20/12/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Identificar as primeiras formas de organização dos operários brasileiros.
Analisar as condições de vida e de trabalho da classe operária brasileira no início do século XX, compreendendo a importância da greve geral de 1917 neste contexto.
Compreender a importância da ideologia anarquista para o movimento operário brasileiro nas primeiras décadas do século XX.
Instauração da República no Brasil.
Origens do processo de industrialização brasileira.
Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto UCA (Um Computador por Aluno).
1. Iniciar as atividades desta aula com a leitura e a interpretação do texto abaixo:
História: Movimento Operário na República Velha “No Brasil, as primeiras notícias das lutas operárias remontam a 1858, quando tipógrafos do Rio de Janeiro entraram em greve reivindicando aumento de salário. Nesses momentos iniciais da organização do movimento operário, destacou-se a influência da ideologia anarquista, trazida ao Brasil pelos trabalhadores imigrantes, sobretudo italianos e espanhóis”. Autor: Roberson de Oliveira Link para acesso ao texto completo: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u12950.shtml |
Roteiro para a atividade:
a. Oriente os alunos a fazerem uma leitura atenta do texto, acessando o link indicado.
b. Solicite aos alunos que anotem no caderno as ideias centrais do texto:
2. Professor, além do texto sugerido acima, proponha aos alunos a leitura de outro texto sobre a temática da aula:
Movimentos Operários na República Velha (1889-1930), de Sandra Cristina Dias Bittencourt. Link para acesso ao texto: http://www.webartigos.com/artigos/movimentos-operarios-na-republica-velha-1889-a-1930/68627/
3. Ainda na introdução da temática com os alunos, para que eles tenham contato com o contexto político e social do período analisado, proponha que assistam ao vídeo abaixo:
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1290
Ideias centrais apresentadas no vídeo, as quais podem ser exploradas pelo professor em debate com os alunos e/ou em aula expositiva:
a. Conflitos sociais no Rio de Janeiro após a instauração da República.
b. O projeto de urbanização do Rio do Janeiro com o prefeito Pereira Passos.
c. A revolta da vacina.
d. A influência do anarquismo no movimento operário.
e. Exploração da mão de obra infantil e feminina na indústria.
f. A organização dos trabalhadores em sindicatos, as ligas operárias e as primeiras greves.
4. Para aprofundar as discussões iniciadas no vídeo anterior, relativas ao movimento operário, proponha aos alunos que assistam e debatam o documentário intitulado "A Greve Geral de 1917"
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Roteiro da atividade:
Após assistirem aos vídeos, promova entre os alunos um debate acerca das ideias centrais do documentário, apresentadas por alguns intelectuais brasileiros da atualidade, entre elas:
a. O que é o anarquismo na opinião de várias pessoas;
b. A situação da classe trabalhadora nas primeiras décadas do século XX: carestia, condições de trabalho precárias, desemprego, exploração da mão de obra infantil e feminina, entre outros;
c. Edgard Leuenroth: o trabalhador gráfico que fundou o primeiro jornal anarquista no Brasil.
d. A influência do anarquismo no movimento operário da época.
e. As ligas operárias.
f. A greve de 1917.
5. Proponha aos alunos a leitura do texto "Os 90 anos da greve de 1917" de Gilberto Maringoni. Confira um excerto do texto, abaixo:
"Os anos de 1913 a 1915 foram de intensa agitação nos meios operários, em protestos contra o desemprego e a carestia. A situação piorou nos primeiros meses de 1917. São Paulo, com 600 mil habitantes e quase 100 mil trabalhadores, era um barril de pólvora. Uma série de paralisações e protestos localizados mostra que a insatisfação toma corpo. A greve se inicia no cotonifício Crespi. A mão de obra feminina, assim como a infantil, mais barata que a masculina, era incentivada por empresários. A seção das mulheres do cotonifício torna-se uma das mais mobilizadas. Os operários se revoltam contra o prolongamento do serviço noturno e exigem 20% de aumento salarial. Ao longo de junho de 1917, o movimento se alastra por diversas empresas da capital, nos bairros do Brás e do Cambuci. As outras exigências são: jornada de oito horas, semana de cinco dias e meio e fim ao trabalho infantil. Os anarquistas logo tomam a frente das mobilizações." Link: http://www.socialismo.org.br/portal/historia/149-artigo/802-os-90-anos-da-greve-de-1917 |
1. Professor, a proposta é que os alunos reflitam sobre o tema a partir de uma pesquisa sobre alguns jornais que representaram a imprensa operária e libertária nas primeiras décadas do século XX no Brasil, como por exemplo: A Terra Livre, A Plebe e A Lanterna.
Roteiro da atividade:
1. Inicialmente os alunos devem buscar informações sobre Edgard Leuenroth que “foi um dos principais militantes anarquistas do Brasil durante a República Velha. Em 1905, esteve presente na fundação da Federação Operária de São Paulo, órgão que congregava os sindicatos dirigidos por anarquistas na capital paulista. Nesse mesmo ano, fundou, com Neno Vasco, o jornal anarquista Terra Livre. Foi diretor, entre 1909 e 1916, do jornal anticlerical A Lanterna, cuja circulação retomaria a partir de 1933. Em 1917, fundou A Plebe, outro importante órgão da imprensa anarquista.” Fonte:http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/biografias/edgard_leuenroth
2. Depois, oriente os alunos a buscarem informações sobre os jornais vinculados a Edgard Leuenroth: A Terra Livre, A Lanterna e A Plebe. Sugestão de site para consulta: http://www.ifch.unicamp.br/ael/website-ael_pesquisatematica/e-album/website-ael_ed-edga-a.htm
3. Oriente os alunos a buscarem, nas fontes consultadas, charges publicadas nos jornais citados, as quais evidenciem as reivindicações e críticas do movimento operário à sociedade capitalista, fundamentadas pela ideologia anarquista, como nos exemplos abaixo:
Fonte das imagens: Alberto Gawryszewski (org.) Imagens Anarquistas. Análises e debates. Coleção História na Comunidade, Volume 2. Link para acesso ao livro: http://www.uel.br/cch/his/ledi/exposicaoanarquistaLEDI/1livroanarquismo.pdf , p. 23 e 30, respectivamente.
Professor, promova entre os alunos o debate acerca das duas charges. O livro traz análises sobre as mesmas:
Na primeira, " o homem completamente nu simboliza um novo ser, despido literalmente dos vícios da sociedade reacionária, arcaica e tradicional capitalista-burguesa.(...) No machado está escrita a palavra anarquia, ou seja, somente o ideal anarquista pode cortar a árvore que simboliza a sociedade capitalista. Esta é representada como uma árvore que não dá frutos, folhas e oxigênio."
Na segunda, Thêmis, a deusa da justiça aparece “como a viam os anarquistas: parcial. (...) não é cega, é corrupta (se vende) e está claramente ao lado do rico patrão (obeso e bem vestido), contra o povo (magro e esfarrapado)."
4. Estimule os alunos a buscarem outras imagens para análise e debate em sala de aula, para que possam entender, a partir da imprensa libertária, a presença da ideologia anarquista no movimento operário da época.
Fontes que podem auxiliar os alunos na atividade:
Alberto Gawryszewski (org.) http://www.uel.br/cch/his/ledi/exposicaoanarquistaLEDI/1livroanarquismo.pdf
Imagens Anarquistas. Análises e debates. Link:Google Imagens – Inserir o nome do jornal no campo de busca. Link: http://www.google.com.br/imghp
Nome | Tipo |
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Questão social: caso de polícia | Vídeo |
Textos:
São Paulo, 1917: A Primeira grande greve brasileira. Link para acesso: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=55
Anarquismo. Rainer Sousa. Link: http://www.brasilescola.com/sociologia/anarquismo.htm
Vídeo:
A formação da sociedade industrial brasileira. Novo Telecurso - Ensino Médio - História - Aula 50 (2 de 2). Link para acesso: http://www.youtube.com/watch?v=piPkn40Bsd8&feature=related
A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Desta maneira, o professor poderá avaliar os alunos a cada etapa do trabalho, por meio das atividades desenvolvidas a partir dos recursos utilizados: atividades de interpretação de textos, vídeos e charges; debates; sistematização de informações e de conclusões no caderno, entre outras. A avaliação deve permitir ao professor observar se os objetivos propostos para a aula foram efetivamente alcançados pelos alunos.
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21/04/2012
Cinco estrelasadorei as informações me ajudaram muito.