08/07/2011
Elisabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
-O conceito de mídia e as diversas mídias existentes;
-Compreender a influência das mídias na vida dos alunos;
-Desenvolver uma consciência crítica sobre o papel das mídias na sociedade atual.
-Reunir informações sobre a mídia no contexto escolar, utilizando os recursos midiáticos disponíveis para pesquisa e registro do conhecimento a ser construído nas/pelas atividades propostas.
Ter noções básicas sobre a utilização da WxCam,Mozilla Firefox e Kword do UCA
Introdução ao tema para o professor:
Compreendemos por mídia os instrumentos de comunicação e informação que incluem o livro, a revista, o jornal, a imprensa, o rádio, a televisão, o computador, o cinema, os cartazes, os panfletos e demais procedimentos de difusão da informação.Mediante a profusão das mídias na sociedade, sobretudo daquelas que agregam os mais modernos recursos da tecnologia, como as redes da internet, acreditamos que a escola seja um espaço importante para os jovens problematizarem estes canaisde comunicação e informação, reconhecendo o quanto eles fazem parte do seu cotidiano, inclusive, de sua vida escolar. Para subsidiar as suas discussões em sala, sugerimos o curso “Mídias na Educação”, promovido pelo MEC, situado no seguinte endereço: http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83230/index.html(acesso em 16 de junho de 2011)
AULA 1
1- Solicitar ao aluno que procure no dicionário online o conceito de mídia e registrar num arquivo que deverá ser criado para esta aula, utilizando o kword do laptop. Orientar aos alunos que acessem o seguinte endereço: http://michaelis.uol.com.br/(acesso no dia 16/06/2011) e digitem a palavra “mídia” no campo destinado a digitar a palavra e selecionem o idioma português.
2- Solicitar que os alunos acessem ao seguinte endereço e leiam outro conceito de mídia:
http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83230/etapa_1/p1_03.html
(Acesso em 16/06/2011)
3-Solicitar ao aluno que liste, utilizando o mesmo arquivo do kword, quais as mídias que o aluno conhece e onde as utiliza (por exemplo, em casa, na escola etc.).
4-Dialogar com os alunos sobre o conceito de mídia e quais são as mais conhecidas. O professor pode iniciar o debate solicitando a um ou mais alunos algumas definições de mídia que encontraram no dicionário online. Depois, abrir espaço para que os alunos que quiserem, possam ler a lista que fizeram no item 2.
AULAS 2 e 3
1-Formar grupos de 4 a 5 alunos e propor que cada grupo eleja um tema que relacione a utilização de um tipo de mídia para o processo de aprendizagem. Por exemplo: se a escolha for mídia televisiva e aprendizagem, os alunos poderão investigar como a televisão pode ser útil para a aprendizagem dos conteúdos.
Sugere-se que, em sala de aula, os alunos sejam orientados a :
Observação: sugere-se que o professor defina, com os alunos, o que se espera de cada apresentação. Nesse sentido, orientar os alunos quanto à forma de apresentação: o envolvimento e participação de cada membro do grupo, o nível de investigação esperado, a postura diante do grupo tanto no momento de apresentar quanto no momento de assistir as apresentações dos colegas. Sugere-se também que, se possível, os grupos utilizem as próprias mídias pesquisadas como instrumento de apresentação dos trabalhos.
Sugestões de temas para a pesquisa:
AULA 4 e 5
1-Apresentação dos trabalhos dos grupos. Sugere-se que o professor faça comentários após as apresentações de cada grupo, complementando com informações e problematizações.
2-Fechamento das aulas: resgatar o percurso das atividades desenvolvidas a partir do tema: mídias e aprendizagem. Dar um retorno para os alunos sobre o desempenho deles na realização da pesquisa e apresentação do trabalho.
Textos e artigos para fundamentar teoricamente o trabalho do professor:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:VAZM5U2m24QJ:www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm+midias&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br(Acesso em 13/06/2011)
Mídia, escola e leitura crítica do mundo, por Graça Caldas:
http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf(Acesso em 13/06/2011)
Mídia na escola pública: reflexões sobre a docência no contexto contemporâneo
Artigo de Josias Ricardo Hacke Fernanda Negri:
http://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/article/download/225/15(Acesso em 13/06/2011)
Apontamentos para uma política educacional sobre mídia na escola brasileira:
http://www.anj.org.br/jornaleeducacao/biblioteca/artigos-academicos/Apontamentos%20para%20uma%20politica%20educacional%20sobre%20midia%20na%20escola%20brasileira.doc(Acesso em 16/06/2011)
Mídia e Educação: o uso das novas tecnologias no espaço
Escolar, por Gilza Maria Leite Dorigoni e João Carlos da Silva.
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1170-2.pdf?PHPSESSID=2009071614562546(Acesso em 16/06/2011)
Mídia na educação: o uso de blogs na produção de conhecimento, por Samilo Takara e Teresa Kazuko Teruya:
http://www.nt5.net.br/publicacoes/Artigo4SBECE_Teruya_Takara.pdf (Acesso em 16/06/2011)
DIZARD, Wilson Jr. A nova mídia: a comunicação de massa na era da informação / Wilson Dizard Jr.; tradução [da 2ªed.], Edmond Jorge; revisão técnica, Tony Queiroga - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1998.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. 5ª ed. São Paulo: Cultrix (trad. Brasileira). 1979.
SANTAELLA, Lúcia.Cultura das mídias (2ª Ed. 1996) São Paulo: Experimento. 1992.
Avaliação do aluno: O professor fará a avaliação processual, a partir do envolvimento dos alunos nas discussões, nas atividades individuais e em grupo, podendo atribuir um enfoque à realização da pesquisa, uma vez que esta atividade é mais complexa e exigirá do aluno um maior empenho em várias etapas: planejamento da pesquisa, execução e apresentação. Ao final das aulas, o aluno deverá saber o que é mídia, quais as mídias que utiliza em seu cotidiano e a sua relação com a aprendizagem.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!