19/08/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes e Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que o aluno seja capaz de localizar informações. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet e laptop.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 11 de ago. 2014.
Sítio: Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 11 de ago. 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
Professor, para a presente aula providencie a imagem abaixo, peça aos alunos que observem com atenção e pergunte a eles o que as crianças estão fazendo em cada uma das cenas. Após os comentários explique que todas as situações apresentadas envolvem grandezas que devem ser medidas (tempo, capacidade, massa e comprimento).
Fonte: Obra concebida, produzida e desenvolvida pela Editora Moderna. Projeto Buriti: matemática 1º ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 124 e 125.
Professor, após a explicação, levante os seguintes questionamentos:
Comente que antigamente para saber o comprimento das coisas o homem utilizava as partes do seu próprio corpo como referência. A parte do corpo era escolhida de acordo com o tamanho do que seria medido. Foi assim que surgiu a braça, o pé, palmo e a polegada.
Fonte: Sítio: Educando com o coração. Medidas de comprimento - Tia Paula. Disponível em: http://tiapaulaeducadora.blogspot.com.br/2011/07/medidas-de-comprimento-tia-paula.html (Neste sítio você encontrará um texto com informações sobre medidas de comprimento. ). Acesso em: 14 de Ago. 2014.
Com essa forma de medir havia muitos problemas devido à diferença nos tamanhos dos pés, braços, mãos e dedos. E assim houve a necessidade de se criar a unidade base de medida, o metro.
Professor, divida a turma em grupos e peça a eles que usando as partes do seu corpo meçam alguns objetos da sala de aula (quadro, cartazes, mesa, janelas, porta,materiais escolares e a própria sala) combinem antes o que cada grupo irá medir. Depois solicite a eles que apresentem suas medidas e pergunte:
Explique aos alunos que essa medida-padrão para comprimento favorece os resultados independentemente do tamanho das partes do corpo. Por isso, é necessário o uso de uma medida-padrão.
Em seguida, solicite aos alunos que resolvam as atividades no caderno de Matemática:
01-Qual parte do corpo você usaria para medir os objetos citados abaixo:
Fonte: Sitio: Smartkis. Para colorir – Sala de aula. Disponível em: Disponível em: http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/sala-de-aula.html (Neste sítio você encontrará o desenho da sala de aula para colorir. ). Acesso em: 14 de Ago. 2014.
(Neste sítio você encontrará um texto com informações sobre medidas de comprimento. ). Acesso em: 14 de Ago. 2014.
a) O comprimento da sala de aula:__________________________________
b) A altura da mesa da professora:__________________________________
c) O menor comprimento da janela:_________________________________
d) Os cartazes da sala de aula:______________________________________
02-Você acha que seria prático medir as distancias entre as cidades utilizando as partes do corpo? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________
03- Agora, usando seus dedos para medir meça:
Que tal organizar uma exposição com instrumentos que utilizamos para medir comprimentos? Para isso, traga um instrumento de medir comprimentos e pergunte a um adulto quem o usa e para que ele é utilizado.
Professor, para iniciar a aula promova um momento para os alunos montarem a exposição dos instrumentos de medida e para compartilharem as informações sobre o que descobriram sobre o instrumento que trouxe.
Apresente as curiosidades à turma em Data Show ou se preferir, em cartolina.
Fonte: Tosatto, Carla Cristina. Hoje é dia de matemática: 1°ano. Curitiba: Ed. Positivo, 2007. p.170,171.
Posteriormente, questione os alunos :
Professor, meça com uma fita métrica um metro de barbante e corte-o para os alunos.Solicite que em duplas realizem as atividades propostas:
1. Procurem objetos que meçam mais que um metro, exatamente um metro e menos que um metro. E registre nas tabelas a seguir:
OBJETOS COM MAIS DE UM METRO |
_________________________ _________________________ _________________________ |
OBJETOS COM EXATAMENTE UM METRO |
_________________________ _________________________ _________________________ |
OBJETOS COM MENOS DE UM METRO |
_________________________ _________________________ _________________________ |
Acervo da própria autora
2. Deite-se o chão e peça ao seu colega para esticar o barbante ao seu lado. Marque com um x a alternativa certa.
( ) A sua medida é menor que um metro.
( ) A sua medida é igual a um metro.
( ) A sua medida é maior que um metro.
3. Agora use o barbante para medir o comprimento das coisas que estão em sua sala de aula.
4. Desenhe no quadro as coisas da sala que têm mais de um metro.
5. Ainda em duplas façam a seguinte brincadeira:
Você sabe quanto mede..... Com a ajuda dos familiares use o metro para medir:
UTILIZANDO O METRO E O CENTÍMETRO
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que aprenderam sobre unidades de medida. Lembre-os que o metro é a unidade-padrão das medidas de comprimento. Mas, que existem unidades menores que o metro. Das unidades de medida menores que o metro que utilizamos com mais frequência é o centímetro. Pergunte a eles:
Professor , ouça as respostas e peça aos alunos para observarem o tamanho de um centímetro em uma régua.
Fonte: Sítio:Dreamstime - Imagem de Stock Royalty Free: Régua de madeira. Disponível em: http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-royalty-free-r%C3%A9gua-de-madeira-image23611246 (Neste sítio você encontrará varias imagens de objetos em madeira. ). Acesso em: 14 de Ago. 2014.
Explique que podemos abreviar as unidades de medida de comprimento da seguinte forma:
metro =m centímetro=cm
Quando um metro é partido em 100 partes cada parte corresponde a 1 centímetro.então 1 metro tem 100 centímetros.
Em seguida, como registro proponha as atividades no caderno de Matemática
01- Complete com o que se pede:
a) 1m é igual a______centímetros.
b) 2 m é igual a______centímetros.
c) 50 cm é igual a______metro.
d) 150 cm é igual a______metro.
02- Descubra sua altura e anote abaixo.
___________________________________________________________________
· Agora que você já sabe que 1m é igual 100 cm, qual é a sua altura em centímetros?
___________________________________________________________________
b) Registre em centímetros a altura de um colega que seja :
· Mais baixo que você:_______________________________________________
· Mais alto que você:_________________________________________________
03- Leia o texto e complete a frase.
Miguel trabalha em uma loja de sapatos. Veja como ele empilhou várias caixas de mesmo tamanho em uma prateleira.
O empilhamento de caixas que Miguel fez tem_______centímetros de altura e ______metro de comprimento.
04- Um bloco de concreto mede 20 cm de comprimento. Quantos blocos são necessários para fazer uma fileira de 1 metro de comprimento?____________
05- Observe o gráfico que mostra o crescimento de Débora. Depois, responda às questões.
a) Aos dois anos de idade quantos centímetros faltavam para Débora atingir um metro de altura?_________________________________________________
b) Quantos centímetros Débora cresceu desde seu nascimento até os 4 anos de idade?_________________________________________________________
06- Leia as dicas e complete os quadros abaixo com as medidas das alturas.
Fonte: Obra concebida, produzida e desenvolvida pela Editora Moderna. Projeto Buriti: matemática 2º ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2011, p. 180,181.
Sugestões de links para os alunos:
Sugestões de links para professores:
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; descobrir que antigamente as pessoas utilizavam partes do corpo como referência para medir comprimentos; construir o significado do conceito de medidas de comprimentos; identificar números em diferentes contextos em que se encontram; realizar medidas de comprimento por meio de unidades de medida não padronizadas e padronizadas; reconhecer unidades padronizadas de medida de comprimento: metro e centímetro; comparar medidas e fazer estimativas; utilizar a contagem oral em situações lúdicas (jogos) e em situações nas quais reconhecem sua necessidade; comunicar quantidades utilizando oralidade, desenho, notação numérica, ou seja, registros convencionais e não convencionais; valorizar trocas de experiências com os colegas e o repeito pelas opiniões deles e de outras pessoas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/10/2014
Quatro estrelasAula muito criativa,parabéns...
01/10/2014
Quatro estrelasGostei da sugestão ! Algumas atividades, trabalhei com esse tema. As crianças adoraram!