03/09/2009
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Os alunos deverão reconhecer um poema a partir de sua estrutura: verso e estrofe. É importante também que já conheçam pelo menos um pouco do período modernista.
Se o professor considerar importante, poderá organizar com o professor de Artes uma aula sobre o período modernista, ou mesmo poderá pedir aos alunos que pesquisem na Internet sobre esse assunto.
Atividade 1
Para iniciar a aula, o professor afixará cartazes (que poderão ser feitos no computador) no quadro com as seguintes frases:
"Com as pedras que tentam me jogar, eu fortaleço os alicerces do meu futuro castelo. (Anônimo)
"É mais alegre contarmos as estrelas do céu do que as pedras do caminho." (Gonçalves Ribeiro).
Na sequência, conversará com os alunos sobre o sentido conotativo da palavra “pedra”. O professor deve perguntar-lhes por que a pedra é considerada um obstáculo.
Colocar também no quadro ou projetar o poema “No meio do caminho” de Drummond.
No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
Carlos Drummond de Andrade
In Alguma Poesia. Ed. Pindorama, 1930
Atividade 2
O professor solicitará aos alunos que trabalhem em duplas e, juntos, façam a leitura do poema, tentando compreendê-lo. O professor, então, fará a leitura do poema em voz alta para os alunos. Poderá também usar o áudio/vídeo do poema declamado por Paulo Autran, disponível no site:
http://www.youtube.com/watch?v=fhN1zwrBIMk acesso em 22/07/2009
Em seguida e oralmente, o professor fará perguntas aos alunos suscitando respostas:
- Que relação há entre essa pedra e a das frases que lemos?
- Por que há a constante repetição de “no meio do caminho tinha uma pedra”?
- Por que o eu lírico afirma que suas retinas já estão fatigadas? Procuremos o significado de “retina” e “fatigada” no dicionário para melhor compreendermos esse verso.
O professor poderá, então, mostrar aos alunos o que acontecia no mundo na época em que Drummond escreveu o poema. Para isso, poderá usar o recurso “No meio do caminho”, disponível no Portal do Professor:
Em seguida, o professor poderá conversar com os alunos sobre o contexto histórico do Brasil naquela época. Para isso, relembrará a aula de Artes que tiveram sobre o modernismo ou sobre a pesquisa que fizeram. É importante fazer esse trabalho com os alunos por meio de questionamentos para que eles mesmos façam a relação entre texto e contexto.
Importante: o professor deverá falar a respeito da forma do poema e o que os modernistas pensavam a respeito disso, poderá conversar sobre a temática dos poemas daquela época e a própria temática drummondiana. Para tanto, o professor deverá estudar o conteúdo.
Feito isso, o professor solicitará aos alunos que escrevam em uma folha (em duplas) tudo o que foi discutido na aula a respeito do poema, fazendo assim uma análise do poema de Drummond.
Nome | Tipo |
---|---|
No meio do caminho | Animação/simulação |
Como atividade complementar, o professor poderá levar para a sala de aula mais informações da vida e obra de Drummond, outros poemas do grande poeta e, ainda, colocar para os alunos assistirem o vídeo “No caminho de Drummond” (Mestres da Literatura) disponível no Portal do Professor
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18557
A avaliação será feita por meio da observação da participação dos alunos nas atividades orais. É importante perceber se suas respostas atendem ao que foi perguntado. A atividade escrita contribui para mostrar a efetiva compreensão de tudo aquilo que foi discutido na aula.
Quatro estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/10/2012
Três estrelasótimo para os professores em geral de literatura...principalmente os iniciantes...
24/05/2012
Quatro estrelasotimo para o professor trabalhar com o aluno sobre este poema.
25/05/2011
Cinco estrelasmuito legal.completa.excpcional.podiam fazer mais dessas né?
11/11/2010
Cinco estrelasMuito bom essa atividade que estimula os alunos a pensar sobre a temática de Drummond. Ao utilizar esse texto faremos um exercício de reflexão diária.
06/07/2010
Cinco estrelasgostei ;D
24/03/2010
Cinco estrelasAchei otima a aula, bastante criativa
24/03/2010
Quatro estrelasGostei da aula.... os recursos, sites e a forma como foi elaborada permitem ao professor do ensino fundamental um aula diferente.
24/03/2010
Cinco estrelasAs atividades propostas são ótimas e através delas é possível trabalhar as diferentes habilidades dos alunos.