ESTRATÉGIAS
Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; análise de vídeos; estudo e produção de textos; produção de folders e cartilhas e publicação em blog ou site da escola.
RECURSOS
Utilização de computadores com acesso à internet; textos digitais e vídeos.
Módulo 1- Consumo e sustentabilidade
Atividade 1- Analisando um quadrinho
Para introdução do estudo deste tema, sugerimos que o professor utilize o quadrinho abaixo. Deverá salvá-lo em seu computador e projetá-lo, utilizando o aparelho data show.
Imagem disponível em: http://files.ipanema40.webnode.com.br/system_preview_detail_200000012-7f2cb8026f/desperdicio.JPG. Acesso em 05/08/2014.
Ao projetar o quadrinho, o professor deverá pedir aos alunos que respondam em seus cadernos a algumas questões como as sugeridas a seguir. O professor deverá disponibilizar uma cópia impressa destas questões para cada aluno, ou escrevê-las na lousa para que os alunos copiem.
Questões para reflexão e posterior discussão
-
Quais são as suas impressões deste quadrinho?
-
Relate os sentimentos expressos por cada personagem.
-
Qual a mensagem ambiental transmitida nesta situação que faz parte do cotidiano de muitas pessoas?
-
Reflita sobre o consumo, tomando esta situação como exemplo, e registre suas opiniões.
-
Que tipo de consumidora de água seria a mãe da Mônica?
Atividade 2- Discussão
A discussão do quadrinho deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
O professor deverá encerrar a discussão com uma nova pergunta: você é um consumidor consciente?
Atividade 3- Consumidor consciente?
Para responder à pergunta anterior, os alunos deverão ler o texto e fazer o teste indicado a seguir.
MONTEIRO, Celso. Você é um consumidor consciente? Disponível em: http://ambiente.hsw.uol.com.br/consumo-consciente5.htm. Acesso em 05/08/2014.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o material diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda imprimir o material e disponibilizar uma cópia para cada aluno.
Após fazerem o teste, o professor deverá dialogar com os alunos sobre o perfil de consumidores diagnosticados por meio do mesmo. Os alunos que quiserem se manifestar devem se pronunciar a respeito da sua posição na escala de consumo consciente criada pelo INSTITUTO AKATU, e da definição do grupo de consumidores no qual se encaixa, de acordo com o teste: conscientes, comprometidos, iniciantes e indiferentes.
O professor deverá ressaltar a importância de todos buscarem atingir o consumo consciente, definindo-o por meio do folder apontado a seguir, que deverá salvar em seu computador e projetar, utilizando o aparelho data show.
Além do consumo consciente, o folder ressalta a "percepção de interdependência", cuja visão é indispensável quando se pensa em sustentabilidade: pensar globalmente e agir localmente.
Imagem disponível em: http://www.licenciamentoambiental.eng.br/wp-content/uploads/2008/08/consumo_consciente.jpg. Acesso em 05/08/2014.
Atividade 4 – Os Rs da sustentabilidade ou... do consumo consciente
Para fechar a atividade anterior e iniciar esta, o professor deverá explicar o conceito de "sustentabilidade", relacionando-o ao consumo consciente.
De acordo com Leonardo Boff, há hoje um conflito entre as várias compreensões do que seja sustentabilidade. A definição clássica da ONU, do relatório Brundland, (1987) é de que o “desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem a suas necessidades e aspirações”. Fonte: BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: tentativa de definição. Disponível em: http://leonardoboff.wordpress.com/2012/01/15/sustentabilidade-tentativa-de-definicao/. Acesso em 14/08/2014.
De um modo geral, Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o "desenvolvimento sustentável" que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. Fonte: SUA PESQUISA. Sustentabilidade. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm. Acesso em 14/08/2014.
Existem várias correntes de pensamento que postulam diretrizes de como agir de maneira sustentável ou em prol da sustentabilidade; uma delas, é a Política (ou Princípio) dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Este princípio coloca em primeiro lugar a redução do consumo e da geração de resíduos.
Neste sentido, rever o padrão de consumo é um passo essencial para o consumo consciente. O consumo consciente é sustentável, porque com base nele há redução do consumo. Conforme explicita o texto 3, os 3Rs podem ser ampliados para 8Rs, de acordo com alguns ambientalistas, mas todos concordam que reduzir o consumo é primordial para a sustentabilidade.
Após estes esclarecimentos, o professor deverá encaminhar a leitura dos textos abaixo indicados.
Texto 1- O que é a regra dos 3 Rs? Disponível em: http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/regrados3rs.htm. Acesso em 05/08/2014.
Texto 2- CAPELAS JR, Afonso. Reduzir: o melhor dos 3Rs. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/sustentavel-na-pratica/reduzir-melhor-3rs-285461/. Acesso em 05/08/2014.
Texto 3- ___________. Os 8 Rs da sustentabilidade. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/sustentavel-na-pratica/8-rs-sustentabilidade-300100/#respond. Acesso em 05/08/2014.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os textos em seu computador, imprimir e disponibilizar cópias para os grupos.
Os alunos deverão ler os textos e registrar as informações que considerarem mais relevantes, além de questões apontadas pelo professor, como as sugeridas abaixo.
Questões para discussão
- Explique o que significam os 3Rs e o que cada um deles representa na prática.
-
Por que "Reduzir" é considerado o melhor ou mais importante dos 3Rs?
-
Quais são os 8Rs e que dicas eles transmitem?
-
Você já pratica algum dos Rs em seu cotidiano? Qual(is)?
-
Considera importante praticar estes Rs? Por quê?
-
Quais são os Rs possíveis de serem praticados por você em sua vida? E os mais difíceis?
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_ZBF1Y2J8yYg/TM6hxNJHIxI/AAAAAAAAEDo/5FY13UNevAI/s1600/logo3rs+-pq.jpg. Acesso em 05/08/2014.
Atividade 5- Discussão dos textos
A discussão dos textos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Módulo 2- Revisão do padrão de consumo: reflexões e ações
Atividade 1 - Vídeo
Para reflexão sobre a revisão do padrão de consumo, sugerimos que os alunos assistam a série "Consciente Coletivo", do Canal Futura, composta por 09 vídeos de curta duração que provocam reflexões sobre os problemas gerados pelo ritmo de produção e consumo de hoje. Tudo de um jeito simples e divertido. Entre os assuntos estão sustentabilidade, mudanças climáticas, consumo de água e energia, estilo de vida, entre outros, que permeiam o universo da consciência ambiental.
CANAL FUTURA. Consciente coletivo - Episódio 1. Duração 1min59seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jL_13S1GmT0&list=PL48D36B34AB11860B. Acesso em 04/08/2014.
O vídeo é composto por 9 episódios de aproximadamente 2min. de duração cada um e se sucedem automaticamente. Cada episódio enfatiza um produto de consumo diário, abordando a sua origem, os recursos naturais necessários para produzi-lo, o impacto ambiental de seu consumo, a necessidade de reduzir o consumo e como fazê-lo.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar todos os vídeos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeo em seu computador e projetar para os alunos utilizando o aparelho data show.
Os alunos deverão registrar as informações que considerarem mais relevantes, elaborando uma síntese de cada episódio. Esta síntese deverá ser digitada e enviada ao professor para avaliação, por e-mail.
Atividade 2- Cuide do planeta começando pelo cuidado com SEU meio ambiente
Todos os alunos deverão ler a introdução do texto da Equipe Akatu on line Cuide do SEU meio ambiente o ano todo. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Consumo-Consciente/Posts/SEMANA-DO-MEIO-AMBIENTE-2013. Acesso em 04/08/2014.
Após a leitura desta introdução, o professor deverá distribuir a turma em sete grupos, atribuindo a cada grupo a leitura de um dos textos que dão continuidade à matéria: cuide de você; alimentação saudável; cuidados com a casa e resíduos; curta seu tempo com a família e amigos; mobilidade; cuidado com o ambiente próximo; engaje-se. Basta clicar na imagem correspondente ao título da matéria, conforme sequência a seguir, que o arquivo equivalente se abrirá.
1- Cuide de você
Imagem disponível em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/03_06%282%29.jpg. Acesso em 06/08/2014.
2- Alimentação saudável
Imagem disponível em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post02.jpg. Acesso em 06/08/2014.
3- Cuidados com a casa e resíduos
Imagem disponível em: http://akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post03.jpg. Acesso em 06/08/2014.
4- Curta seu tempo com a família e amigos
Imagem disponível em: http://akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post04.jpg. Acesso em 06/08/2014.
5- Mobilidade
Imagem disponível em: http://akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post05.jpg. Acesso em 06/08/2014.
6- Cuidado com o meio ambiente próximo
Imagem disponível em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post06.jpg. Acesso em 06/08/2014.
7- Engaje-se
Imagem disponível em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post07.jpg. Acesso em 06/08/2014.
Cada grupo deverá ler uma das sugestões de atividades para sete dimensões da vida cotidiana que sejam promotoras de mudanças de comportamento para um estilo de vida mais sustentável e que contribuem muito para a proteção do meio ambiente para esta e as futuras gerações.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Os alunos deverão ler os textos e registrar as informações que considerarem mais relevantes. Deverão ainda sintetizar o texto lido para socialização para toda a turma.
Atividade 3- Socialização das matérias
Após a leitura, os alunos de cada grupo deverão se reunir, discutir o texto e os registros individuais. Após um consenso, deverão organizar um discurso único para socializar a matéria lida para o professor e demais colegas. A socialização deve ser feita por meio da apresentação geral do conteúdo do texto e de sugestões do que pode ser feito no cotidiano de cada um, no sentido de colaborar para a da sustentabilidade, naquele aspecto tratado no texto: cuide de você; alimentação saudável; cuidados com a casa e resíduos; curta seu tempo com a família e amigos; mobilidade; cuidado com o ambiente próximo; engaje-se.
Atividade 4- Produção de texto
Ao final das apresentações, cada aluno deverá produzir um texto de, no mínimo 20 linhas, respondendo o questionamento a seguir.
O que você está fazendo (ou pode fazer) para consumir de um jeito diferente em cada uma dessas dimensões da sua vida: cuidados pessoais; alimentação saudável; cuidados com a casa e resíduos; tempo com a família e amigos; mobilidade; cuidado com o ambiente próximo; engajamento com o consumo consciente e a sustentabilidade?
O texto produzido individualmente deverá ser digitado e enviado ao professor para avaliação, por e-mail.
Atividade 5 – Produção de cartilha ou folder
De posse de todo o conhecimento construído ao longo desta proposta, os alunos deverão produzir uma cartilha ou um folder para sensibilização da comunidade e de outros internautas, a respeito de pequenos gestos individuais em prol da sustentabilidade que, se forem adotados por muitas pessoas, farão diferença global.
Esta atividade deverá ser realizada em grupos de cinco alunos e o material produzido deverá ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.
Uma sugestão é que façam a montagem do folder ou da cartilha utilizando o programa PowerPoint ou Publisher.
O Microsoft Publisher 2013 é o editor mais usado para criar todo o tipo de publicações, como revistas, impressos e jornais. Incluído no pacote Office da Microsoft, a nova versão do programa vem com uma interface mais clara e melhorias na visualização dos slides. Com o Publisher é possível diagramar qualquer formato de publicação, trabalhar com textos, imagens, desenhos, gráficos e outros elementos para criar páginas sob medida. MOYA, David. A ferramenta mais completa para criar publicações. Disponível para download gratuito em: http://microsoft-publisher.softonic.com.br/. Acesso em 06/08/2014.
O folder apresentado a seguir é um exemplo do que pode ser montado pelos alunos.
Imagem disponível em: http://2betrend.com.br/wp-content/uploads/2013/06/DTXxa9XAPQymxZuwWwEKFft_h9hiZvcA-7OI6an6EwI.jpg. Acesso em 05/08/2014.
Atividade 6- Consumo na rede
Após o término da atividade 5, toda a produção dos alunos, individuais e em grupo, deverá ser salva em um dispositivo de armazenamento de mídia (cd, dvd ou pen drive) e enviado ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, o professor deverá criar o blog. Para criar o blog, basta que o professor acesse o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01, (acesso em 05/08/2014) e siga as instruções. É rápido, prático e gratuito.
Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe da pesquisa deixando seus comentários e opiniões no blog. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.
O professor deverá manter o blog atrativo postando atualidades relacionadas ao tema da pesquisa desenvolvida pelos alunos.