28/03/2011
Despertando o gosto pela leitura
Beatriz Rocha Gonçalves
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Recomendação:
É essencial que o professor em voz alta os diferentes gêneros de textos. Através da leitura desses textos, os alunos aprendem os usos e as funções da escrita, as características que distinguem os gêneros e as diferenças entre o oral e o escrito. E com isso se familiarizam com a linguagem e os elementos dos livros ( que contam histórias), dos jornais ( informação) e dos textos instrucionais ( que incluem regras de jogos, receitas, ...).
Um dos principais objetivos desta aula é desenvolver nos alunos o gosto pela leitura. Quanto a seus objetivos específicos, ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de:
Primeiro Objetivo
Reconhecer e apreciar os diferentes tipos de textos.
Segundo Objetivo
Recontar e interpretar textos lidos.
Toda a vez que o professor for trabalhar um texto, antes deve fazer perguntas para aguçar a curiosidade dos alunos para o que vai ser lido.
Ao mesmo tempo que se investiga os conhecimentos prévios dos alunos, é interessante fazer perguntas para os alunos sobre a temática fazendo com que o interesse seja despertado.
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
Kword [ Iniciar > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escritório > KWord ]
Gwenview [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Gwenview ]
KolourPaint [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint ]
KPresenter [ Iniciar > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escritório > KPresenter ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
|
Para o início das atividades é necessário que os alunos se posicionem em um grande círculo. A ideia da atividade é explorar uma fábula infantil, como sugestão propõe-se trabalhar com o livro "Conto Popular - O Gato, o Galo e o Ratinho". Caso esta obra não esteja disponível, no site abaixo há uma série de livros infantis, muitos deles ilustrados, que podem ser utilizados na atividade. http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/freebook_crianca1.htm O professor irá mostrar a capa do livro "O Gato, o Galo e o Ratinho” e fará os seguintes questionamentos, solicitando que justifiquem suas respostas: - Qual é o nome da estória? Após os questionamentos, o professor fará a leitura do texto “ O Gato, o Galo e o Ratinho”. |
|
Agora é hora da música. O professor posicionará os alunos em um grande círculo e irá posicionar junto à eles. O professor fará perguntas introdutórias, tais como: - Que tipo de música vocês gostam? Após, o professor colocará o CD com a música "A Barata diz que tem". Caso o CD não esteja disponível, os alunos podem ouvir a música no endereço abaixo: http://www.youtube.com/watch?v=l7VsurR48Ew Depois de ouvirem a música fará as seguintes perguntas: O professor, após distribuir a letra da música para os alunos lerem, fará em seguida a leitura oral do texto. Após, irá pedir que escrevam no aplicativo texto do laptop, o Kword, as palavras ditadas, pelo menos 15 palavras. Após solicite que os alunos, de maneira voluntária vão até o quadro negro e escrevam cada um uma palavra, lendo em voz alta, além do exercício auxilia na calegrafia. A turma deverá ler as palavras escritas pelos colegas e corrigir quando necessário. Feito isso todos deverão escrever as palavras numa folha de ofício. E no final farão um desenho da música trabalhada. Neste final de atividade, o professor pedirá que os alunos desenhem algo relativo à temática da música. |
|
O professor irá exibir no Projetor Miltimídia a história “Brinquedos” do escritor André Neves. E na medida em que vai passando as imagens vai instigando os alunos para contar a história. No final o professor irá propor que a turma faça um texto coletivo. A educadora servirá de escriba para a turma, escrevendo no quadro negro a história que está sendo elaborada. Após, os alunos deverão fazer o registro da história (desenho e escrita de palavras) utilizando aplicativos como o Kword e o Kolour Paint. Caso esta obra não esteja disponível, no site abaixo há uma série de livros infantis, muitos deles ilustrados, que podem ser utilizados na atividade. http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/freebook_crianca1.htm |
A sugestão que damos para esta atividade é do filme “A Bela Adormecida”. Mas note que qualquer outro filme infantil disponível na biblioteca da escola pode ser utilizado na atividade. Os alunos devem inicialmente se organizar em uma roda, e o professor irá fazer as seguintes perguntas: - Quem conhece a história “A Bela Adormecida”? O objetivo das perguntas acima é ativar conhecimentos prévios das crianças e associá-las à realidade atual. Logo após, o professor irá levar os alunos na sala do vídeo para que assistam um filme, solicite que levem consigo os laptop's. Solicite que os alinos façam registros sobre o filme no aplicativo de texto, Kword, para uma discussão que será promovida ao término da exibição do filme. O professor irá fazer perguntas sobre o filme assistido, investigando o que os alunos acharam de mais interessante e sempre questionando os motivos, para eles irem construindo argumentações. Após a duscussão, os alunos serão convidados a dirigirem-se para a sala de aula dividirem-se em grupos, para que desenhem a história observando a cronologia dos fatos, em um cartolina. Para registro, juntamente com o material feito anteriormente, solicite que os alunos tirem fotografias, com o auxílio da web can, do trabalho que desenvolveram na cartolina. Após a imagem estar armazenada no laptop, eles irão inserí-la em no KPresenter
Além da ilustração, eles deverão elaborar frases para representar cada passagem escolhida. No final cada grupo irá apresentar o seu trabalho para os demais colegas. |
|
O professor, num primeiro momento fará pergunta aos alunos quanto à Lenda do Uirapuru, sugerem-se estas perguntas: Na sequencia o professor irá fazer a leitura da lenda, e voltará a fazer novos questionamentos tendo por base que já foi respondido anteriormente. Caso o professor não tenha disponível o texto com a lenda em sua biblioteca, pode encontrar um resumo desta em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Irapuru_%28lenda%29 Terminada as perguntas, o professor explica a atividade que consiste em duplas usar o software Kolour Paint, em seus laptops, para desenhar e escrever palavras sobre o texto. A professora irá colocar um aluno que esteja mais avançado no processo de alfabetização com um que ainda não esteja, para que um colega possa auxiliar e incentivar o colega a novas descobertas. Todos os trabalhos serão salvos e num outro momento a professora irá passar no Projetor Multimídia o que as duplas criaram. As crianças poderão falar sobre os seus trabalhos e os dos colegas. O objetivo é que expressem suas opiniões sobre o que estão vendo e lendo. |
|
O professora irá levar jornais, revistas, bulas de remédios, receitas culinárias, regras de jogos, poesias, e outros. Os alunos deverão ler esses textos, dizer para que servem, discutir suas utilidades e importâncias. É interessante que o professor tenha o hábito de ler textos e questionar sua funcionalidade, que chame atenção para cada tipo de texto apresentado (conto, lenda, livro, letra de música, etc). O próprio convite de os alunos trazerem textos que encontram em casa ou mesmo na internet com o navegador Mozila Firefox é muito interessante, pois fará com que eles se sintam diretamente envolvidos no projeto. |
Outros recursos midiáticos serão necessários:
Aparelho de Som
Projetor Multimídia
Televisor
Aparelho de DVD
Ficha de leitura e orientações para outras atividades com o livro "Brinquedos" de André Alves:
http://www.mundomirim.com.br/saladoprofessor/
A avaliação se dará em todo o processo da aprendizagem. Durante as atividades e discussões dos textos com os alunos, verificar se estes são capazes de reconhecer os diferentes “tipos de textos”.
Nas atividades onde os alunos devem contar uma história, seja de maneira escrita, oral ou mesmo através de ilustrações, verificar se o estudante é capaz de recontar e interpretar os textos trabalhados.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!