01/12/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
Ter noções básicas sobre a utilização do Mozilla Firefox e Kword do UCA.
AULA 1
1- Iniciar a aula, permitindo que os alunos respondam às seguintes problematizações:
2- Organize os alunos em duplas e peça a eles, após consultarem o site abaixo,criarem um conceito de zona rural (utilizar o kword do laptop):
Fonte para pesquisa:
http://www.escolakids.com/zona-rural.htm (acesso em 15/11/2011)
3- Oriente aos alunos para que assistam ao vídeo no seguinte sítio:
http://www.youtube.com/watch?v=lJV6M2xyolU (acesso em 15/11/2011)
4- Os alunos deverão escrever um texto, discorrendo sobre a relação entre o campo e a cidade, a partir das reflexões despertadas pelo vídeo.
AULA 2
1- Orientar para que os alunos assistam ao vídeo “Na roça é diferente”, que se encontra no seguinte sítio:
http://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0&feature=related
(acesso em 15/11/2011)
2- Em duplas, os alunos deverão responder (registrando as respostas no kword do laptop) às seguintes questões:
A- No vídeo, há uma cena em que o primo do Chico Bento “perde a paciência” com o burro, que é muito lento. Comente sobre essa cena, tendo em vista a relação das pessoas que vivem no campo e também na cidade com o tempo.
B- O primo do Chico Bento, por ser “da cidade”, está acostumado a um modo de vida bem diferente do modo de vida do Chico. Comente sobre as principais diferenças entre estes modos de vida, em relação à produção e consumo no campo e na cidade.
C- A partir das reflexões despertadas pelo vídeo, comente sobre a relação das pessoas com a natureza- no campo e na cidade.
3- Organizar uma roda de conversa em que os alunos poderão comentar as suas respostas e o professor fará as mediações necessárias para esclarecer as principais diferenças entre os modos de vida urbanos e rurais.
4- Como tarefa de casa, os alunos deverão ser organizados em duplas e fazer uma pesquisa envolvendo duas etapas.
http://www.suapesquisa.com/geografia/exodo_rural.htm (acesso em 14/11/2011)
http://www.alunosonline.com.br/geografia/exodorural.html (acesso em 14/11/2011)
A- Quais as vantagens da vida no campo?
B- Quais as desvantagens da vida no campo?
C- Quais as vantagens de se viver na cidade?
D- E as desvantagens da vida na cidade?
E- Por que você mudou-se para a cidade?
AULA 3
1-Formar grupos de 6 alunos. As 3 duplas que fizeram a tarefa de casa juntas, e agora fazem parte deste grupo, após compartilharem com os colegas do grupo as suas entrevistas, farão um quadro comparativo (em cartolina ou papel pardo) das respostas às entrevistas que fizeram. A partir deste quadro comparativo, deverão organizar uma breve apresentação para os demais grupos da sala. Veja o modelo abaixo:
Dupla |
Vantagens/ campo |
Desvantagens/ campo |
Vantagens/ cidade |
Desvantagens/ cidade |
Motivos/mudança |
1 |
|
|
|
|
|
2 |
|
|
|
|
|
3 |
|
|
|
|
|
2-Os grupos farão as apresentações de seus quadros comparativos e, com a ajuda do professor, poderão discutir sobre a diversidade do modo de vida das pessoas, tendo em vista o lugar onde moram e a percepção das pessoas sobre a vida na zona urbana e a vida na zona rural.
Orientações para as apresentações:
Cada grupo poderá expor o painel comparativo e explicar os resultados encontrados. Ao final, o professor poderá ajudar a turma a perceber os elementos mais importantes e destacados pelas/nas entrevistas, além de relacionar os dados encontrados com o tema “êxodo rural”, por meio de problematizações.
http://www.olobo.net/index.php?pg=colunistas&id=921
(acesso em 15/11/2011)
http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=23778
(acesso em 15/11/2011)
(acesso em 15/11/2011)
O professor fará a avaliação processual, a partir da observação do envolvimento dos alunos nas discussões, nas atividades individuais, em grupo e nas atividades escritas. Como critérios de avaliação, o professor poderá pontuar o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos com relação ao conceito de zona rural, êxodo rural, as possíveis relações entre a vida no campo e a vida na cidade, bem como as diferenças nos modos de vida das pessoas que moram nas zonas urbanas e rurais.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!