02/04/2012
Selma Gonzaga Silva; Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Durante esta aula, serão desenvolvidos conhecimentos sobre a evolução, a adaptação e a seleção natural das espécies, destacando as ações dos seres humanos nesses processos.
Conhecimentos básicos sobre os conceitos de evolução humana.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as Imagens 1, 2 e 3, utilizando, para tanto, um data show.
Imagem 1
Disponível < http://oestranhocurioso.blogspot.com/2010/06/drops-no-final-das-contas-seriamos.html > acesso feito dia 15/03/2012
Imagem 2
Disponível <http://nacaoitaquera.blogspot.com/2011_07_01_archive.html> acesso feito dia 15/03/2012
Imagem 3
Disponível <http://grupoallankardec.blogspot.com/2011/05/como-acontece-nossa-evolucao.html acesso feito dia 15/03/2012
Finalizada a apresentação das Imagens 1, 2 e 3 , cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um/a expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a entregar o Texto 1 para os/as alunos/as e solicitar, em um primeiro momento, que os/as mesmos/as façam uma leitura silenciosa. Caso o/a professor/a não tenha recursos para impressão, cabe a ele/a preparar transparências para serem projetadas com retroprojetor para que os/as alunos/as façam a leitura. O/a professor/a pode ainda apresentar aos/as alunos/as o Texto 1 por meio de um data show.
Texto: Teorias da Evolução
Disponível < http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/evolucao-dos-seres-vivos/teorias-da-evolucao.php >acesso feito dia 15/03/2012
Finalizada a leitura, cada aluno/a deverá responder individualmente em seu caderno as perguntas do Questionário 1.
Questionário 1
Qual a ideia central da teoria de Lamarck?
Explique a teoria da Seleção Natural.
Qual a diferença existente entre as teorias da Abiogênese e da Biogênese?
Como ocorre o processo de adaptação?
Qual foi a primeira evidência da evolução?
A seguir, os/as alunos/as deverão socializar oralmente as respostas para que o conteúdo possa ser consolidado.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento/a a possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a ouvir em seus netbooks os Áudios 1, 2, 3 e 4. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os Áudios 1, 2, 3 e 4 se encontram disponíveis. Vale destacar que o software Amarok deverá ser utilizado para abrir os Áudios 1, 2, 3 e 4.
O/a professor/a pode executar previamente o download dos Áudios 1, 2, 3 e 4 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão ou os/as alunos/as não tenha acesso ao netbooks.
Finalizada a apresentação dos Áudios 1, 2, 3 e 4, cabe ao/a professor/a solicitar que cada aluno/a responda individualmente em seu caderno as perguntas que compõem o Relatório 1.
Relatório 1
A seguir, os/as alunos/as deverão socializar oralmente as respostas para que o conteúdo dos Áudios 1, 2, 3 e 4 possa ser consolidado.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento/a a possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados pelo/a professor/a a acessar sites por meio dos quais poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre a as teorias da evolução. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo:
Disponível < http://www.planetabio.com/evolucionistas.html >acesso feito dia 15/03/2012
Disponível < http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/18576/bdsv_exercicio_3__milhao_silvio_com_participantes_evolucao.swf?sequence=1> acesso feito dia 15/03/2012
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em grupos de quatro alunos/as para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de coletar informações sobre cinco espécies de seres vivos que utilizam a camuflagem e o mimetismo para se adaptarem ao meio em que vivem. Para tanto, os sites abaixo poderão ser indicados. As informações coletadas deverão ser organizadas para a elaboração do Relatório 2.
Disponível < http://alquimistaspontocom.blogspot.com/2009/02/camuflagem.html > acesso feito dia 15/03/2012
Disponível < http://ciencia.hsw.uol.com.br/camuflagem-animal.htm> acesso feito dia 15/03/2012
Disponível < http://pt.wikipedia.org/wiki/Mimetismo > acesso feito dia 15/03/2012
Disponível < http://www.google.com.br/search?q=qual+a+diferen%C3%A7a+camuflagem+e+mimetismo%3B&hl=pt-BR&sa=X&prmd=imvnsfd&tbm=isch&tbo=u&source=univ&ei=TVtiT6uxCcWRgwfqxdT8Ag&ved=0CDMQsAQ&biw=1272&bih=641 > acesso feito dia 15/03/2012
Relatório 2 |
Defina o que é camuflagem natural. Em que consiste o mimetismo? Qual diferença existe entre camuflagem e mimetismo? O que é auto mimetismo? Por que, na natureza, qualquer tipo de vantagem aumenta a chance de sobrevivência? Explique. Por que os soldados usam roupas camufladas? Selecione 5 imagens que ilustram a camuflagem e 5 imagens que ilustram o mimetismo. |
Com o término do relatório de atividade, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.
Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em grupos de quatro alunos/as para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de coletar informações para o preenchimento das Tabelas 1 e 2, referentes, respectivamente, ao número de habitantes e a quantidade de alimentos produzidos no Brasil. Para tanto, os sites abaixo poderão ser indicados.
Disponível < http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1766 > acesso feito dia 15/03/2012
Disponível < http://br.monografias.com/trabalhos3/deficit-habitacional/deficit-habitacional2.shtml > acesso feito dia 15/03/2012
Disponível < http://www.brasilescola.com/brasil/o-crescimento-da-populacao-brasileira.htm > acesso feito dia 15/03/2012
Disponível < http://www.scielo.br/pdf/ea/v9n24/v9n24a08.pdf > acesso feito dia 15/03/2012
Disponível < http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2008/07/17/421683/produo-alimentos-x-produo-biocombustiveis.html > acesso feito dia 15/03/2012
Disponível < http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=278 > acesso feito dia 15/03/2012
Tabela 1
ANO |
Quantidade de habitantes |
1970 |
|
1980 |
|
1990 |
|
2000 |
|
2010 |
|
Tabela 2
ANO |
Quantidade de alimentos produzidos |
1970 |
|
1980 |
|
1990 |
|
2000 |
|
2010 |
|
Finalizado o preenchimento das Tabelas 1 e 2, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas para que os/as alunos/as criem uma história em quadrinhos sobre o tema abordado durante a aula. Será necessária a orientação, por parte do/a professor/a, para que os/as alunos/as acessem os sites abaixo mencionados utilizando a internet através do software Mozilla Firefox.
Historia em quadrinhos
Disponível < http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/hagaque/ > acesso feito dia 15/03/2012
Disponível < http://materialdidatico.pbworks.com/w/page/20509747/Tutorial%20Hag%C3%A1Qu%C3%AA > acesso feito dia 15/03/2012
Na criação da história em quadrinhos os/as alunos/as deverão abordar o conteúdo estudado durante a aula, explicando, de forma lúdica o que eles/as aprenderam.
Concluída a atividade, as duplas deverão socializar com as demais as histórias que por elas foram criadas, utilizando, para tanto um data show conectado aos netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento/a a possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização do Experimento 1 no Laboratório de Biologia. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes ao Experimento 1 devem ser apresentados pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante o Experimento 1.
Experimento 1: Guerra dos bicos
Disponível < http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/3597/Guerra_dos_Bicos-1.pdf?sequence=1 > acesso feito dia 15/03/2012
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a problematizar a temática recorrendo, para tanto, às questões abaixo:
Após a problematização, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a elaborarem hipóteses com o intuito de aprimorarem suas respostas.
Concluída a elaboração de hipóteses, cabe ao/a professor/a trabalhar o Texto 2 com os/as alunos/as adotando o mesmo procedimento já adotado em relação ao Texto 1.
Texto 2: Antes de rastejar, as cobras tinham pernas
Disponível < http://blogs.estadao.com.br/radar-cientifico/2011/02/08/56/ > acesso feito dia 15/03/2012
Finalizada a leitura do Texto 2, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. A questão abaixo pode ser usada pelo/a professor/a para estimular esse debate:
A partir desse debate, a problematização e as hipóteses podem ser resgatadas no sentido de viabilizar os devidos esclarecimentos a partir do conteúdo do Texto 2.
Cabe ao/a professor/a entrar em contato com o/a professor/a de Geografia e pedir sua contribuição para que, durante sua aula, sejam desenvolvidas explicações sobre a Pangeia. Com isso, os/as alunos/as podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado, assim como podem apresentar um bom engajamento e maior interesse durante as aulas de Geografia.
Sugestão de aulas do Portal do Professor referentes à temática
A formação dos continentes
Disponível < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12658 > acesso feito dia 15/03/2012
Continental Divide: The Breakup of Pangaea
Disponível < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18248> acesso feito dia 15/03/2012
Nome | Tipo |
---|---|
Charles Darwin, o pai da evolução biológica - Parte II | Áudio |
Lamarckismo - Parte I | Áudio |
Charles Darwin, o pai da evolução biológica - Parte I | Áudio |
Guerra dos bicos | Experimento prático |
Lamarckismo - Parte II | Áudio |
Exercício sobre evolução | Animação/simulação |
Disponível <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/18652/bdsv_2__periodo_pre_darwin.swf?sequence=1 > acesso feito dia 15/03/2012
Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=7aCjP1flIE8> acesso feito dia 15/03/2012
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as mesmos/as nas atividades solicitadas.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/04/2012
Cinco estrelasParabéns, eusempre me fiz essa pergunta só que nunca consegui encontrar a resposta. Agora com essa aula eu consegui. Valeu
03/04/2012
Cinco estrelasMaterial fantastico, muito bem elaborada a aula. Parabéns