31/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Conhecendo o que é a dança contemporânea.
Duração: aproximadamente 20 minutos.
Recursos: Vídeos da internet e projetor de imagens.
http://www.youtube.com/watch?v=5u0suYl1OB0&feature=related (Acessado em 06/12/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=9gJGvof0224&feature=fvw (Acessado em 06/12/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=6pPL_u9U6Ws&feature=related (Acessado em 06/12/2010).
Abaixo seguem algumas imagens para enriquecer a proposta.
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_IWvcgyyM6vQ/S-alx2UXe8I/AAAAAAAAABk/9ekikzZ1XLY/s1600/Cia_Ourinhos_de_Danca_Contemporanea_e_destaque_da_programacao_artistica_001.jpg(Acessado em 06/12/2010).
Fonte: http://bp3.blogger.com/_4jQP3qBiGkk/SIXUmFDgFLI/AAAAAAAAAd8/nN3Vw_6K65A/s1600-h/contempor%C3%A2neo.jpg (Acessado em 06/12/2010).
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos e imagens acima sugeridas, que contextualizam a temática da aula, trazendo no seu conteúdo importantes informações referentes à dança contemporânea. Nesta atividade, destaque as características da dança e se necessário faça pausas durante sua exibição. Algumas delas serão trabalhadas na aula, tais como os passos da dança. No momento em que os vídeos e as imagens forem exibidos, contextualize a dança contemporânea, apontando para os alunos suas principais características. Para nortear sua fala utilize o texto abaixo:
Dança Contemporânea
"Dança contemporânea é o nome dado para uma determinada forma de dança de concerto do século XX. Ballet Contemporâneo O Ballet Contemporâneo foi criado no início do século XX e ainda preserva o uso das pontas e gestuais muito próximos do Ballet Clássico. Nesse estilo de dança as coreografias diferem do método clássico por não mais haver uma história que siga uma sequência de fatos lógicos, mas sim aqueles passos tradicionais fortemente misturados com sentimentos. As roupas usadas no Ballet Contemporâneo são, geralmente, collants e malhas, que dão maior liberdade de movimento aos bailarinos. É o estilo que vem antes da Dança Moderna, esta sim que esquecerá os passos clássicos, dando mais ênfase aos movimentos do corpo.
A dança contemporânea passou a trazer à discussão o papel de outras áreas artísticas na dança, como vídeo, música, fotografia, artes plásticas, performance, cultura digital e softwares específicos, que permitem alterações do que se entende como movimento, tornando movimentos reais em virtuais ou vice-versa. Surgindo, a partir de então, vertentes como a videodança, tornando mais híbridas as relações entre as diferentes áreas da dança. Características A dança contemporânea modificou drasticamente as "posições-base" do ballet clássico, além de tirar as sapatilhas das bailarinas e parar de controlar seu peso. Ela mantém, no entanto, a estrutura do ballet, fazendo uso de diagonais e da dança conjunta. A dança contemporânea busca uma ruptura total com o balé, chegando às vezes até mesmo a deixar de lado a estética: o que importa é a transmissão de sentimentos, idéias, conceitos. Solos de improvisação são bastante freqüentes.
A composição de uma trilha para um espetáculo de dança contemporânea implica diversos outros fatores além da própria composição musical. A dança contemporânea não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la. Esse tipo de dança modificou o espaço, usando não só o palco como local de referência. Sua técnica é tão abrangente que não delimita os utensílios usados. O corpo, pesquisando suas diagonais, não delimita estilos de roupas, músicas, espaço ou movimento."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a_contempor%C3%A2nea (Acessado em 06/12/2010).
Atividade 2: Aprendendo os movimentos da dança contemporânea.
Recursos: Vídeo da internet como referência para o professor.
Duração: aproximadamente 20 minutos
Descrição: Nesta atividade apresente para os alunos alguns movimentos da dança contemporânea. Para subsidiar a demonstração dos passos utilize como referência o vídeo abaixo. Em seu conteúdo há vários movimentos e passos que caracterizam a dança contemporânea. Faz-se importante que o(a) professor(a) explicite as possibilidades de construção coreográfica, tais como a elaboração de movimentos com o colega ao mesmo tempo e em tempos distintos e a utilização de materiais diversos para expressar a mensagem que a coreografia deseja.
http://www.youtube.com/watch?v=goVELO4rbqA&feature=fvsr (Acessado em 06/12/2010).
Atividade 3: Criando coreografias cinematográficas.
Recursos: Músicas com temas de filmes.
Duração: aproximadamente 30 minutos
Descrição: Nesta atividade proponha aos alunos a formação de grupos. Cada grupo construirá sua coreografia baseada no tema de uma música de filme escolhida por eles ou sorteada. Disponibilize os temas para que os grupos possam escolher e criar a coreografia. Lembre aos grupos que na elaboração dos movimentos uma história precisa ser cotada. No caso desta atividade será a história do filme. Os(as) alunos(as) também poderão criar histórias a partir de músicas escolhidas por eles. Cada grupo terá 5 minutos para apresentar a coreografia, que será realizada no próximo momento da aula.
Sugestão de temas cinematográficos.
Rock Balboa
http://www.youtube.com/watch?v=BTpRVY82gYE&feature=related (Acessado em 06/12/2010).
Faroeste
http://www.youtube.com/watch?v=jHsebAa1k88 (Acessado em 06/12/2010).
Coração Valente
http://www.youtube.com/watch?v=RvjNtJr4h4s&feature=related (Acessado em 06/12/2010).
Professor(a), como sugestão você pode fazer um enquete na aula anterior, perguntando quais filmes os(as) alunos(as) mais gostam e disponibilizar a trilha sonora no dia da aula.
Atividade 4: Encenando coreografias cinematográficas
Recursos: Espaço para os grupos se apresentarem.
Duração: aproximadamente 30 minutos
Descrição: Nesta atividade proponha aos grupos a apresentação das coreografias criadas a partir das trilhas sonoras dos filmes. Cada grupo terá 5 minutos para a apresentação.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: A aula pode ser executada em qualquer espaço, no entanto é mais interessante se for realizada numa sala de espelhos, onde os(as) alunos(as) consigam visualizar seus próprios movimentos.
Quanto ao Corpo do Colega: Procure explorar movimentos da dança em diferentes formações coreográficas, orientando os(as) alunos(as) na formação de duplas, trios e grupo.
Quanto ao Material: O texto sugerido para o professor na atividade 1 poderá ser utilizado como material didático de leitura pelos alunos, caso não queira utilizar os vídeos e as imagens sugeridas. Nas atividades de criação da coreografia os alunos poderão usar diferentes materiais para ilustrar as encenações. Realizar filmagens das danças e utilizá-las em aulas posteriores. A aula poderá ser parte integrante de um possível festival de danças. Possibilitar visitas à algum espetáculo de dança contemporânea ou convidar algum grupo para se apresentar na escola.
Segue abaixo o vídeo de uma apresentação do Grupo Corpo, podendo ser utilizado para enriquecer a proposta.
http://www.youtube.com/watch?v=k5H4HhB2RwE (Acessado em 06/12/2010) .
Professor(a), no momento das atividades, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como destacam os movimentos e o ritmo da dança proposta? Os alunos se interagem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Já vivenciaram este tipo de proposta em outros momentos? Relatam o que aprendem? Estão envolvidos na elaboração das coreografias? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar e aprender os movimentos? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega nos movimentos da dança? Os registros produzidos durante a aula poderão ser exibidos e comentados por todos. Peça sugestões para a aula posterior.
Cinco estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/10/2014
Cinco estrelasFantástico!!!
03/08/2014
Cinco estrelasAchei muito legal a descrição das aulas de DC.
20/11/2012
Cinco estrelaso plano e muito bom vou aprender a fazer outros inspirdo nesse. ele vai ajudar muitas professoras de dança e educação física. MUIT LEGAL! OBRIGADO
18/07/2012
Cinco estrelascorreto ajudo bastante
06/04/2011
Cinco estrelasamei me ajudo mt com o trabalho de artes ... vlw *_*