24/09/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita.Além disto, é preciso que sejam capazes de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas.
Informações ao professor
Professor, reconhecendo que a consciência fonológica é uma condição necessária, mas não suficiente para uma criança se alfabetizar, consideramos essencial criar situações por meio das quais nossos alunos possam refletir sobre as formas orais e escritas das palavras. De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa atividades lúdicas possibilitam momentos para que os alunos possam refletir sobre o sistema de escrita alfabética “[...] quando cantamos músicas e cantigas de roda, ou recitamos parlendas, poemas, quadrinhas, ou desafiamos os colegas com diferentes adivinhações, estamos nos envolvendo com a linguagem de maneira lúdica e prazerosa”. (Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Os jogos como importante recurso didático para a aprendizagem de SEA. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012, p. 36 -39). Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>.Acesso em: 27 de ago. 2013.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Motivando os alunos...
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 27 de ago. 2013.
Professor, alfabetizar letrando sugere adequar situações em que os alunos possam: ler, escrever e pensar sobre o funcionamento do sistema de escrita. Porém, ressaltamos que é importante que esse trabalho seja permeado de atividades que possam proporcionar a construção do conhecimento de maneira prazerosa.
Para iniciar verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre rimas, leia as trovinhas abaixo e peça que os alunos tentem adivinhar.
a- O que é, o que é?
Sou gigante, gigantão,
Tenho doze filhos no meu coração,
De cada filho trinta netos,
Metade brancos e metade pretos. (O ano, os meses, os dias e as noites.).
b- O que é, o que é?
É uma varinha de condão
Que, ao tocar numa caixinha,
Faz lembrar uma estrelinha
Brilhando na escuridão. (O fósforo.).
Fonte: MOTA, António. O livro das adivinhas. São Paulo: Leya, 2011.
Professor, depois que a turma adivinhar, registre as adivinhações na lousa e peça que copiem no caderno de Língua Portuguesa.
Após a cópia, leia você as adivinhações, depois solicite que os alunos leiam. Ao final, pergunte quem sabe o que é rima. Ouça as respostas e indague quais são as palavras, das adivinhações acima, que rimam. (Se necessário, peça que consultem o dicionário para verificar o significado da palavra rima. Socialize, pedindo que dois ou mais alunos leiam o significado.).
Para checar se os alunos sabem o que é rima, convide-os para realizar a seguinte atividade:
Brincadeira com rima
Professor, você fará, a cada aluno, uma pergunta, que ele deverá responder com uma palavra que rime com a última que você ditou. Por exemplo:
___ (Nome do aluno) O que você vai pôr na minha sacola?
___ (Nome do aluno) O que você vai pôr na minha mala?
___ (Nome do aluno) O que você vai pôr na minha pasta?
___ (Nome do aluno) O que você vai pôr na minha lancheira?
___ (Nome do aluno) O que você vai pôr no meu bolso?
___ (Nome do aluno) O que você vai pôr no meu estojo?
Ao final, peça que os alunos digam o que achou da brincadeira e que também justifiquem suas respostas.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Apresente as imagens abaixo para os alunos. Você poderá utilizar recurso multimídia, para isso, faça slides e por meio de data show ou DVD exponha à turma.
Estátua de Carlos Drummond em Copacabana (Rio), de Leo Santana, com um verso do poema "Mas viveremos".
Fonte: Sítio: “Prosa temática”. Disponível em: <http://blocosonline.com.br/literatura/prosa/temdomes/2011/03/poesia/tempro03.php>. Acesso em: 27 de ago. 2013.
Estátua do poeta Vinícius de Moraes, em Salvador, Bahia.
Fonte: Sítio: “Salvador- Bahia”. Disponível em: < http://www.salvador-bahia.travel/blog/?p=204>. Acesso em: 27 de ago. 2013.
Estátua do Poeta Castro Alves na Praça da Liberdade - Castro Alves – BA.
Fonte: Sítio: “Wikimedia Commons”. Disponível em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/68/Est%C3%A1tua_do_Poeta_Castro_Alves.jpg>. Acesso em: 27 de ago. 2013.
Leitura e discussão das imagens
Questione a turma:
Após o diálogo informe aos alunos, que as estátuas representam o reconhecimento à valiosa contribuição literária das obras desses poetas brasileiros. Oriente os alunos a observar, nas legendas, o lugar onde estão essas estátuas.
Aproveite para conhecer por meio da bibliografia quem são estes poetas. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, você poderá solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Ou, se preferir use um projetor multimídia para projetar as bibliografias.
Dados sobre a vida dos poetas poderão ser adquiridos em:
Carlos Drummond – Sítio: “Releituras – resumo biográfico e bibliográfico”. Disponível em:<http://www.releituras.com/drummond_bio.asp>. Acesso em: 27 de ago. 2013.
Castro Alves – Sítio: “Academia Brasileira de Letras”. Disponível em: <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=124>. Acesso em: 27 de ago. 2013.
Vinícius de Moraes - Sítio “Releituras – resumo biográfico e bibliográfico”. Disponível em:<http://www.releituras.com/viniciusm_bio.asp>. Acesso em: 27 de ago. 2013.
Para realizar um jogo com o poema “No meio do caminho de Carlos Drummond”, acesse o sítio: “Portal do professor”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19161>. Acesso em: 27 de ago. 2013.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, selecione um poema para trabalhar com a turma. Você poderá utilizar o sítio “Revista Nova Escola”, disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/leitura-literaria/era-uma-vez-poesia.shtml>, acesso em: 27 de ago. 2013, para escolher entre os 20 poemas apresentados neste endereço. Escolhemos um deles e registramo-lo abaixo. Escreva-o na lousa e peça que os alunos copiem no caderno de Língua Portuguesa. Como é um texto longo, dependendo do nível de seus alunos você irá utilizar um horário para fazer a cópia do texto. Se possível peça que façam uma ilustração para representar o que entenderam da leitura.
Meu amigo dinossauro (Ruth Rocha) | |
Um pequeno dinossauro |
— Mas então por que o petróleo
|
Fonte: Sítio: “Revista Nova Escola”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/meu-amigo-dinossauro-634227.shtml>. Acesso em: 27 de ago. 2013.
Observação: Professor, se você preferir poderá providenciar uma cópia impressa para cada aluno. Também poderá fazer a leitura inicial utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Caso os alunos possuam tablet também terão a possibilidade de utilizá-lo.
Oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia para a turmaem voz alta. Faça interrupções ao final de cada verso, ressalte as informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com eles estes dados.
A atividade a ser realizada após a leitura da turma é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que organize um diálogo para descobrir o que entenderam do texto, quais as palavras que desconhecem (quando possível, peça que consultem o dicionário para descobrirem o significado da mesma.). Se houver interesse e tempo disponível, você poderá organizar uma pesquisa, sobre algumas das informações citadas ao longo do poema, por exemplo: dinossauros; linha do tempo histórico com as eras geológicas (pré-cambriana, paleozoica, mesozoica e cenozoica); origem do petróleo e seus usos; animais em extinção. Também poderá apresentar dados bibliográficos sobre a autora, sugerimos o sítio: “Ruth Rocha”. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm>. Acesso em: 27 de ago. 2013.
Você também poderá ler o poema: “Meu amigo dinossauro”por meio do sítio “Alegria em ensinar educação”. Disponível em: <http://educacao-ale.blogspot.com.br/2010/11/meu-amigo-dinossauro.html>. Acesso em: 27 de ago. 2013.
Para finalizar este momento, pergunte o que os alunos acharam do poema. É importante que justifiquem suas respostas.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Retome o texto da aula anterior. Faça uma leitura coletiva, você poderá pedir que cada grupo de alunos leia uma estrofe. Aproveite para verificar se eles reconhecem que:
Em seguida, registre na lousa as atividades abaixo, peça que a turma copie e resolva-as.
1) Um texto pode ser classificado de várias maneiras. Por exemplo: anúncio, texto dramático, poema, dentre outros. Como pode ser classificado o texto “Meu amigo dinossauro”? (Professor, mesmo que não tenham estudado as características do poema, a palavra poema foi usada frequentemente até agora, portanto é natural que eles intuam o que seja.).
2) Responda:
a- Quantos versos e quantas estrofes tem o poema lido?
___________________________________________________________ (76 versos e 19 estrofes.).
b- Explique o que é uma rima e retire do texto quatro exemplos de rima.
____________________________________________________________ (Rima é a coincidência de sons finais, como em Joaquim e jardim. Professor, é importante que os alunos tentem explicar da forma que sabem. Provavelmente não terão dificuldades em encontrar os exemplos, se necessário, auxilie-os. Se achar conveniente, apresente a eles um exemplo de poema sem rima.).
c- Releia este verso.
— Mas este bicho está extinto!
O que a poeta quis transmitir ao escrever extinto? _________________________________________________________________
3) Copie do poema a palavra que rima com extinto. ____________ (Distinto – esta palavra está escrita no 5o verso.).
Quais são os sons que rimam nessas palavras? __________________ (Extinto – distinto)
4) Sublinhe, no quadro abaixo, outras palavra que rimem com extinto.
cinto– pato – sentimento – labirinto - chato - minto - fato – faminto - gatinho - tinto |
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, tendo em vista que você é um modelo de leitor para os alunos, escolha um poema e leia para a turma. Faça a entonação adequada a cada verso. Antes de ler, informe o nome do poema e do autor, e relate alguns dados bibliográficos do mesmo.
Ao final de sua leitura, pergunte: O que acharam do texto? Que verso gostaria de destacar? Por quê? Que sentimentos, ideias o poema faz surgir? Vocês gostariam que eu relesse algum verso?
Depois da conversa, solicite que os alunos escolham um poema para recitar. Para isto, você poderá sugerir que eles tragam um poema de casa ou utilizem as obras enviadas para as escolas públicas, pelo acervo complementar do PNLD 2013, por exemplo:
Oriente a turma que leiam o poema escolhido, silenciosamente, uma ou mais vezes. O tempo para a leitura é fundamental para que se familiarizem com o poema. Depois do tempo estipulado, dê espaço para a realização da leitura em voz alta pelos alunos. Ao final de cada leitura, incentive os alunos a apresentarem suas impressões, sentimentos, opiniões sobre o poema.
Observação: Professor, se possível, organize uma visita à biblioteca da escola, para que os alunos possam pesquisar outros poemas. Caso necessário, dê alguns dias para que eles possam organizar uma apresentação dos poemas preferidos. A organização de um mural com poemas e um recital de poemas, também enriqueceria este momento. Ao optar por realizar um recital, grave este momento. Com o laptop Classmate do Projeto UCA, por meio da Webcam utilize o caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). Se não tiver o laptop Classmate, utilize outros recursos tecnológicos disponíveis. Ao final da atividade, organize uma roda de conversa para que todos os alunos possam compartilhar seus sentimentos em relação à atividade. Produza com os alunos um texto coletivo ou solicite que cada um redija o seu, a fim de registrarem a etapa vivenciada.
Outras possibilidades
Professor, você poderá apresentar poemas visuais, também conhecidos como poemas figurados ou figurativos. São aqueles em que as palavras formam um desenho relacionado ao conteúdo do poema. Veja alguns exemplos:
Fonte: Sítio: “Língua Portuguesa”. Disponível em: <http://linguaportuguesacems.blogspot.com.br/2013/06/poesia-visual-7-ano.html>. Acesso em 30 de ago. 2013.
No sítio de Sérgio Capparelli, clicando no link “Ciberpoesia”, você terá acesso a alguns poemas visuais, eles estão disponíveis em: <http://www.ciberpoesia.com.br/>. Acesso em 30 de ago. 2013.
Fonte: Sítio: “Sérgio Capparelli - Ciber poesia”. Disponível em: <http://www.ciberpoesia.com.br/>. Acesso em 30 de ago. 2013.
6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, não são apenas os poetas profissionais que criam poemas. Pessoas comuns também gostam de fazer versos. Informe isto aos alunos e apresente alguns exemplos, veja os registrados abaixo. Escreva na lousa e peça que os alunos copiem no caderno de Língua Portuguesa ou providencie uma cópia impressa para cada aluno colar no caderno. Convide a turma para ler os quadrinhos oralmente, em uníssono.
Exemplos de quadrinhas populares:
Batatinha quando nasce se esparrama pelo chão menininha quando dorme põe a mão no coração. (Origem popular) |
Fui fazer a minha cama me esqueci do cobertor deu um vento na roseira encheu minha cama de flor. (Origem popular) |
Lá no fundo do quintal tem um tacho de melado quem não sabe cantar verso é melhor ficar calado. (Origem popular) |
Subi na serra do fogo com sapato de algodão o sapato pegou fogo e eu voltei de pé no chão. (Origem popular) |
Fonte: Acervo da própria autora.
Importante: pergunte se os alunos sabem por que as quadrinhas são de origem popular. O que isso quer dizer? Você poderá reforçar: isso quer dizer que elas são criadas pelo povo, sem ter um autor único e definido. Se houver interesse e tempo disponível, você poderá organizar uma pesquisa, sobre quadrinhas populares.
Outros exemplos de poemas de origem popular poderão ser adquiridos por meio do sítio “Poemas e quadrinhas – Prefeitura de Salvador”. Disponível em: <http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-cenap/publicacoes/caderno%20de%20apoio%20a%20pratica%20pedagogica%20poemas%20e%20quadrinhas.pdf>. Acesso em: 30 de ago. 2013.
Ressaltamos que as atividades que exploram as rimas favorecem o desenvolvimento da compreensão leitora e a construção da escrita. |
Observação: peça que cada aluno escolha uma das quadrinhas acima e leia-as algumas vezes para decorá-las. Depois, chame um de cada vez, ou em duplas, para declamar para os colegas. Você também poderá sugerir que declamem outras quadrinhas que saibam de cor.
Ao final desta atividade faça uma avaliação oral: o que vocês acharam desta atividade? Há alguma semelhança e/ou diferenças entre os poemas que lemos e as quadrinhas? Quais?
Aproveite e faça uma comparação entre o poema “Meu amigo dinossauro (Ruth Rocha)” com as quadrinhas lidas. Para isto, apresente um quadro como o registrado abaixo. Peça que assinalem as informações que se referem aos textos. Veja:
Fonte: Acervo da própria autora.
7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Produção de poema
Professor, proponha para a turma uma produção textual sobre o desenrolar das atividades realizadas neste planejamento. Peça que pensem como um poema é estruturado.
Lembre-se de que: os poemas servem para divertir, emocionar, fazer pensar. Geralmente têm rimas e apresentam diferentes diagramações. São textos com autorias, isto é, geralmente sabemos quem os fez. Em seguida, solicite que criem algumas estrofes. Auxiliem quando for necessário, produza com eles e não para eles.
Se você preferir poderá produzir um poema coletivo. Os alunos vão expondo suas ideias e você vai registrando na lousa. Ao escrever cada estrofe retome para que possam discutir sobre a sequência e a coerência dos fatos.
Quando terminar de escrever o poema, refaça a leitura, reorganize, se for o caso, e peça que os alunos façam a cópia no caderno de Língua Portuguesa. Solicite que ilustrem o texto.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que produzam o poema por meio do programa KWord acessando (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, por meio do tablet.
Leitura dos poemas produzidos
Professor, quando os alunos terminarem de escrever o poema, organize um amigo secreto de poemas. Faça assim:
Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.
Sugestão de links para o aluno:
Sítio: “Sérgio Capparelli- Ciber poesia”. Disponível em: <http://www.ciberpoesia.com.br/>. Acesso em 31 de ago. 2013.
Sítio: “Palavras fujonas”. Disponível em: <http://www.divertudo.com.br/pascoa/poema.html>. Acesso em 31 de ago. 2013.
Sugestões de links para professores:
Sítio: “SEMED- Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral- Paranaguá/PR”. Disponível em: <http://pnaicparanagua.blogspot.com.br/2013/07/jogos-na-alfabetizacao-caca-rimas.html>. Acesso em 31 de ago. 2013.
Sítio: “PUCRS”. Disponível em:< http://www.pucrs.br/gpt/poesia.php>. Acesso em 31 de ago. 2013.
Sítio: “Revista Nova Escola”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/os-poetas-e-o-fazer-poetico-426210.shtml>. Acesso em 31 de ago. 2013.
Sugestão de bibliografia para o aluno e o professor:
PONTES, Hugo. Poemas visuais e poesias. São Paulo: Annablume, 2007.
A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, porém deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento das partes que compõem um poema. Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: ouvir, ler, escrever e declamar poemas; produzir texto com autonomia; ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; formular hipóteses sobre o tema ou assunto abordado; ampliar o repertório literário; criar e identificar rimas; desenvolver atitudes favoráveis à leitura; apreciar e valorizar poemas; interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas. Observe ainda, se durante os desafios a turma conseguiu refletir sobre a estrutura composicional dos poemas e se eles já apropriaram dos termos: verso, rima e estrofe.
Quatro estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/04/2016
Cinco estrelasMuito boa essas aulas, esta de parabéns! Fantástico!
24/02/2015
Cinco estrelasMuito bom
12/10/2013
Cinco estrelasGostei muito! O professor trabalha mais de um gênero textual com esse plano. Isso é muito bom e facilitador. Dá um olhar amplo na organização das aulas. Onde consigo os livros de literatura do acervo do PNLD?
01/10/2013
Cinco estrelasADOREI !!! GOSTARIA DE RECEBER UMA AULA COM ESSA ESTRUTURA SOBRE MEIOS DE COMUNICAÇÃO E SEMÁFORO.OBRIGADA DESDE JÁ.
01/10/2013
Cinco estrelasParabéns, percebe-se que ainda há professores realmente comprometidos com a Educação de qualidade. Sua aula é 10!
29/09/2013
Cinco estrelasAcho que essa aula é muito boa pra interagir com os alunos, principalmente com aqueles que tem dificuldade na leitura e na escrita, pois a interação com os colegas através das brincadeiras vai proporcionar a quebra do medo e vergonha. Esse fato por si só já se transforma num ganho educacional tremendo. Excelente trabalho!
29/09/2013
Quatro estrelasmuito boa Eliana, parabéns, no entanto vou te deixar o meu endereço no facebook, la tenho uma pagina de poesias de minha autoria, se quiser me visitar o endereço é: http://www.facebook.com/nelson.poeta2012
28/09/2013
Quatro estrelasEssa dica de aula está muito boa, apresenta várias sugestões de atividades e dicas para que ajudam a despertar a criatividade tanto do professor quanto dos alunos.