23/11/2009
Rosângela Menta Mello
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Compreender que a prática de esportes na escola, ajuda a construir valores e a trocar experiências.
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
Quem não aprende com as práticas esportivas?
Através dos esportes aprendemos a lidar com os sentimentos de perda, frustração, ansiedade, paciência, respeito ao próximo, além de ter que aprender a esperar a sua vez.
Quem gosta de desafios?
Por que existem pessoas com mais habilidade para determinado esporte que outras?
Por que isso acontece?
É interessante permitir ao aluno conhecer várias modalidades, estimulando-o, porém sempre respeitando suas opiniões e desejos, sabemos que o esporte na escola não deve ser usado como forma de criar atletas e sim ajudar a formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades e acima de tudo sabendo respeitar seu semelhante.
PORTAL DA EDUCAÇÂO (MARINGÁ).Disponívem em: http://www.portaldaeducacaomaringa.pr.gov.br/sistema_maringa_ensina/adm/imagens/7767118ffe3d.jpg acessada em 21/09/2009.
PROBLEMATIZAÇÃO
Escola e esporte [Esporte na escola]
PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18413/escola_esporte_escola.wmv acessada em 20/09/2009.
Este recurso nos mostra a importância de iniciarmos a prática de esportes na escola, apresenta entrevista com Pampa atleta de vôlei que relata sobre os benefícios da prática de esportes na escola. O video é bem interessante nos mostra também um tipo de corrida de Jerico que acontece na cidade de Panelas onde toda população se envolve com esta atividade.
Podemos utilizar estes questionamentos como ponto de partida para motivar os alunos a pesquisarem mais sobre a prática esportiva.
O esporte deve ser oferecido a todos independente de suas possibilidades, na escola devemos utilizar o esporte para fins de socialização e não para formação de atletas.
Atividade
SALVO DO CAMPO MINADO
CATARSE
Quando trabalhamos esporte, podemos tratar as modalidades esportivas, jogos com regras e até mesmo jogos construídos pelos alunos.
Existem pessoas que não apresentam habilidades para praticar esportes, mas estas conseguem perfeitamente fazer do esporte uma forma recreativa para passar o tempo.
PRÁTICA SOCIAL FINAL
Verifique o progresso do conceito sobre esporte adquirido pelos alunos, uma possibilidade é a construção de cartazes que demonstrem a prática esportiva com as preferências dos alunos, o trabalho pode ser realizado individualmente onde cada um deverá registrar em forma de desenho a modalidade esportiva que mais gosta.
Atividade 3
Neste momento o professor poderá por em prática a atividade sugerida no vídeo utilizado na aula.
BARRA BANDEIRA OU PIQUE BANDEIRA
Material
Regras do jogo
Nome | Tipo |
---|---|
Escola e esporte [Esporte na escola] | Vídeo |
Centro de Referência em Educação Mário Covas. Disponível em http://www.crmariocovas.sp.gov.br/noticia.php?it=7654 acessado em 06/08/2009.
Brasil Escola. Disponível em http://www.brasilescola.com/psicologia/esporte-infantil.htm acessado em 06/08/2009.
Realizada durante toda a aula, através da participação nos momentos práticos assim como conceitos formados pelos alunos. Utilizar também os questionamentos e intervenções realizadas nos momentos de discussão, podendo ser utilizado também como forma de avaliação as produções (desenhos) feitas pelos alunos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/04/2012
Cinco estrelasé muito importante o esporte na escola enquantoestao jogando estao com a mente ocupada e nao pens e outras coisas q levam para o mal caminho parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!