12/01/2011
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
-----
Pergunte aos alunos quais são os planetas do Sistema Solar e instigue até que citem todos.
Comente que a 26ª assembleia geral da União Astronômica Internacional (UAI) , realizada em agosto de 2006 na República Tcheca, foi decidido que Plutão não seria mais classificado como planeta. Pergunte a turma o motivo da nova classificação.
Após comentários dos alunos, aponte que a questão principal não foi a massa de Plutão, menor que, por exemplo, da Lua terrestre, mas a sua órbita. Para ser considerado planeta, Plutão precisaria ser o objeto dominante em sua órbita, mas essa se encontra com a de Netuno, que é mais de 20 vezes maior. Diante disso, o último planeta do sistema solar é o Netuno, totalizando oito planetas.
"Descoberto em 1930 pelo norte-americano Clyde Tombaugh (1906-1997), no Observatório Lowell, no Arizona, Plutão foi logo em seguida considerado um planeta. Observações feitas inicialmente consideraram que seria muito maior do que seu tamanho real. Estudos conduzidos desde então e, especialmente, descobertas feitas na última década de objetos transnetunianos com características similares levaram muitos cientistas a concluir que Plutão jamais deveria ser chamado de planeta. Em janeiro deste ano,"
(fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010130060825 )
Destaque que a nova classificação de Plutão é um exemplo de como o conhecimento sofre transformações.
Para complementar as explicações, apresente aos alunos o pôster O Novo Sistema Solar disponível em http://veja.abril.com.br/saladeaula/251006/poster.html
Peça, então, que organizem grupos de trabalho para pesquisar mais sobre os planetas. Cada agrupamento deverá buscar informações sobre um deles. Sugira uma página para leitura e oriente para que busquem outras mais.
Sugestão: http://www.discoverybrasil.com/guia_espacio/planetas/index.shtml
Peça que cada grupo descreva as principais características do planeta e apresente imagens sobre o mesmo.
Organize a socialização das informações pesquisadas pelos alunos usando um projetor multimídia e um computador.
Organize duplas para o trabalho na sala de informática da escola. Disponibilize o Jogo do sistema solar do Cambito , cujo objetivo é arrastar os planetas para a órbita correta. Os pontos pelos acertos são somados e cada tentativa equivocada é contabilizada negativamente.
Jogo do Sistema Solar do Cambito disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10814
Retome que o último planeta representado no jogo é Plutão, mas em função dos novos parâmetros que definem a classificação como planeta, Plutão não é mais classificado como tal.
Depois os grupos podem socializar as estratégias utilizadas para acertar a órbita dos planetas: ensaio e erro, memorização da informação, associação de informações, etc.
Por fim, proponha uma atividade onde os alunos colocarão em jogo tudo o que sabem sobre o tema por meio de uma simulação. Solicite representantes dos grupos de trabalho para organização da simulação no pátio ou quadra da escola, representando o sol, a nossa lua, os planetas. Definam os papéís e indique que os grupos preparem a caracterização do sol, lua ou planeta escolhido, usando a criatividade.
Depois de preparados, peça que os alunos posicionem-se e simulem os movimentos na respectiva órbita. Os demais deverão observar se a interação dos participantes corresponde a tudo que foi discutido até então sobre o sistema solar. Depois de um tempo, peça que os observadores apontem os sucessos e equívocos da simulação.
Nome | Tipo |
---|---|
Jogo do sistema solar do Cambito | Animação/simulação |
Vídeo sobre o sistema solar, apresentando, entre outras informações, plutão como um planeta anão: http://www.youtube.com/watch?v=S2-5Lnw517U
Considerando os objetivos propostos para essa sequência de atividades:
observe a turma durante o processo, elaborando um registro escrito sobre a atuação de cada grupo de trabalho.
Na atividade de simulação do sistema solar, observe se as informações sobre os planetas e suas respectivas posições no sistema foram assimiladas pelos alunos, levando-os a caracterização e organização correta do mesmo ou a identificação das falhas e equívocos.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/03/2012
Três estrelasmuito bom mais precisava de algumas atividades a mais
06/10/2011
Cinco estrelasMuito bom esse conteúdo. Adorei!