Com os textos jornalísticos produzidos pelos alunos a partir da pesquisa em grupo, os alunos deverão elaborar a primeira página de um jornal de época diagramando as matérias e criando as manchetes simulando as notícias sobre Revolução Cultural Chinesa: suas diferenças com a URSS, suas características, a presença do grupo político de Mao Tse Tung, suas implicações e conseqüências.
Imagem 1
Cartaz da Revolução cultural chinesa (retirado do site http://juventude.ptcuritiba.org.br/?tag=revolucao-cultural-chinesa)
Mão Tse Tung, líder da Revolução Chinesa. (retirado do site http://www.grupoescolar.com/materia/a_revolucao_cultural_da_china_%281966-1976%29.html)
Guarda Vermelha durante a Revolução Cultural Chinesa (retirado do site http://blogak-47.blogspot.com/2010/05/os-grandes-feitos-da-revolucao-cultural.html)
Guarda Vermelha feminina durante a Revolução cultural Chinesa (imagem retirada em
http://socialismochines.blogspot.com/)
Os alunos deverão compreender o significado e as diferenças das propostas socialistas soviética e chinesa e o impacto mundial que elas tiveram no século XX.
A avaliação deve ser feita a partir dos resultados das discussões em grupo e no seminário. Cada grupo será avaliado tanto pela participação nos debates quanto pela apresentação dos textos de formato jornalístico. Também faz parte da avaliação a confecção de um jornal de época, com os textos produzidos pelos alunos, que trate dos antecedentes da Revolução Chinesa, da Revolução Chinesa e sua originalidade e da Revolução Cultural Chinesa.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/11/2012
Cinco estrelasotima