09/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Fernanda Maurício Simões, Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ao final das atividades, esperamos que os alunos:
• Conheçam os elementos característicos de um livro: capa, sumário e numeração de páginas, etc
• Compreender as funções sociais do livro: divertir, informar, distrair, etc.
• Conheçam os gêneros textuais: lista, convite e “Regras de uma Brincadeira”, aprendendo a produzir esses textos de forma a atender aos seus objetivos e aos seus destinatários.
• Aprendam a expressar-se oralmente em situações formais, planejando e organizando a fala.
• Participem das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor e expondo suas opiniões.
• Iniciem a percepção das convenções gráficas do sistema de escrita [orientação e alinhamento da escrita e a função da segmentação dos espaços em brancos entre as palavras],
Sugestão de aula para crianças no inicio do processo de alfabetização.
Atividade 1: Levantamento das brincadeiras conhecidas pelos alunos e proposição da escrita do livro
Objetivos Participar das interações em sala de aula, expondo as opiniões e respeitando a dos colegas. Conhecer e valorizar as funções sociais do livro Infantil e compreender suas características.
Em roda, pergunte aos alunos que brincadeiras gostam de jogar. Incentive-os a lembrar daquelas mais tradicionais e ao ar livre. Peça para que expliquem como elas são jogadas, onde e com quem a aprenderam. Discuta com as crianças: “É possível escrevermos um livro que explique a outras crianças como se jogam essas brincadeiras?” Converse com as crianças sobre como o livro pode ser. Leve para sala algum livro que já conheçam e questione: “Para que ele serve?” “O que é necessário ter em um livro?” [capa, ilustrações, números de páginas, sumário, etc]. Pergunte que informações eles terão que oferecer sobre cada brincadeira para que outras pessoas possam aprendê-la. Sugira que, no livro, cada brincadeira tenha o seu nome, o número de participantes, suas regras e uma ilustração. Você poderá propor que o livro fique na biblioteca da escola e poderá ser consultado por todos.
Atividade 2: Escrita da lista de brincadeiras que fará parte do livro.
Objetivos específicos: Escrever texto adequado aos seus objetivos e destinatários. Explorar o gênero textual: lista. Perceber a orientação correta da escrita e os espaços em branco entre as palavras. Perceber as relações entre grafemas e fonemas.
Após a conversa na roda, eleja com os alunos as brincadeiras que irão compor o livro. Proponha a escrita de uma lista, contendo o nome de cada uma, para ser fixada na sala. Converse com os alunos sobre os objetivos da lista: marcar as brincadeiras que já tiverem sido trabalhadas, verificar qual deverá ser a próxima, etc. No momento da escrita da lista, explore a direção da escrita, o espaçamento entre as palavras e as relações entre grafemas e fonemas, perguntando aos alunos a letra inicial e final das palavras e pedindo sugestões sobre a grafia das palavras.
Atividade 3: Jogando e escrevendo
O trabalho com cada brincadeira poderá constituir-se nas seguintes etapas: roda conversa sobre a brincadeira; brincadeira no pátio ou ao ar livre; nova roda de conversa para que as crianças avaliem como foi o jogo – se todas as crianças respeitaram as regras, etc – escrita e revisão do texto.
3.1- Roda de conversa: conhecendo a brincadeira
Objetivos: Participar das interações em sala de aula, expondo as opiniões e respeitando a dos colegas.
Nessa etapa, os alunos irão conversar sobre o que é preciso saber para jogar a brincadeira eleita. Deverão expor, oralmente, o nome da brincadeira, suas regras, o número de participantes, os materiais que são necessários, etc. Se possível, leve para sala e leia para as crianças informações sobre a brincadeira: como e onde foi inventada, se a brincadeira sofreu transformações ao longo do tempo, se há variações no modo de brincar dependendo da região, etc. É importante também fazer os combinados necessários para brincarem.
3.2 – Jogo ao ar livre
Nesse momento, os alunos jogam a brincadeira escolhida.
3.3 Roda de conversa: avaliando a brincadeira
Objetivos: Participar das interações em sala de aula, expondo as opiniões e respeitando a dos colegas.
Nessa nova roda de conversa, as crianças podem conversar sobre como foi a brincadeira, se gostaram de jogá-la, se todos respeitaram as regras, etc.
3.3 Escrita do texto
Objetivos específicos: Escrever texto adequado aos seus objetivos e destinatários. Perceber a orientação da escrita, os espaços em branco entre as palavras. Planejar e revisar o texto considerando sua adequação aos seus objetivos e destinatários. Compreender a numeração de páginas como uma característica do livro.
Planeje junto com os alunos como será escrito o texto. Sugerimos que cada brincadeira tenha o seu nome, o número de participantes, os materiais necessários e as suas regras. A escrita poderá ser coletiva. Os alunos ditam o texto e o professor o escreve no quadro. Nesse momento, é importante chamar a atenção sobre a disposição do texto e a linguagem a ser usada. Quando o texto estiver pronto, faça sua leitura para que os alunos avaliem como ficou, se o texto está adequado, se contém todas as regras, etc.
À medida que os textos forem escritos, proponha aos alunos que as páginas sejam numeradas. Leve alguns livros para sala para que verifiquem se as páginas são numeradas e discutam sobre o porque desse procedimento. Exemplo:
4. Título e Capa do livro
Objetivos: Compreender a capa e o título como elementos característicos de um livro. Escrever texto adequado aos seus objetivos.
Depois de todas as brincadeiras escritas, é hora de criar um nome para o livro. Leve para sala alguns livros de conhecimento dos alunos. Leia o seu título e pergunte às crianças se, por meio da leitura do título do livro, é possível imaginar a sua história. Verifique também se o título é coerente com a história trazida. Discuta com as crianças qual o papel do título em um livro e se ele deve ser curto ou longo. Depois dessa conversa, peça para que dêem sugestões de um título para o livro que estão escrevendo, justifiquem o nome que inventarem e elejam aquele que agradar o maior número de crianças. Esse é um momento bastante rico para explorar processos de eleição.
Aproveite também para pedir aos alunos que analisem a capa de alguns livros, pois o livro de Brincadeiras da turma também deverá ter uma capa. Converse sobre o papel da capa em um livro e porque é importante que o livro que estão produzindo tenha uma capa.
5. Ilustração das brincadeiras e da capa do livro
Objetivos: Compreender a ilustração como um elemento característico de um livro. Participar das interações em sala de aula, expondo as opiniões e respeitando a dos colegas.
Proponha aos alunos o desafio de ilustrarem cada brincadeira e a capa do livro. Converse com eles sobre o papel de uma ilustração em um livro. Leve para sala um livro que já conheçam e peça para que analisem as ilustrações, verificando se elas ajudam a entender melhor o texto que trazem. Como será um livro coletivo, você pode dividir a sala em trios, por exemplo, e pedir para que cada grupo ilustre uma brincadeira e um deles fique responsável pelo desenho da capa. Assim, serão usadas as ilustrações de todas as crianças. Outra sugestão é que toda a turma faça desenhos em papéis bem pequenos para que sejam diagramados posteriormente na capa.
6. A escrita do Sumário
Objetivos: Compreender o sumário como um elemento característico de um livro. Escrever o texto adequado aos seus objetivos e destinatários.
Leve para a sala um livro que contenha sumário. Explique para os alunos qual a função do sumário em um livro. Escreva coletivamente com as crianças o sumário do livro da turma.
7. Convite para o Lançamento do livro
Objetivos: Escrever texto adequado aos seus objetivos e destinatários. Perceber a orientação da escrita no caderno, os espaços em branco entre as palavras.
Proponha aos alunos que façam o lançamento do livro para as outras salas ou para familiares. Para isso, diga que será necessário que escrevam um convite. Converse com os alunos sobre os elementos necessários para a escrita de um convite: nome do evento, data, local, horário. O texto poderá ser escrito coletivamente: os alunos o elaboram oralmente, com a sua ajuda, e você o escreve no quadro. Após a escrita, faça uma leitura do texto para que as crianças avaliem se está bem escrito, se não se esqueceram da data, do horário e do local, etc.
5. Preparação para o Dia do Lançamento
Objetivos específicos: Planejar a fala para s ituações formais. Or ganizar a apresentação
Nessa etapa, os alunos prepararão a apresentação do livro para os convidados. Ajude-os a se organizarem: algumas crianças podem ficar encarregas de explicar as brincadeiras. Para isso, deverão ensaiar – ou seja, planejar como falarão -, pois, já que será um evento, não poderão falar do jeito que conversam informalmente com o colega, por exemplo. Outras podem ficar com a responsabilidade de fazer a abertura do evento – para isso também deverão planejar a fala –, e outras, ainda, de apresentarem o próprio livro e o modo como ele está organizado. Por fim, algumas crianças também podem representar as brincadeiras.
Avaliação
O professor pode-se valer de diferentes instrumentos para avaliação: observar a participação dos alunos durante a produção dos textos, analisar a produção de cada aluno, organizar rodas de conversa com os alunos sobre o que aprenderam durante as atividades. Ao final do processo, as crianças deverão ter compreendido que a escrita apresenta-se em diferentes gêneros textuais, como: convite, regras de jogo, lista, bem como ter reconhecido os elementos principais de cada gênero textual. Também deverão ter conhecido os elementos de um livro e ter compreendido a função social do livro que produziram. Deverão ter avançado no aprendizado do planejamento da fala para situações formais e no domínio das convenções gráficas do sistema de escrita, como alinhamento e segmentação das palavras.
Quatro estrelas 10 classificações
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25/05/2011
Cinco estrelas.Excelente,um trabalho completo e faciúl de entender.
23/11/2010
Quatro estrelasé bastante interessante bom seria se o educadore realmente colocasse em pratica a roda de conversa com seus alunos.
11/11/2010
Cinco estrelasExcelente sugestão! Vou levar esta idéia para minha escola.
24/03/2010
Cinco estrelasOlá Gostei muito do seu projeto! Parabens!!!! Graça
24/03/2010
Cinco estrelasAula muito boa e criativa.
24/03/2010
Cinco estrelasConsidero este plano de atividades bimestral excelente. É um roteiro de atividades que leva a um conhecimento amplo dentro do processo de alfabetizaçao. Além de alfabetizar conduz o aluno a leitura da capa e contracapa, a ter mais interesse pela leitura dos livros, a ser mais expontâneo e informado, pq esta maneira de ensinar conduz a uma observação do que está fazendo e o que se vai fazer ao longo de sua vida. E se aprende brincando com as palavras, os números,espaços e convivência social.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns! Seu trabalho ficou excelente. Muito completo
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns! Seu trabalho ficou excelente. Muito completo
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns! Seu trabalho ficou excelente. Muito completo
24/03/2010
Cinco estrelasEsta atividade é interessante, pois permite as crianças interagir de forma ativa , além de proporcionar o conhecimento e dominio das regras das quais servirão para atuar no dia-a-dia