Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DESENVOLVIMENTO DOS ORGÃOS DOS SENTIDOS: sabores e cores.

 

15/09/2009

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderão aprender com esta aula:

a) a experimentar e diferenciar: texturas, sabores e cores.

Duração das atividades
A atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As sensações do corpo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Sabores, cores e texturas.

1º Momento: O professor deve preparar antecipadamente esta aula trazendo todo material a ser utilizado: liquidificador, jarra com água, recipientes para armazenar os sucos, peneira, laranja, limão, 5 cenouras, 2 beterrabas e 1 molho de espinafre. Este material pode ser combinado anteriormente com as crianças, solicitando um ingrediente por criança. Em seguida,  deve  questionar com as crianças: Quais cores têm as frutas e legumes que estão aqui na bacia? Quais cores têm os sucos de laranja, uva, acerola, limão? Quem já tomou suco de cenoura, beterraba? Será que podemos fazer tinta com estas frutas e legumes?

2º Momento: O  professor  solicita às crianças que explorem os legumes e as frutas segurando na mão, sentindo o cheiro, percebendo a textura e a forma. A cenoura é grande? Ë mole? Ë dura? A folha do espinafre é lisa? É áspera? A beterraba é mole? A laranja tem cheiro? E o limão? A laranja é igual ao limão? Em seguida o professor deve cortar a cenoura e colocar com um pouco de água dentro do liquidificador e deixar triturar, fazendo um suco bem grosso, depois deve peneirar a cenoura e separando a massa da cenoura do suco. O professor deve questionar sobre a cor do suco, e em seguida faz o mesmo com a beterraba, e o espinafre, depois faz um suco de laranja e outro de limão. Ao final terá cinco sucos de cores diferentes, laranja escuro (cenoura), vinho (beterraba), verde escuro (espinafre), verde claro (limão) e laranja claro (laranja). Durante todo o processo o docente deve indagar sobre o cheiro dos sucos e as cores.

3º Momento: O  professor  divide os sucos da cenoura, beterraba e espinafre em duas partes, guardando uma parte na geladeira para ser utilizado para tingir o grude. Em seguida o professor propõe fazerem sucos de cores e sabores diferentes, tendo como base a laranja e o limão. No suco de limão coloca-se muito pouco açúcar para que a criança perceba o azedo do limão. Depois dos sucos prontos, coloca-se nos copos descartáveis e a professora prova dizendo se está gostoso e convida as crianças a provarem e falarem sobre o paladar: O suco de laranja com cenoura é gostoso? É doce?
E o de limão? É doce? Azedo? Qual você gostou mais? O professor pode trazer qualquer comida salgada para sala para que as crianças provem e falem sobre outro sabor.

Suges tões: Pode se fazer suco de laranja com cenoura, suco de laranja com beterraba, suco de limão com espinafre. Também pode ser feito um bolo de cenoura com a massa que foi separada.

Avaliação
  • Avaliar se as crianças:

a) verbalizaram palavras representando as sensações e os nomes das cores;

b) incorporaram ao seu vocabulário novas palavras como: doce, azedo.

c)  participaram da atividade com envolvimento;

d) esperaram a vez para experimentar os sucos e falar o que sentiram.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.