30/01/2014
Adlane Vilas-Boas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
· Aprender como funciona o sistema reprodutor e suas funções.
· Compreender a importância do sistema reprodutor para os seres humanos.
· Aprender quais são os componentes do sistema reprodutor.
· Compreender como a importância do sistema reprodutor para o desenvolvimento das características sexuais masculinas e femininas.
· Compreender o ciclo menstrual nas mulheres.
· Comparar o sistema reprodutor humano com o de outros organismos.
Não é necessário conhecimentos prévios.
- Informática
- Trabalho de pesquisa em grupo sobre temas relativos ao sistema reprodutor.
Atividades a serem executadas:
Instruções ao professor
Atividade 1 – Animação Fisiologia - Reprodução
Se disponível, utilize o Laboratório de informática, separando a turma em duplas ou trios, para enriquecer a discussão entre os alunos, e execute a animação Fisiologia – reprodução que está disponível no site do PlanetaBio no link: http://www.planetabio.com/reproducao.html - acessado em 13/08/2013 às 12:03 hs.
Nessa animação, o professor poderá mostrar aos alunos os componentes do sistema reprodutor masculino e feminino. Também mostra como são produzidos os gametas e o papel dos órgãos do sistema reprodutor em cada etapa e no desenvolvimento das características primárias e secundárias de homens e mulheres, ciclo menstrual feminino, entre outras coisas referentes ao assunto.
À medida que os alunos assistem e interagem com a animação, o professor deve promover questionamentos sobre cada componente e etapa que envolve o sistema reprodutor e explicar os pontos mais relevantes sobre o assunto.
O ciclo menstrual é um desafio para o aluno entender devido à grande quantidade de informações sobre os diferentes hormônios e as mudanças fisiológicas envolvidos. A animação pode ser explorada para mostrar detalhadamente as etapas ou apenas alguns pontos importantes, como os dias de menstruação ou ovulação.
Como curiosidade, você pode executar os objetos abaixo a título de curiosidade caso julgue necessário:
Áudio com música e informações sobre reprodução sexual
Áudio que explica sobre a reprodução humana de maneira simples:
Aponte para os alunos os sistemas reprodutores de outros organismos, comparando-os com o Homem, mostrando as diferenças e semelhanças entre eles.
Atividade 2 – Pesquisa – Métodos contraceptivos
Ainda no laboratório de informática, separe a turma em grupos e peça para que cada grupo faça uma breve pesquisa sobre um método contraceptivo e a relação deste método com doenças sexualmente transmissíveis. Ou seja, o grupo vai pesquisar qual é o método, como o utiliza, sua eficácia, e se este método pode ser utilizado para prevenir doenças sexualmente transmissíveis e quais doenças ele pode prevenir. Os temas das pesquisas devem ser previamente escolhidos pelo professor que ficará responsável por designar um método contraceptivo para cada grupo, seja por sorteio ou por preferência dos grupos. O número de grupos e o de seus integrantes, será escolhido pelo professor conforme ele preferir, levando-se em conta número de alunos e disponibilidade de tempo para a execução desta atividade.
Após a pesquisa, peça a eles que preparem pequenas apresentações para o restante da sala sobre os métodos contraceptivos sob sua responsabilidade (de 5 a 10 minutos para cada apresentação). Dê tempo para a turma discutir o tema após as apresentações, onde eles possam expor seu ponto de vista e retirar possíveis dúvidas que os alunos tenham.
Nome | Tipo |
---|---|
Por que precisa fazer sexo para ter filhos? | Áudio |
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemagenital.php- (acessado em 08/07/2013 às 16:53 hs).
Sugerimos que o professor utilize a participação dos alunos nas atividades e debates e a apresentação dos métodos contraceptivos como avaliação.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!