17/12/2010
Simone Alencastre, Miriam Kaiuca e Glória Maria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ser leitor e escritor iniciante
Apresente o seguinte livro para seus alunos:
Pergunte:
Combine com a turma de ler o livro em capítulos e em concomitância pesquisar sobre o Universo .
2º ATIVIDADE:
Prepare um local da sala para que sejam trazidos materiais de pesquisa, livros, fotos, revistas e etc sobre o Universo.
Alguns livros que poderão contribuir para estimular a pesquisa são:
Título: Céu Noturno Uma Introdução para Crianças
1a. edição, 2010
Autor: Michael Driscoll
Editora : Panda Books
Título: O Ônibus Mágico - Perdidos no Sistema Solar
Autora: Joanna Cole
Editora: Rocco
Mini Larousse do Universo - Edição nº 2
Revistas igualmente importantes são:
e
Organize momentos de visita e descoberta das novidades expostas nesse espaço.
Incentive-os a contribuir com materiais e a solicitar auxílio entre amigos, colegas da escola e parentes.
Organize grupos para visitar outras séries para solicitar o empréstimo de materiais para a pesquisa.
Cada leitura feita, seja de texto ou imagem, poderá servir de base para reescritas coletivas, em duplas ou individuais, em folha especifica conforme abaixo:
3º Atividade:
Organize visitas ao laboratório de informática para pesquisas em sites específicos sobre o assunto.
O Portal do Professor oferece uma ferramenta muito interessante. O endereço é:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9584/Sistema%20Solar.swf
Outros vídeos interessantes são:
http://www.youtube.com/watch?v=gFvft5TZosA
http://www.youtube.com/watch?v=hw8ZLm0EEPA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=houEv6dunN8&feature=related
http://www.klickeducacao.com.br/materia/16/display/0,5912,POR-16-42-2216-,00.html
http://mais.uol.com.br/view/72snjh1nfaf3/estaes-do-ano-em-outros-planetas-0402306AE4A92366?types=A&
http://mais.uol.com.br/view/72snjh1nfaf3/estrela-cadente-existe-04021A3362E0A13326?types=A&
http://mais.uol.com.br/view/72snjh1nfaf3/quando-o-planeta-esquenta-04023962C8B943A6?types=A&
http://mais.uol.com.br/view/72snjh1nfaf3/uma-brasileira-na-nasa-0402366AE0A163C6?types=A&
http://mais.uol.com.br/view/72snjh1nfaf3/de-olho-nas-galxias-04023762C4996366?types=A&
Cada vídeo assistido pela turma deverá transformar-se em assunto para debate, propiciando o desenvolvimento da oralidade capacidade de argumentação.
Solicite o registro as aprendizagens obtidas através do vídeo e o debate .
4º ATIVIDADE:
Divida a turma em 5 grupos. Informe-os que cada grupo ficará responsável por pesquisar um dos seguintes assuntos:
Sorteie o assunto por grupo.
Exponha no mural o nome dos grupos e os assuntos pelos quais são responsáveis.
Combine como será a apresentação da pesquisa : escrita ou oral, com imagens ou não; digitadas ou de próprio punho e etc.
Combine o prazo de entrega do trabalho.
Forneça uma bibliografia básica para a pesquisa, como por exemplo:
No dia combinado os grupos apresentam seus trabalhos. Como o trabalho servirá de base para a produção textual das crianças, é importante que o professor participe sistematizando, resumindo ou complementando as informações que estão sendo apresentadas. Abra espaço para que as crianças exponham suas dúvidas. A cada temário apresentado, as crianças devem produzir um texto sobre sua compreensão sobre o assunto . Os textos devem ser socializados para o grande grupo que poderá sugerir ajustes ou complementações.
5º ATIVIDADE:
Proponha a construção individual da capa, contracapa e folha de rosto, respeitando os elementos fundamentais para esses itens
Produza coletivamente o índice do livro.
Organize com os alunos todo material e envie para a encadernação .
Organize coletivamente a publicação dos livros de pesquisa sobre o Universo e a entrega solene para os pais e responsáveis.
Para leitura do professor:
O professor deverá avaliar:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!