20/12/2010
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | História | Memória |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
• As obras difundidas na Europa que influenciaram a mentalidade no período das navegações.
• Uma América preconcebida.
• O homem europeu e a esperança de uma América paradisíaca.
• Noções das estruturas sociais e políticas ao longo do período medieval.
• As Grandes Navegações.
INTRODUÇÃO
É importante o professor salientar, antes de dar início à aula, que os europeus do período das grandes navegações ainda eram homens de mentalidade medieval, muito ligados à religião e supersticiosos. Eram altamente influenciados pelos pensadores antigos e o pouco que conheciam do mundo, que não a pequena parte da Europa onde viviam, devia-se em grande parte ao relato fantástico de viajantes, seus coetâneos, e da Antiguidade greco-romana.
DESENVOLVIMENTO
Primeira aula
No início da aula, o professor deverá estimular os alunos com as seguintes questões?
• Como se davam as comunicações nos séculos XV-XVI?
• Quais as principais formas de transporte do período?
• Quais os motivos que levavam o homem europeu a empreender viagens?
• Essas viagens eram constantes?
Em seguida, apresentar a imagem disponível no seguinte link:
http://andersoncatunda.files.wordpress.com/2010/01/marco-polo.jpg
Questionar os alunos sobre o que sabem a respeito de Marco Polo e suas viagens. O professor deverá fazer um breve relato da obra de Marco Polo (escrita já no século XIII) e suas andanças pelo Oriente, mundo desconhecido pela grande maioria dos europeus dos séculos XV-XVI. Também deverá salientar que Marco Polo é apenas um exemplo desses viajantes que, em sua maioria, viajavam em busca do comércio de especiarias.
Abaixo, um mapa das principais rotas percorridas pelo viajante, disponível em: http://www.emersonkent.com/images/marco_polo_travels.jpg
O professor deverá distribuir em sala o texto disponível no link abaixo e, com os alunos, fazer a sua leitura:
Segunda aula
O professor deverá iniciar a aula apresentando as seguintes imagens, disponíveis em:
• http://www.novomilenio.inf.br/sv/svfotos/svh009e.jpg
• http://farm4.static.flickr.com/3470/3378709980_797730dde0_o.jpg
• http://farm4.static.flickr.com/3660/3418563382_c3b541b8e3_o.jpg
Em seguida, iniciar um debate com os alunos, levando em consideração o seguinte questionário:
• A que se referem as imagens?
• O que elas têm em comum?
• A qual época elas se referem?
O professor, após as respostas e comentários do debate, deverá distribuir aos alunos os seguintes textos, disponíveis em:
• http://vouvirarbolor.blogspot.com/2010/04/resenha-do-livro-visao-do-paraiso-de.html
• http://andsekkel.wordpress.com/2009/08/01/visao-do-paraiso/
Durante a leitura, o professor deverá orientar os alunos para que fiquem atentos aos seguintes pontos:
• Diferença entre a mentalidade portuguesa e espanhola;
• Mitos que povoavam a imaginação das pessoas;
• A forma europeia de apresentar e narrar os descobrimentos.
Terceira aula
A terceira aula será reservada às atividades descritas abaixo.
Atividade 1
O professor deverá iniciar um debate em forma de seminário para que os alunos discutam, com base nos textos e imagens exibidos nas aulas anteriores, as seguintes questões: quem eram os homens que chegaram à América e ao Brasil? Eram eles homens “renascentistas” ou “medievais”? Em que se baseavam suas ideias e imaginações?
Atividade 2
O professor deverá, em seguida ao debate, propor a criação de uma Exposição de Imagens referentes às temáticas debatidas na atividade anterior. As imagens deverão estar relacionadas a:
• Paraíso terreal;
• Lendas e mitos do período dos descobrimentos;
• Mapas do período;
• Imagens dos conquistadores e autores de obras que influenciaram a imaginação dos navegantes e descobridores.
As imagens poderão ser obtidas em jornais, revistas, livros e mesmo da Internet. Elas deverão ser recortadas e coladas em cartolinas para que sejam expostas em um local apropriado na escola. Caso o estabelecimento não ofereça este local, o professor poderá expor os cartazes onde achar mais adequado.
CONCLUSÃO
Após a aula, os alunos serão capazes de compreender o quanto autores antigos e medievais influenciaram a imaginação do homem dos descobrimentos. Saberão quais são os principais autores e de que forma o homem do século XVI “viu aquilo que queria ver”, “aquilo que estava preparado para ver”.
O professor deverá avaliar os alunos, levando em conta a sua participação de forma progressiva, ao longo das atividades sugeridas durante a aula que procuram dar ao aluno informações e estímulos para o desenvolvimento de argumentos para a defesa de suas opiniões. Além disso, a avaliação do desempenho e da participação do aluno deverá ser ao longo da montagem da Exposição.
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