12/01/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Esta aula constará de 5 etapas de um estudo que poderá ser feito em duplas, em que o professor deverá orientaras atividades,fazendo interferências o mínimo possível. Ao final de cada etapa, ele deverá promover socialização do estudo entre os alunos, antes de seguir para a etapa seguinte.
Material: fichas de cartolina ou outro tipo de papel consistente.
1ª Etapa: FICHA 1
C1: com 4 cm de raio.
C2: com 7 cm de raio.
C3: com 5,5 cm de raio
2) Complete:
Daí, temos então que a área do Círculo 1 é igual a __________________, a do Circulo 2 é igual a _______________ e a do círculo 3 é igual a_____________________.
Observemos:
I) as quartas partes do círculo:
II) as oitavas partes do círculo.
A todas essas e outras partes de um círculo denominamos de SETOR CIRCULAR.
3) Escreva com suas palavras o Conceito de SETOR CIRCULAR:
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
2ª Etapa: FICHA 2
O cálculo da área de um setor circular pode ser realizado calculando-se a área total do círculo e depois se montando uma regra de três, em que a área total do círculo estará para 360°.
MODELO DA REGRA DE TRÊS SIMPLES
(Se houver necessidade, o professor poderá propor mais cálculos de área do setor utilizando a regrinha de três)
3ª Etapa: FICHA 3
O professor entregará um cone para cada dupla. Sugere-se que o cone de cada dupla seja diferente dos demais cones. Nesse momento, o professor deve enfocar o que é a geratriz e mostrar a diferença entre raeio da base e a geratriz do cone.
Retomando:
2) A parte lateral do cone é formado pelo _____________________, portanto a área lateral (AL) do cone é igual a _________.
3) Observe, no quadro abaixo, como calcular a área do setor circular (AL) sem a necessidade de se conhecer o ângulo do setor circular.
(Sugere que o professor tenha um quadro igual para que, se houver necessidade, ele possa dar uma assistência maior às duplas ou até mesmo para toda a turma)
4) Concluindo: Para calcularmos a área lateral do cone (AL) é nececessário conhecermos a medida do __________ e a medida da ____________________.
4ª Etapa: FICHA 4
1) Ao planificarmos o cone na etapa anterior, vimos que este é composto pelo ______________________ que é sua base e pelo ____________________ que será sua superfície lateral.
2) A área total do cone, então, será determinada pela soma da______________________ com a ___________________
3) Volte ao cone que você planificou e calcule sua área, utilizando a fórmula que acabou de deduzir.
(Ao final dessa etapa, cada dupla deverá apresentar para o restante da turma como determinou a área total do seu cone.)
5ª etapa: FICHA 5
O professor entregara a 5ª ficha e pedirá às duplas que a recorte formando os pares de cone com a sua respectiva área .
Ao final cada dúpla apresentará um dos pares encontrados.
Exemplo de Ficha
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Para complementar as atividades, acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=-CdYb1eAwRc
.Acessado em:13/12/2010
A avaliação será feita durante o desenvolvimento do estudo orientado por meio da participação dos alunos na discussão das questões propostas, para verificar se o aluno conseguiu demonstrar habilidades em identificar as formas geométricas que constituem o cone; identificar e conceituar um setor circular, identificar e calcular área lateral e total do cone.
Quatro estrelas 1 classificações
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11/09/2012
Quatro estrelasMuito boa aula!!!