16/01/2014
Adlane Vilas-Boas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
O aluno poderá caracterizar o processo de respiração celular e seus mecanismos, além de identificar os nutrientes necessários no processo da respiração celular
Fotossíntese e introdução ao sistema respiratório, às células e suas funções.
O foco dessa aula é a importância da respiração para a obtenção de energia.
Esta aula está dividida em duas partes: a primeira, com uma atividade de interação com recurso educacional sobre respiração e a segunda parte, com a exibição de um vídeo sobre respiração celular e aplicação de uma atividade que utiliza palavras-chave sobre este assunto. A ideia é mostrar a respiração nos níveis orgânico e celular, contribuindo para o entendimento da relação entre estes processos.
Para a primeira parte desta aula serão necessários os seguintes recursos:
- Computadores para interação dos alunos com o objeto sugerido e/ou computador com projetor de imagens.
Para a primeira parte desta aula serão necessários os seguintes recursos:
- Computador com caixas de som e projetor de imagem;
- Cópias da atividade para que os alunos completem por escrito.
PARTE 1: Respiração no nível orgânico - Interação com o objeto educacional
Se disponível, utilize o laboratório de informática para que os alunos interajam com o objeto educacional, que possui recurso de animação. O professor poderá apresentar esta aula seguindo as etapas propostas no objeto
Imagens do objeto utilizado:
Etapas presentes no objeto e seu conteúdo:
O professor pode utilizar as três primeiras etapas para explorar o conhecimento prévio sobre o sistema respiratório e introduzir novos conhecimentos. A partir da quarta etapa poderá aprofundar a discussão sobre os mecanismos de respiração, focando nas características da respiração celular. A quinta etapa permite comparar brevemente o processo de troca de gases em diferentes filos e organismos.
Sugere-se que o professor estimule os alunos a fazer perguntas durante a aula sobre o que estão observando no objeto. Se apenas o computador do professor (com projetor) estiver disponível, a navegação pelas etapas pode ser feita pausadamente junto com os alunos.
PARTE 2: Atividade sobre respiração celular
O professor poderá iniciar essa segunda parte com a exibição do seguinte vídeo:
Este vídeo do Projeto EMBRIAO, da Universidade Estadual de Campinas, apresenta o processo de respiração celular de forma dinâmica, retratando os organismos que realizam esse processo, sua localização celular e suas principais reações.
Após esta exibição e discussão sobre do vídeo o professor pode utilizar o exercício a seguir que consiste em completar sentenças sobre o tema do vídeo. A partir de um texto sobre o assunto, ou transcrição de trechos do que foi falado no vídeo são retiradas palavras-chave. Os alunos, então, devem escolher a palavra que corresponde ao espaço vazio. O professor pode desenvolver diversas frases para que o aluno complete com diferentes palavras-chave. No exemplo abaixo, as respostas foram colocadas à frente das frases selecionadas. Não se pode esquecer de deixar o mesmo espaço para o preenchimento, para que o aluno não seja levado a colocar uma palavra pequena em um espaço pequeno ou uma palavra grande em um espaço grande.
Exemplo com respostas*:
Complete o texto utilizando as seguintes palavras-chave:
OXIGÊNIO - ENERGIA - GÁS CARBÔNICO - ÁGUA - GLICOSE - OXIDAÇÃO - MITOCÔNDRIA
- A respiração celular é o processo de extração de ___________ da glicose. [energia]
- Nesse processo ocorre a oxidação da ___________, produzindo ___________ e ___________, além da liberação de ___________, que é utilizada pela célula. [glicose - gás carbônico - água - energia]
- A organela citoplasmática responsável por este mecanismo de respiração é a ___________, atuando como uma verdadeira usina de energia. [mitocôndria]
- Equação geral da respiração celular: C6H12O6 + O2 -> 6CO2 + 6H2O + energia
Essa equação mostra que a molécula de ___________ é degradada pelo ___________ de maneira a originar substâncias relativamente mais simples como ___________ e ___________ liberando assim ___________. [glicose - oxigênio - gás carbônico - água - energia]
- Na respiração, grande parte da ___________ liberada durante a ___________ da glicose se transforma em calor. Essa produção de calor contribui para a manutenção de uma temperatura do corpo. [energia - oxidação]
*Caso o professor queira utilizar o texto do exemplo basta copiar e colar em um editor de texto o seguinte modelo da atividade e imprimir cópias para os alunos:
Escola: ________________________________________________________________________________________ Data: _________________
Professor: ___________________________________________________________________________________________________________
Nome do aluno:__________________________________________________________________________________ Tuma: ________________
Atividade sobre respiração celular
Complete o texto utilizando as seguintes palavras-chave:
OXIGÊNIO - ENERGIA - GÁS CARBÔNICO - ÁGUA - GLICOSE - OXIDAÇÃO - MITOCÔNDRIA
- A respiração celular é o processo de extração de ______________________ da glicose.
- Nesse processo ocorre a oxidação da ______________________, produzindo ______________________ e ______________________, além da
liberação de ______________________, que é utilizada pela célula.
- A organela citoplasmática responsável por este mecanismo de respiração é a ______________________, atuando como uma verdadeira usina de
energia.
- Equação geral da respiração celular: C6H12O6 + O2 -> 6CO2 + 6H2O + energia
Essa equação mostra que a molécula de ______________________ é degradada pelo ______________________ de maneira a originar substâncias
relativamente mais simples como ______________________ e ______________________ liberando assim ______________________.
- Na respiração, grande parte da ______________________ liberada durante a ______________________ da glicose se transforma em calor. Essa
produção de calor contribui para a manutenção de uma temperatura do corpo.
Nome | Tipo |
---|---|
Fisiologia - sistema respiratório | Hipertexto |
Respiração celular | Vídeo |
Vídeos:
De onde vem o espirro?
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/705
Descrição do recurso: Episódio do programa De onde vem?, da TV Escola. Descreve os aspectos fisiológicos que envolvem a ação de espirrar.
Respiração celular (com LIBRAS)
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/21214
Este vídeo é o mesmo vídeo utilizado na aula, mais o recurso de LIBRAS.
A interação dos alunos com objeto sugerido e o desempenho na atividade de completar com palavras-chave, indicará se os objetivos da aula foram atingidos e se há necessidade ou não de revisar o que foi apresentado.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!