06/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
A geometria é parte da matemática que trabalha as formas geométricas, ou seja, as medidas e o estudo da geometria iniciam-se com os três elementos básicos: ponto, reta e plano. O estudo destes elementos da geometria pelos alunos ajuda-os a reprensentar e dar significados ao mundo, através das relações entre modelos geométricos criados e/ou manipulados, possibilitando a compreensão de representações abstratas. Portanto, observa-se o quanto o seu ensino se apresenta relevante para o ensino da matemática.
• Reconhecer que as figuras geométricas constituem abstrações de formas e objetos concretos.
• Reconhecer uma figura geométrica como um conjunto de pontos.
• Representar e nomear retas através de dois de seus pontos.
• Estabelecer a relação de pertinência entre pontos e reta e empregar os símbolos correspondentes a ela.
• Saber quando dois ou mais pontos são colineares.
• Reconhecer semi-reta como dada uma das partes de uma reta, determinada por um de seus pontos.
• Reconhecer ângulo como reunião de duas semi-retas distintas e de mesma origem.
• Formar idéia de ângulo reto.
• Classificar duas retas coplanares como paralelas ou concorrentes.
• Classificar duas retas concorrentes como obliquas ou perpendiculares.
• Identificar vértice e lado de um ângulo.
CONHECIMENTO PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO:
. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Temas abordados disciplina Professor responsável
Geometria plana Matemática
Nardelio
Ponto, reta e plano Matemática
Nardelio
Construção geométrica Matemática
Nardelio
Levantamento do conhecimento prévio que os alunos já traziam sobre geometria, conceitos de ponto reta e plano..
- Na sala de tecnologia trabalhar, com o software de geometria – geogebra.
-Elaboração de figuras geométricas: ponto reta, semi-reta, segmento no plano.
- Construir figuras espaciais: cubo, bloco retangular
RECURSOS EDUCACIONAIS ADICIONADOS NA AULA:
• Computador;
• Datashow;
• Aparelho de Som;
• Software geogebra
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados a partir da participação de cada um nas atividades que lhes serão propostas e farão relatórios de tudo que pesquisaram e realizaram na prática, para isso farão o uso da sala de tecnologia da escola para elaborar seus registros, sendo que o resultado final será computado no final do bimestre para fechamento da nota de cada um.
RECURSOS
1 - Humanos
• Direção
• Coordenação Pedagógica:matutino
• Professores: Matemática e da sala de tecnologia
• Alunos participantes:
• 6º Ano (Ensino Fundamental) – Matutino
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
IEZZI, Gelson, matemática e realidade. Editora Saraiva 5ª edição 2005. São Paulo
MATSUBARA, Roberto, big matemática: história, evolução, conscientização, 5º ano; editora Ibeep, 2002 São Paulo
Portal do Professor: WWW.portaldoprofessor.mec.gov.br
WWW.domíniopublico.gov.br
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!