14/12/2011
Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, e utilizar o Modo de Colaboração em Classe.
Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.
Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
Esta aula está dividida em quatro (3) momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ética (justiça), Alfabetização, Pluralidade Cultural (organização política e pluralidade, cidadania: diferenças e desigualdades). Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.
1° Momento: aproximadamente 60 min.
Você sabe o que é conhecimento?
Professor inicie a aula fazendo uma pequena introdução sobre o significado do termo conhecimento. “Conhecimento é a relação que se estabelece entre sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou que se dá a conhecer”.
Conceito extraído do sítio: http://www.mundodosfilosofos.com.br/vanderlei22.htm
Solicite que seus alunos acessem os vídeos abaixo.Para isso, devem utilizar seus laptops UCA - Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=AXzfjQeEjYg
Vídeo completo em: http://www.youtube.com/watch?v=TJe0zVDzIdo&feature=related
O Senso Comum
A expressão senso comum designa, também, um conjunto de saberes e opiniões que uma determinada comunidade humana acumulou no decorrer do seu desenvolvimento. Sendo produto das experiências vividas por um povo ou por um grupo social alargado, esse saber comum constitui um património que herdamos das gerações anteriores e que partilhamos com todos os indivíduos da comunidade a que pertencemos.
Esta herança cultural que constitui o senso comum manifesta-se tanto em relação aos comportamentos ligados à sobrevivência imediata, o comestível e o não comestível, o perigo e a segurança, como em relação aos sentimentos e valores que organizam e situam o desenrolar da vivência dos homens, tais como o belo e o agradável, o bem e o mal, o justo e o injusto.
Dificilmente conseguiríamos sobreviver se não pudéssemos extrair da nossa experiência do mundo e da vida este grande conjunto de conhecimentos que servem de guia para as nossas ações e decisões do quotidiano, de orientador das nossas relações com os outros homens e de instrumento para a nossa adequação ao meio em que vivemos.
Conceito extraído do sítio: http://ocanto.esenviseu.net/apoio/scomum.htm
Vejamos alguns exemplos de atitudes que podem ser caracterizadas por senso comum:
Isso é senso comum, a utilização de um método criado a partir de uma experiência natural e fazemos sem nem pensar porque nos é passado que surtem resultado. Através de ditos populares o senso comum também se manifesta. No senso comum não é necessário que haja um parecer científico para que se comprove o que é dito, é um saber informal que se origina de opiniões de um determinado indivíduo ou grupo que é avaliado conforme o efeito que produz nas pessoas. Se você prestar atenção na sua vida diária perceberá quantos exemplos de senso comum vivenciamos todos os dias e quanto passamos todos para o grupo que vivemos.
Exemplos extraídos do sítio: http://www.sempretops.com/educacao/senso-comum-exemplos/
Marque com um (X) as alternativas através das quais podemos adquirir conhecimento.
a( ) Imagem disponível em: http://varaldetextoseideias.blogspot.com/2011/11/o-conhecimento-esta-em-voce.html
b) ( ) Imagem disponível em: http://softteensnet.blogspot.com/2010/06/contatos-sociais.html
c) ( ) Imagem disponível em: http://hypescience.com/felicidade-tv/
d) ( ) Imagem disponível em: http://saude.comunidadedocasamento.com.br/sono_atrasado.html
2º momento:
Conhecimento científico
Imagem disponível em: http://www.inf.ufsc.br/~cancian/ciencia/ciencia_conhecimento_cientifico.html
No 1º momento desta aula, aprendemos uma das formas de se obter conhecimento, o senso comum. Nele não é necessário que haja um parecer científico para que se comprove o que é dito, é um saber informal que se origina de opiniões de um determinado indivíduo ou grupo. Neste momento, veremos o conhecimento adquirido através da ciência, o conhecimento científico. De início, é importante saber que para possuí-lo, é necessário ser amante da leitura desde jovem.
Imagem disponível em: http://www.bligoo.com/explore/tag/conhecimento
O conhecimento científico tem a sua veracidade ou falsidadeconhecida através da experimentação. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência. Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final e, por este motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente.
Conceito extraído do sítio: http://www.inf.ufsc.br/~cancian/ciencia/ciencia_conhecimento_cientifico.html
Grandes cientistas da humanidade
Albert Einsten, ganhador o Prêmio Nobel de Física de 1921.
Imagem disponível em: http://laboratoriovalsa.blogspot.com/
O físico alemão Albert Einstein disse, um dia, que a única fonte do conhecimento é a experiência. Na realidade, só a experiência, o rigor, a criatividade e persistência, levam um cientista a encontrar novas peças para a construção do conhecimento científico. Sendo a experimentação fundamental na construção do conhecimento científico, é no laboratório que os químicos desenvolvem grande parte da sua atividade. E é aí que o químico encontra todas as substâncias e todo o material necessário à concretização do seu trabalho.
Charles Robert Darwin, revolucionou a Ciência com a Teoria da Evolução e a ideia de seleção natural.
Imagem disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/charles-robert-darwin.jhtm
Foram quatro anos e nove meses de pesquisas. Ele juntou fósseis, amostras geológicas, observaram milhares de espécies vegetais e animais, erupções vulcânicas e terremotos. Em uma viagem, Darwin notou que um mesmo animal tinha características próprias de uma região para outra. O mesmo acontecia em espécies separadas pelo tempo, como demonstravam os fósseis. Embora bem definidas na mente de Darwin, as ideias evolucionistas eram apenas assunto para um círculo íntimo de amigos, pois se chocavam com a versão bíblica da criação e com a noção filosófica grega de formas ideais. Pela seleção natural, as condições ambientais determinam quanto uma determinada característica ajuda na sobrevivência e na reprodução de um ser vivo.
Antoine Laurent de Lavoisier: "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Mais conhecido pelo seu último nome, Lavoisier, foi um químico francês, considerado o criador da química moderna. Foi o primeiro cientista a enunciar o princípio da conservação da matéria. Além disso, identificou e batizou o oxigênio, refutou a teoria flogística e participou na reforma da nomenclatura química. Célebre por seus estudos sobre a conservação da matéria, mais tarde imortalizado pela frase popular: "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”.
Professor motive seus alunos a falaram sobre aquilo que conhecem sobre experiências químicas. Após as declarações, reforce a importância das experimentações para termos certeza daquilo que julgamos estar correto ou não. Em seguida, providencie o material necessário, conduza-os ao laboratório de Ciências da escola e faça com eles a experiência do papel que não queima. Para isso, devem utilizar seus laptops UCA - Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] e acessar: http://laboratoriovalsa.blogspot.com/
Vídeo completo disponível em: http://laboratoriovalsa.blogspot.com/
Professor, sugerimos que fique o tempo todo ao lado das crianças dando o suporte que elas necessitarem, contudo, o ideal é que elas realizem os procedimentos para terem a sensação que são verdadeiramente cientistas.
Ao término da experiência, explique o motivo pelo qual o papel não se queimou, pois, estando a base da caixa coberta de água, a chama faz evaporar a água, libertando-se vapor, não queimando, assim a caixa.
3º momento:
Conhecimento filosófico
Dos vários tipos de conhecimentos, destacamos agora o conhecimento filosófico. Sabemos que conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos. Entre todos os animais, nós, os seres humanos, somos os únicos capazes de criar e transformar o conhecimento; somos os únicos capazes de aplicar o que aprendemos, por diversos meios, numa situação de mudança do conhecimento; somos os únicos capazes de criar um sistema de símbolos, como a linguagem, e com ele registrar nossas próprias experiências e passar para outros seres humanos. Essa característica é o que nos permite dizer que somos diferentes dos gatos, dos cães, dos macacos e dos leões. Ao criarmos este sistema de símbolos, através da evolução da espécie humana, permitimo-nos também ao pensar e, por consequência, a ordenação e a previsão dos fenômenos que nos cerca. Isso é Filosofia, que nos dá a sensação de estarmos voando quando passamos a aprofundar no conhecimento das coisas.
Conceito adaptado do sítio: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met02b.htm
Imagem disponível em: http://rhcotidiano.blogspot.com/2011/05/quanto-vale-o-seu-conhecimento.html
Conhecimento Filosóficoé fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência.
Conceito disponível em: http://www.mundodosfilosofos.com.br/vanderlei22.htm
Na Grécia Antiga temos várias visões e métodos de conhecimento:
A construção do conhecimento fundado sobre o uso crítico da razão, vinculado a princípios éticos e a raízes sociais é tarefa que precisa ser retomada a cada momento, sem jamais ter fim.
1) Observe a figura abaixo e responda a pergunta que está dentro do balão.
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Imagem disponível em: http://cultura.culturamix.com/filosofia/filosofia-da-vida
2) Observe a figura abaixo. Ela é um dos símbolos da filosofia.
Imagem disponível em: http://filosofiaufu.wordpress.com/
a) Que animal é esse? __________________________________________________
b) Com o auxílio de sua família, faça uma pesquisa sobre esse animal e relate em que seus olhos grandes se relacionam com o conhecimento filosófico. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam e conheceram o significado do termo conhecimento; se descobriram que informação é diferente de conhecimento, se conseguiram realizar as experiências no laboratório de ciências, se participaram das discussões a cerca do conhecimento que possuem, se ao término das atividades conseguem conhecer e diferenciar os conhecimentos: senso comum, conhecimento científico e conhecimento filosófico.
Quatro estrelas 2 classificações
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28/02/2013
Cinco estrelasExcelente resumo,com ele teremos a base para darmos a continuadade gradativa do nosso conhecimento para todas as ciencias do saber.
22/11/2012
Quatro estrelasAs aula com desenhos e a participação do aluno em relatar ideias e participação, fica bastante divertida e diferente.