20/12/2011
Thiago Lenine Tito Tolentino ; Ligia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Cultura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
- História do carnaval no Brasil.
- História das relações entre cultura e sociedade no Brasil.
- História da canção brasileira.
- História da Primeira República.
- História da Revolução de 1930 e a Era Vargas.
- História da Ditadura Civil-Militar Brasileira.
- História da Nova República.
INTRODUÇÃO
A história do carnaval no Brasil é um meio singular para a compreensão de variados aspectos simbólicos e culturais do País. A análise da festa coletiva permite que se verifiquem as maneiras pelas quais a coletividade produz visões de mundo e perspectivas acerca da realidade brasileira. Observar as diferentes formas que o carnaval assumiu em variadas épocas da história brasileira nos possibilita ter uma compreensão ampla desta importante manifestação cultural, social e política do Brasil. Por meio da festa do carnaval é possível recompor diferentes constituições da sociedade brasileira, suas relações com o espaço público e promover uma reflexão atual sobre as relações entre o carnaval e as características políticas, sociais e econômicas brasileiras.
AULA 1
Nesta aula, o professor deverá exibir um pequeno vídeo com a história resumida do carnaval do Brasil (duração: 8:54 min), disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=oRODTx0yAmQ. Após a exibição do vídeo, o professor deverá orientar a turma para a formação de três grupos, assim distribuídos: Grupo A: “Carnaval no Brasil entre 1900-1951”, Grupo B: “Carnaval no Brasil entre 1951 e 1984” e Grupo C: “O carnaval no Brasil de 1984 à atualidade”.
O professor deverá, então, explicar aos alunos que cada grupo deverá realizar uma apresentação final, mobilizando materiais textuais, imagéticos, musicais e audiovisuais acerca de seu tema. A apresentação deverá ocorrer na quInta aula.
Todos os grupos deverão ler os textos sobre o carnaval e sua história (disponíveis em: http://educacao.uol.com.br/folclore/ult1687u8.jhtm e http://www.miniweb.com.br/cidadania/dicas/carnaval.html ) e, ainda, o texto sobre carnaval no Brasil (disponível em http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/entenda-origem-carnaval-brasil-mundo-620574.shtml).
Aula 2
Nesta aula, cada grupo iniciará um trabalho de leitura e pesquisa em torno de seu tema específico.
Grupo A: “Carnaval no Brasil entre 1900-1951”:
- deverá ler os textos disponíveis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marchinha_de_Carnaval; http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_do_Rio_de_Janeiro; http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_de_samba
.com/watch?v=TmaVP70fLt8&feature=related
- ver o vídeo sobre fantasias antigas de carnaval, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TmaVP70fLt8&feature=related
- ver o vídeo sobre Chiquinha Gonzaga, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=keKQSN6SfwU
Grupo B: “Carnaval no Brasil entre 1951 e 1984”:
- deverá ler os textos disponíveis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dod%C3%B4_e_Osmar
http://pt.guitarra-baiana.com/historia/carnaval-da-bahia/carnaval-baiano-antes-de-1950.html
- ver os vídeos disponíveis em:
http://www.youtube.com/watch?v=u65Iu_kH7og
http://www.youtube.com/watch?v=9TGXL7_zEwY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=vb9V4rl-zS0
http://www.youtube.com/watch?v=DPSp2HlGnUA&feature=related
Grupo C: “O Carnaval no Brasil de 1984 à atualidade”:
- Deverá ler os textos disponíveis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Samb%C3%B3dromo_da_Marqu%C3%AAs_de_Sapuca%C3%AD
http://www.jornallivre.com.br/106627/o-que-e-uma-micareta.html
- Ver os vídeos disponíveis em:
http://www.youtube.com/watch?v=wxsX-U1nhcQ
http://www.youtube.com/watch?v=JZ_W0PRE5L0
http://www.youtube.com/watch?v=mR8hYRqvxm8&feature=related
Aula 3
Nesta aula, os alunos se dedicarão à pesquisa acerca do tema de cada grupo. Cada grupo terá um roteiro a ser seguido, assim:
Grupo A: “Carnaval no Brasil entre 1900-1951”:
- Como e em que lugares era festejado o carnaval neste período?
- Como surgiram as primeiras escolas de samba do Rio de Janeiro?
- Como era o carnaval em outros Estados do País? Especialmente Pernambuco e Bahia?
- Quais os temas cantados pelas marchinhas de carnaval?
Grupo B: “Carnaval no Brasil entre 1951 e 1984”:
- Quais as principais modificações decorridas na invenção do trio elétrico para a celebração do carnaval?
- Quando e como o samba-enredo se tornou o gênero de samba mais tocado nos carnavais cariocas?
- Que estilos de música eram tocados nos carnavais da Bahia e de Pernambuco?
_ Houve modficiações nas festas carnavalescas durante a ditadura civil-militar iniciada em 1964?
Grupo C: “O Carnaval no Brasil de 1984 à atualidade”:
- Quais as principais modificações que a construção dos sambódromos do Rio de Janeiro e São Paulo provocaram na comemoração do Carnaval?
- Como o crescimento do carnaval da Bahia modificou a participação das pessoas na festa? Qual a diferença entre os trios elétricos atuais e os da década de 1950?
- Quais os gêneros musicais que são mais tocados nos carnavais atuais no Rio de Janeiro, na Bahia e em Pernambuco?
- Pesquise o crescimento das festas carnavalescas em outros Estados, como em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul.
Aula 4
Nesta aula, os alunos deverão continuar a pesquisa segundo o roteiro e preparar a apresentação para a aula seguinte
Aula 5
Nesta aula, os alunos deverão apresentar o material pesquisado (cada apresentação deverá levar 15 minutos).
Aula 6
Nesta aula, a turma deverá fazer um círculo e debater, com o monitoramento do professor, as diferentes perspectivas abordadas pelos grupos em torno do carnaval. Os alunos deverão refletir sobre as diferentes formas como o carnaval foi celebrado no Brasil, quais as festas de cada região, quais os tipos de músicas executadas, como se modificaram os modos de comemoração do carnaval, as relações entre o carnaval e a televisão e, enfim, a participação popular no carnaval de rua, porém restrito.
Abaixo dispomos uma série de imagens que poderão auxiliar na pesquisa dos alunos:
Cena do Entrudo, primórdios do carnaval no Brasil. Fonte: http://rio-curioso.blogspot.com/2011/07/sociedades-carnavalescas-cariocas.html
Chiquinha Gonzaga. Precursora da canção carnavalesca. Fonte: http://correiodobrasil.com.br/site-resgata-obras-ineditas-de-chiquinha-gonzaga-2/317139/
Foliões do início do século XX. http://ossoruidos.blogspot.com/
Ismael Silva. Fundador da Primeira Escola de Samba do Rio de Janeiro, a “Deixa Falar”, em Estácio de Sá. Fonte: http://peledegato.blogspot.com/2011/06/lugaressambas-e-bambas-03.html
Gravura com a turma de Estácio de Sá. Fonte: http://peledegato.blogspot.com/2011/06/lugaressambas-e-bambas-03.html
Compositores que consagraram a Marchinha como uma das canções mais típicas do carnaval. Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/passarela/figuracas/noel-rosa/
O primeiro trio elétrico, criado por Dodô e Osmar. Fonte: http://blogs.estadao.com.br/jornal-do-carro/rodas-da-folia/
Carnaval de rua da década de 1960. Fonte: http://naftalinaa.blogspot.com/2010/01/sessao-carnaval-70s-60s-e-50s.html
Na década de 1970, homenagem ao trio elétrico. Fonte: http://abahiadetodosospovos.wordpress.com/2011/02/27/uma-viagem-pelo-carnaval-da-bahia-de-1884-a-2006/
Carnaval no Sambódromo do Rio de Janeiro. Fonte: http://www.rentanapartmentinrio.com/sambodromorjriodejaneirocarnavalbrasil.html
Carnaval em Olinda, Pernambuco. Fonte: http://www.trekearth.com/gallery/photo589353.htm
Carnaval em Salvador. Fonte: http://www.pousadamarcos.com.br/
Carnaval em Ouro Preto, Minas Gerais. Fonte: http://blogdacl.wordpress.com/2010/02/09/carnaval-das-cidades-historicas-2010-programacao-de-9-a-11-de-fevereiro/
- Cronologia do carnaval, disponível em: http://veja.abril.com.br/cronologia/carnaval/index.html
- Vídeo com carnaval da década de 1950, no Rio de Janeiro, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fiONeKwhBYs
- Vídeo sobre a história do Frevo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Zd1_ZCDi1W8
- Texto sobre a história do carnaval em São Paulo, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_de_S%C3%A3o_Paulo
- Texto sobre a história do carnaval em Minas Gerais, disponível em: http://www.turismo.mg.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=580
- Texto sobre o samba-enredo, sua invenção e história, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba-enredo
- Texto sobre os problemas na integração popular no carnaval da Bahia, disponível em: http://www.jornalgrandebahia.com.br/materia/36789/deputado-alan-sanches-mobiliza-alba-em-prol-de-um-novo-modelo-para-o-carnaval-de-salvador
- Sobre o carnaval de Porto Alegre, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_de_Porto_Alegre
A avaliação deverá ser permanente, segundo a participação dos alunos nas atividades propostas. As apresentações deverão ser avaliadas segundo a capacidade dos alunos em articular sua exposição oral com os materiais pesquisados. O debate final deverá ser avaliado segundo a participação dos alunos, que deverão mobilizar os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa para auxiliá-los em suas formulações.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/02/2015
Cinco estrelasMuito bem feita essa pesquisa. Parabéns!
05/03/2014
Cinco estrelasEsta aula è excelente . Não há nada que complementar, é só aplicar.
03/02/2014
Cinco estrelasShow esta aula, td db, dou nota máxima cinco estrelas...
21/12/2012
Cinco estrelasmuito bom esse plano de aula, valeu!!!