14/01/2011
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
a- Ler um texto dissertativo sobre o tema preconceito relacionando as descobertas feitas com o texto “Os três astronautas” de Umberto Eco e Eugenio Carmi.
b- Compreender a gravidade de sofrer e praticar preconceitos.
c- Participar de um debate ouvindo e expondo idéias.
Ter participado da aula: Aliando a leitura ao trabalho de artes plásticas
Aula 1- Caso seus alunos não tenham participado da aula: Aliando a leitura ao trabalho de artes plásticas, leia a história Os três astronautas de Umberto Eco; Eugenio Carmi Tradução de Liliana Iacocca e Michele Iacocca Editora Ática.
Trabalhe as ilustrações do livro e peça que seus alunos escrevam, individualmente, um parágrafo que exponha o que pensam sobre a diferença entre as pessoas. Neste parágrafo, podem relatar como lidam com essas diferenças, e/ou como gostariam que seus colegas de sala de aula tratassem a questão.
Em seguida, divida a sua turma em cinco grupos e peça que discutam seus escritos, pensando no que eles têm em comum, o que têm de diferente e produzindo, ao final da discussão, um único parágrafo para cada grupo.
Apresentação dos trabalhos.
Aula 2 - Traga para a sala de aula diferentes textos que abordem o tema preconceito.
Sugestões:
Retirado de: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/blogue-do-rex/2010/junho/a-menina-da-bola-rosa
Retirado de: Revista Veja 30/10/1996
Retirado de: Homem Não chora - Flavio de Souza - Editora Formato
Desenho da capa:
E mais...Ilustrações, músicas...
Retirado de: http://eliana-blogdoaluno.blogspot.com/
A música: Homem não chora de Frejat que você ouve e assiste em:
http://www.vagalume.com.br/frejat/homem-nao-chora.html
Depois da exploração dos materiais escolhidos, organize um debate sobre o tema preconceito.
A elaboração de regras neste momento é fundamental:
a- Ouvir o colega com atenção,
b- Expor suas ideias com clareza,
c- Falar alto de forma que todas possam ouvir,
d- Respeitar a opinião dos colegas,
Entre outras regras elaboradas por vocês.
Uma forma interessante de se trabalhar o tema é lançar uma pergunta que inicie o debate. Em seguida, entregue para cada criança, um trio de placas presas em palito com os seguintes dizeres:
a- Concordo e quero completar a ideia do colega,
b- Discordo e quero me colocar sobre isso,
c- Tenho uma nova ideia.
Assim, para falar, é necessário que a placa seja levantada, indicando assim, os caminhos da discussão.
Para fechar a atividade, monte com seus alunos, um registro das conclusões da turma.
Vocês podem fazer cartazes sobre o assunto e expor nos corredores da escola.
Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Preconceito
Avalie todo o processo acontecido durante as duas aulas utilizadas para o tema, ouça seus alunos, perceba de que forma estão lidando com o assunto. Além disso, registre tom de voz, atenção e escuta de seus alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!