03/01/2012
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfológicas |
• Conhecer como funciona a cor luz • A soma das cores luz • O reflexo das cores no olho humano • Construir na prática um diagrama de Newton
•Cores primárias e secundárias
Atividade 1:
O professor deve iniciar a aula relembrando a Teoria da Cor, quais são as cores primárias e secundárias, o que são cores luz e cor pigmento. O foco da aula são as cores luz, entretanto, uma forma de exemplificá-las é dizer que as cores pigmentos são utilizadas na indústria gráfica, nas tintas de pintar parede, tintas automotivas, tinta guache, entre outras. Já a cor luz esta presente na tela da Televisão, no monitor do computador, na tela do celular, entre outros objetos.
Para contextualizar na prática o professor pode utilizar esses conteúdos disponíveis no Portal do Professor
Para exemplificar aos alunos como é feita a soma das cores, o professor pode utilizar o vídeo abaixo: O Mago da Física – Luz e Cores :
Ao debater o vídeo o professor pode questionar os alunos sobre o efeito das luzes nos pinheirinhos de natal, nos shows, nos fogos de artifício, entre outros.
Atividade 2:
Agora é hora dos alunos trabalharem, vamos confeccionar um Disco de Newton com sucata:
Para desenvolver a atividade peça para os alunos ou reserve os seguintes materiais: cartolina branca ou papelão (não pode ser muito grosso ou substituí-o por papel cartão branco), compasso, giz de cera ou papel colorido nas 7 cores do arco-íris, tarraxa, espeto para churrasco, cola branca, tesoura.
Caso o professor queira exemplificar para os alunos a atividade, existe um Tutorial interativo no youtube “Disco de Newton”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MlUu-NcY-hM&feature=related
Os alunos podem trabalhar em grupos ou realizar a tarefa individualmente. O importante é utilizar as cores corretas, e depois de pronto entender o processo, isto é, que a cor branca significa a soma das cores.
Sugestão de Avaliação
Critérios | Ótimo | Bom | Médio | Refazer |
Participação | Contribuiu com idéias úteis, participou da discussão e contribuiu consideravelmente para o grupo. Um líder e esforçado. | Geralmente participa das atividades práticas, não participa das discussões, contribui de forma moderada com o grupo. | Algumas vezes participa das discussões, mas não propõe nada e sente dificuldades para trabalhar em grupo. | Não participa das discussões, não contribui para o grupo, muito disperso. |
Qualidade no trabalho | Trabalho bem acabado e criativo. | Trabalho bem acabado. | Precisa melhorar o acabamento. | O trabalho mal acabado, não conseguiu atingir o objetivo da proposta. |
Utilização de materiais e cores | Utilizou os materiais com qualidade e criatividade. Utilizou as cores certas. |
Utilizou os materiais com qualidades e as cores certas. | Utilizou as cores certas, utilizou apenas materiais básicos. | Não utilizou as cores certas, utilizou materiais inadequados. |
Nome | Tipo |
---|---|
Cores | Animação/simulação |
Cores | Animação/simulação |
Texto sobre cor luz na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor-luz
Texto sobre Teoria da Cor na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_cores
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/03/2012
Cinco estrelasBOA NOITE. OTIMA AULA. EU A USEI, OBRIGADO. AINDA ACRESCENTEI O SENTIDO PSICOLOGICO DA COR, E COMO FUNCIONA O OLHO HUMANO, FILME A PRIMEIRA VISTA.
16/05/2010
Cinco estrelasOi Juliana sua aula ajudou-me muito. A sujestão do YouTube não está mais disponível, mas não prejuticou o trabalho.