20/08/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Professor, providencie os materiais descritos abaixo:
No laboratório de Química
Inicie a aula com o experimento a seguir:
MATERIAIS
PROCEDIMENTOS
1. Coloque álcool combustível em uma das lamparinas até aproximadamente 2 cm de altura.
2. Enxugue bem com um papel absorvente qualquer quantidade de álcool que possa ter escorrido para fora da lamparina ou sobre a bancada.
3. Acenda com cuidado a lamparina que contém álcool e coloque um pires branco sobre a chama da lamparina – a uma distância de mais ou menos 5 cm. Após cerca de 5 segundos observe o fundo do pires.
4. Apague a lamparina e anote suas observações. (quantidade de material depositado)
5. Repita o mesmo procedimento utilizando a outra lamparina, agora com gasolina.
Experimento adaptado do recurso:
Combustão e energia
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12242
Após o experimento, leve os alunos para o laboratório de informática.
No laboratório de informática, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Depois que os alunos se organizarem, Peça para que eles respondam as questões abaixo:
1 – Como chamamos o que ficou depositado no fundo do pires?
2 – Por que um dos combustíveis depositou mais material que o outro?
3 – Qual dos combustíveis é considerado o mais limpo? Explique.
Para responder as questões os alunos poderão pesquisar na internet ou utilizar o que foi observado no experimento. Eles deverão entregar as respostas para a avaliação.
Em seguida, informe que uma das principais diferenças entre esses dois combustíveis é a quantidade de energia liberada pela combustão. Cada substância possui uma quantidade de energia padrão que é liberada pela combustão, essa energia é denominada de energia de combustão ou calor de combustão.
Peça para os alunos abrirem a simulação abaixo:
E agora maquinista?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12255
Figura 1 – Simulação sobre calor de combustão
Os alunos deverão responder as perguntas abaixo:
1 – Quais são os problemas ambientais causados pelos combustíveis descritos na simulação?
2 – O que é volatilidade?
3 – Diga qual é o combustível mais econômico e com uma maior energia de combustão? Para isso, efetue os cálculos solicitados pela simulação.
Figura 2 – Resultados dos cálculos da simulação
Professor, utilize esse momento para explicar como são feitos os cálculos da simulação.
Para sistematizar a aula os alunos deverão fazer um relatório sobre o que eles entenderam do tema abordado na aula, explicando como foram efetuados os cálculos e qual o melhor combustível para a locomotiva (simulação).
Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação e as imagens aos alunos na própria sala de aula.
Nome | Tipo |
---|---|
Combustão e energia | Experimento prático |
E agora maquinista? | Animação/simulação |
Site
Nesse site você encontra informações sobre a energia de combustão.
O professor poderá avaliar os alunos através do relatório produzido e dos cálculos efetuados ao longo da aula que os alunos entregarão para o professor.
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