19/09/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Aula 01 (50 minutos)
Imagem disponível em:
http://www.brasilescola.com/gramatica/concordancia-verbal.htm
A concordância verbal – tema desta aula – liga-se a princípios lógicos que regem a língua e o pensamento humano. Concordar adequadamente o verbo com o sujeito, por exemplo, pode tornar o texto mais preciso, sem ambigüidades. O desvio da norma- padrão no que diz respeito à concordância verbal pode ser uma fonte de recursos expressivos para caracterizar um determinado grupo social.
Atividades
I – O professor deverá solicitar que os alunos, em dupla, acessem a página seguinte para assistirem ao vídeo sobre concordância verbal.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=4fRA8SHUou0
II- Os deverão assistir ao vídeo com atenção para responder às questões do roteiro abaixo.
Roteiro:
a. Apresente exemplos para a regra geral de concordância verbal:
O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa.
b. A posição do sujeito composto é importante para definir a concordância verbal. Dependendo da posição antes ou depois do verbo mudam-se os procedimentos.
Explique por meio dos exemplos abaixo os procedimentos utilizados quando o sujeito composto vier antes e/ou depois do verbo
O pai e filho amavam esportes.
Amava esportes o pai e o filho.
Amavam esportes o pai e o filho.
Aula 02 (50 minutos)
Atividade
I – O professor deverá solicitar aos alunos que, em dupla, acessem a página seguinte para assistirem ao vídeo da canção “Fora de si” de Arnaldo Antunes.
Fora De Si
Disponível em:
Eu fico louco
eu fico fora de si
eu fica assim
eu fica fora de mim
eu fico um pouco
depois eu saio daqui
eu vai embora
eu fico fora de si
eu fico oco
eu fica bem assim
eu fico sem ninguém em mim
Letra e video disponíveis respectivamente em:
http://www.youtube.com/watch?v=-CtmNxGvgoQ
http://www.youtube.com/watch?v=-CtmNxGvgoQ
II – Após ouvirem a canção, os alunos deverão responder, em dupla, às questões propostas:
1. Observe o título da canção: “Fora de si”
De acordo com a regra geral de concordância verbal, quem fica fora de si? Qual o pronome adequado para a função de sujeito, “eu” ou “ele”?
2. Identifique, na primeira estrofe da canção:
a. um exemplo de concordância verbal de acordo com a regra geral.
b. um exemplo de desvio de concordância verbal, de acordo com a norma padrão.
3. No segundo verso da primeira estrofe, retoma-se o título:
Eu fico fico fora de si
Quais as hipóteses possíveis para esse desvio da norma culta?
( ) O eu-lírico está perdendo a sanidade, começando a enlouquecer.
( ) O autor do texto desconhece as regras de concordância verbal.
4. “ No terceiro verso:
Eu fica fora de mim
O pronome oblíquo remete ao sujeito –eu. No entanto, a concordância do verbo ficar não é considerada – eu fica.
Pode-se dizer que há, nesse caso, um movimento de afirmação e de transgressão da própria integridade do eu-lírico, manifestada na organização sintática. Comente.
5. A oração“eu fico fora de si” – na canção, pode ser considerada como um desvio gramatical ou um recurso expressivo de grande potencialidade? Justifique.
6. Identifique no segundo e terceiro versos da canção, outros casos que, desconsiderada a questão expressiva, podem ser tomados como desvios da norma padrão.
Aula 03 (50 minutos)
Atividade
I- Em grupo, os alunos deverão acessar a pagina seguinte para assistirem ao vídeo com a música “Nóis trupica mais num cai” na voz da dupla Rick e Renner.
Disponível em:
http://www.submarino.com.br/produto/2/727318/nois+tropica+mas+nao+cai
Nois Tropica Mais Não Cai
Nóis Trupica Mais Não Cai
Pode botar fé
Que desse jeito vai...(4x)
Tem gente que não
Pode beber da boa
No primeiro gole
Tá caindo à tôa...
Tem gente que não
Pode beber nada
No segundo gole
Tá beijando a escada...
Tem gente que não
Pode beber vinho
Na primeira taça
Já está tontinho
Tem gente que não pode
Com rabo de galo
Que acaba mamado
Mijando ralo...
Nóis Trupica Mais Não Cai
Pode botar fé
Que desse jeito vai...(4x)
Tem gente que não
Pode beber tequila
Logo bate o sono
E o cabra cochila
Não pode beber
Nenhum aguardente
Se vai conversar
Tá cuspindo na gente...
Tem gente que não
Bebe uísque com gelo
Que bebe cowboy que
Até incha o joelho
Gente que não pode
Beber uma cerveja
Começa chorar
Debruçado na mesa...
Nóis Trupica Mais Não Cai
Pode botar fé
Que desse jeito vai...(4x)
Tem gente que não
Bebe cachaça pura
Açúcar e limão
Bota gelo e mistura
Aí chama isso
De caipirinha
E arrota azedo
A noite inteirinha...
Tem gente que quando
Não acha cachaça
Bebe qualquer coisa
E a vontade não passa
A bebida tá
Te deixando com sono
Cuidado que "U" de bebum
Não tem dono...
Nóis Trupica Mais Não Cai
Pode botar fé
Que desse jeito vai...(4x)
Letra e v ídeo disponíveis em:
http://letras.terra.com.br/rick-e-renner/134019/
http://www.youtube.com/watch?v=CyRJPZvVPwE
II – Após a audição da música, o professor deverá propor aos alunos as questões seguintes.
1. O tipo de linguagem deve ser adequado ao público alvo. Qual é o público alvo da música “Nóis trupica mais não cai” .
Considerando o público interlocutor dessa canção, a linguagem utilizada está adequada?
2. A que se refere o pronome "nós" da expressão “Nóis trupica mais não cai” ?
3. Um dos recursos para caracterizar personagens que usam variedades da língua pouco prestigiadas é o desvio de concordância verbal. Identifique na canção ocorrências desse tipo de desvio.
4. Discuta com seus colegas e responda:
Os desvios de concordância verbal na canção “Nóis trupica mais não cai” podem ser considerados recursos expressivos para marcar as diferenças sociais? Justifique sua resposta.
III- Os alunos deverão montar uma síntese do que foi estudado sobre concordância verbal e variedade linguística para ser apresentada no K-presenter.
1. O professor poderá solicitar aos alunos que façam uma pesquisa sobre os casos específicos de concordância verbal, acessando as páginas:
http://www.brasilescola.com/gramatica/concordancia-verbal.htm
2. Para ampliar os conhecimentos sobre variação linguística, os alunos poderão assistir ao vídeo seguinte:
Variação Linguística
A partir das atividades desenvolvidas, os alunos poderão ser avaliados pontualmente sobre o tema – Concordância verbal e variação linguística. Para isso, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram perceber o emprego dos desvios de concordância verbal como um recurso expressivo para caracterizar personagens que usam variedades da língua pouco prestigiadas socialmente.
Cinco estrelas 1 classificações
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14/05/2012
Cinco estrelasAmada colega vc foi bem objetiva no tema sobre concordãncia verbal e variações linguística. Obrigada vc me ajudou muito, continuarei a minha pesquisa bj.