19/06/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
· Conhecer a importância do cartaz;
· Descobrir as características que compõem o cartaz;
· Ampliar o vocabulário;
· Conhecer palavras diferentes;
· Compreender como se constrói um cartaz;
· Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
· Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Construindo cartazes: vamos divulgar nossas ideias
Professor, o trabalho com cartazes em sala de aula pode tanto favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita, mediante a construção de cartazes com temas do cotidiano dos alunos, como pode também contribuir para a leitura de cartazes no entorno da escola, visto que este é um gênero textual muito presente no cotidiano da criança, dentro e fora da escola, por isso tem uma grande relevância no processo de alfabetização e letramento. Sendo assim, propomos a presente aula para que os alunos possam experienciar momentos de reflexão, de alegria, e vivenciar um trabalho em equipe, a partir das múltiplas relações com o sistema alfabético de escrita. Vamos lá!
1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Informações ao professor
Você sabia? O estudo de temas que participam da cultura da criança favorece a sua inserção crítica e também consciente na sociedade por meio da condição de ser letrado, configurando na utilização social da leitura e da escrita nos diferentes contextos que vivencia. Aprender a ler e a escrever é um processo social constituído pela própria vida cotidiana da criança e sua aprendizagem necessita estar em consonância com uma função e utilização na vida.
Para saber mais consulte o material abaixo:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
O que são cartazes?
Fonte da imagem: Sítio: “Freevetor”. Disponível em: <http://freevetor.blogspot.com.br/2012/09/ola-galera-meu-nome-e-vanessa-e.html>. Acesso em: 05 de jun. 2014
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Pergunte aos alunos o que sabem sobre cartazes. Aproveite o momento para instigar a participação de todos. Para isso, você poderá explorar algumas questões:
Depois do diálogo inicial com a turma, leve para a sala os cartazes sugerido abaixo e peça que o explorem:
Fonte: Sítio: “Prefeitura de Cambé”. Disponível em: <http://www.cambe.pr.gov.br/site/areanoticia/2045-campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-comeca-dia-22-em-cambe.html>. Acesso em: 05 de jun. 2014.
Depois de alguns minutos, peça que os alunos falem sobre o que compreenderam do cartaz. Em seguida instigue a turma a pensar sobre algumas questões:
Agora, proponha que os alunos façam uma pesquisa para descobrirem o que significa a palavra cartaz. Para isso, a turma poderá recorrer ao dicionário da sala de aula e também fazer uma pesquisa na internet. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e os sítios sugeridos abaixo:
Fonte: Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/redacao/o-cartaz.htm>. Acesso em: 05 de jun. 2014.
Fonte: Sítio: “Dicionário online de Português”. Disponível em: <http://www.dicio.com.br/cartaz/>. Acesso em: 05 de jun. 2014.
Após a pesquisa, peça que os alunos registrem no caderno de Língua Portuguesa o significado encontrado. Depois, converse com a turma sobre o que significa a palavra cartaz e a sua utilidade.
Agora, proponha um passeio pela a escola com a turma para que observem a utilização de cartazes. É importante que a turma descubra os tipos de informações que são afixadas nos murais da escola e a importância da leitura dos mesmos pela comunidade escolar.
Em sala de aula, proponha um momento de conversa para os alunos possam falar sobre o que observaram. Instigue os alunos a refletirem sobre as questões a seguir:
Agora, crie com a turma uma lista de dicas para a construção de cartazes. Veja algumas dicas:
2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, assista com a turma ao vídeo abaixo para que os alunos descubram um pouco mais sobre o tema meio ambiente.
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZcXVDnT40p0>. Acesso em: 05 de jun. 2014.
Após assistirem ao vídeo, proponha um passeio com a turma pela escola, para que observem o que pode ser melhorado para ajudar o meio ambiente. Para isso, organize os alunos em duplas e peça para que levem uma prancheta com uma folha de papel e um lápis. Cada dupla terá como desafio registrar o que encontrou de errado, como: papéis pelo chão da escola, lixo seco misturado com lixo molhado, desperdício de alimentos, dentre outros.
Em sala de aula, faça uma roda de conversa e peça para que cada dupla fale sobre o que encontrou. Agora, entregue a atividade abaixo para cada aluno e peça para as duplas preencherem a tabela. Para isso, a turma poderá fazer uma pesquisa na internet e descobrir formas mais apropriadas de resolver os problemas encontrados. Veja a sugestão de recurso, do Portal do Professor abaixo, para que a turma possa pesquisar:
Atividade para os alunos:
O que encontramos e que precisa mudar |
O que pode ser feito |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Depois que preencherem a tabela, proponha a confecção de cartazes, com o objetivo de conscientização e de propor mudanças para os cuidados com o meio ambiente. Para isso, entregue uma cartolina para cada dupla e disponibilize materiais como: revistas para recorte, cola, tesoura, canetinhas e outros.
Depois de tudo pronto, afixe os trabalhos no mural da escola para que a comunidade escolar possa ter acesso.
Construindo e divulgando dicas!
Professor, proponha que a turma reflita sobre três temas:
Construa com a turma uma lista de dicas para cada tema sugerido acima, as quais poderão auxiliar no estudo diário dos alunos. Em seguida, peça para que explorem os cartazes online, a partir dos sítios sugeridos abaixo:
Fonte: Sítio: “Educar para crescer”. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/cartazes/cartaz_03-ver.shtml>. Acesso em: 05 de jun. 2014.
Fonte: Sítio: “Educar para crescer”. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/cartazes/cartaz_02-ver.shtml>. Acesso em: 05 de jun. 2014.
Agora, organize os alunos em três grupos e distribua um dos temas para cada grupo. Entregue uma cartolina para cada grupo e peça que criem um cartaz contendo as dicas e uma forma de chamar a atenção da comunidade escolar para as mesmas.
Depois de tudo pronto, faça um momento de apresentação dos grupos e em seguida afixe o cartaz no mural da escola. Após uma semana, faça uma visita com os alunos às outras turmas da escola e converse sobre o que eles acharam dos cartazes e a contribuição dos mesmos para a organização dos estudos.
3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Um cartaz para uma escolha!
Professor, para que o aluno compreenda os possíveis resultados que um cartaz possa gerar na comunidade escolar, construa um cartaz com a turma para que possam divulgar as possíveis mascotes para representar o momento do lanche na escola. Para isso, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e peça para cada grupo criar uma mascote, utilizando a metade de uma folha de papel em branco. Solicite que os alunos criem a personagem em forma de desenho e escolham um nome para a mesma.
Depois, os alunos poderão colar suas mascotes em uma cartolina, na qual deverá conter informações referentes à escolha pela comunidade escolar da mascote para a escola. Veja o exemplo a seguir:
Escolha da mascote do lanche! Escolha uma mascote para representar o momento do lanche, escreva o nome em um papel e deposite seu voto na urna! |
||||
|
||||
Nome ou indicação da turma |
Afixe o cartaz no mural da escola e faça uma caixinha representando uma urna, para que as outras turmas possam escrever em um pedaço de papel o nome da mascote escolhida.
Após aproximadamente uma semana, leve a urna para a sala de aula e faça a contagem dos votos com a turma. Para organizar as informações, construa um gráfico de barras, contendo a quantidade de votos para cada mascote. Os alunos poderão registrar no caderno de Matemática o gráfico criado.
Professor, explore com a turma a quantidade de votos obtida e a repercussão do cartaz perante a comunidade escolar. Em seguida, a mascote escolhida pela maioria dos votos, poderá ser afixada próxima ao local do lanche. Para isso, crie com a turma um novo cartaz, divulgando a quantidade de votos obtida para cada mascote, como uma forma de retorno à comunidade escolar da escolha da mascote.
4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Divulgação de nossas conquistas
Professor, organize os alunos em quatro grupos e peça para cada grupo escolher um dos temas abaixo para construir um cartaz para ser divulgado na escola.
Explique para a turma que os alunos terão como desafio pesquisar sobre os temas e construir um cartaz que represente uma informação importante a ser divulgada. Para o aprofundamento da turma aos temas propostos, peça que consultem os sítios abaixo e façam uma pesquisa sobre o assunto.
Você poderá também aproveitar algum tema que estiver trabalhando com sua turma dentro dos conteúdos de Ciências, História ou Geografia.
Meio ambiente
Fonte: Sítio: “Sua Pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/temas/meio_ambiente.htm>. Acesso em: 05 de jun. 2014.
Alimentação
Fonte: Sítio: “Saúde.Ig”. Disponível em: <http://saude.ig.com.br/alimentacao-bemestar/>. Acesso em: 05 de jun. 2014.
Vacinação
Fonte: Sítio: “Sociedade Brasileira de Imunizações”. Disponível em: <http://www.sbim.org.br/vacinacao/>. Acesso em: 05 de jun. 2014.
Dengue
Fonte: Sítio: “Dengue”. Disponível em: <http://www.dengue.org.br/>. Acesso em: 05 de jun. 2014.
Após terminarem a pesquisa, proponha um momento de diálogo sobre o que consideram importante divulgar para a turma e para a comunidade escolar. Entregue uma cartolina para cada grupo e peça que os alunos façam um planejamento de composição do cartaz antes de iniciá-lo. Veja algumas dicas:
Após o diálogo nos grupos para planejamento do cartaz, peça que façam um rascunho do cartaz em uma folha de papel em branco e só depois façam o trabalho definitivo na cartolina. Antes de passar para a versão definitiva, peça que os alunos façam a correção das palavras para evitar possíveis erros na escrita, as quais podem dificultar a compreensão da mensagem.
Depois de tudo pronto, proponha um momento de apresentação dos cartazes na sala de aula e de avaliação dos outros grupos dos cartazes dos colegas. É importante que considerem a clareza nas ideias, a relação das imagens com o tema e principalmente se a mensagem do cartaz é coerente com o que o grupo propõe.
Nome | Tipo |
---|---|
Eco casa: dicas de economia | Animação/simulação |
Sugestões de links para alunos:
Sítio: “Printi”. Disponível em: <http://www.printi.com.br/blog/como-fazer-um-cartaz-que-chama-atencao>. Acesso em: 03 de jun. 2014.
Sítio: “Turismo”. Disponível em: <http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20140219-2.html>. Acesso em: 03 de jun. 2014.
Sugestões de links para professores:
MATOS, João Carlos Gonçalves. Cartaz Didáctico. Disponível em: <http://repositorio.esepf.pt/bitstream/handle/10000/57/Cad4_CartazJoaoMatos.pdf?sequence=2 >. Acesso em: 03 de jun. 2014.
Sítio: “Minerva”. Disponível em: <http://www.minerva.uevora.pt/bib-es-campo-maior/docs/Cartazes.pdf>. Acesso em: 03 de jun. 2014.
Professor, a avaliação constitui a essência do trabalho voltado para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos. Nesta fase, é fundamental que todo o processo seja planejado e orientado mediante a avaliação da aprendizagem do aluno. Pela observação de cada aluno em sua singularidade, durante a realização de toda e qualquer atividade, você poderá ter elementos fundamentais para repensar a prática pedagógica. Para isso, sugerimos que você registre as considerações sobre cada aluno em sala de aula, exercendo uma prática reflexiva de seu próprio trabalho em prol do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos. Além da observação, também é fundamental no processo de avaliação os diálogos com os alunos e a análise de suas produções.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/03/2015
Cinco estrelasMuito Bom!
06/07/2014
Quatro estrelasachei otimas as dicas sobre cartazes.