21/09/2014
Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Ensino Fundamental Final | História | Tempo da duração |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Fundamental Final | História | Ritmos de tempo |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
A Revolução Industrial.
Estratégias:
Recursos:
Módulo 1 - Apontamentos sobre o tempo no mundo medieval e na transição para o capitalismo |
Atividade 1 |
Reprodução, análise e debate de vídeo |
Professor, retome com os alunos algumas ideias já trabalhadas em aulas anteriores, relacionadas à noção do tempo antes que o relógio se tornasse a sua principal medida nas sociedades capitalistas industriais. Para iniciar, proponha aos alunos o trabalho com o vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=hG2SR6gx2wo
Acesso em: 16/09/2014
Orientações para a atividade:
a. O professor deve fazer a reprodução do vídeo em local apropriado na escola, para que todos os alunos possam assistir juntos. Outra possibilidade é que os alunos assistam ao vídeo por meio de computadores com acesso à internet.
b. Como é um vídeo de curta duração (19:55), o professor pode, a qualquer momento, pausar a reprodução e fazer a discussão das questões abordadas. Após a reprodução, os alunos devem registrar no caderno as principais ideias apresentadas. Entre elas, destacam-se:
c. Promova uma discussão coletiva das ideias centrais do vídeo.
Atividade 2 |
Leitura e análise coletiva de texto |
Aprofundando a discussão iniciada na Atividade 1, reproduza para os alunos o texto abaixo:
|
Orientações para a atividade:
a. Os alunos devem fazer uma leitura individual e atenta do texto. Caso seja necessário, devem fazer o vocabulário das palavras desconhecidas, utilizando um dicionário.
A ideia central do texto pode ser discutida a partir da seguinte questão:
d. os alunos devem discutir coletivamente a questão acima. Outras fontes podem ser consultadas para o aprofundamento da questão. Confira, por exemplo, o texto disponível no link: http://oridesmjr.blogspot.com.br/2011/05/o-tempo-na-sociedade-industrial-e-no.html (Acesso em 16/09/2014)
e. Os alunos devem anotar, por escrito, as suas conclusões sobre as ideias centrais discutidas na atividade.
Módulo 2 - O tempo na sociedade capitalista industrial |
Introduza a discussão do tema do Módulo 2 a partir das experiências vivenciadas pelos estudantes e por pessoas da convivência deles. O objetivo é que os alunos façam uma reflexão sobre a percepção de tempo que eles e outras pessoas possuem no cotidiano e sobre como o uso do relógio relaciona-se (ou não) a essas percepções.
Atividade 1 - O tempo do relógio no cotidiano |
Realização de entrevistas pelos alunos |
Orientações para a atividade:
a. Proponha aos alunos a realização de uma entrevista com diferentes pessoas, de diferentes idades, sobre o tema . Eles podem conversar com parentes, vizinhos, pessoas que trabalham na escola, pessoas do bairro onde moram etc.
b. Divida os alunos em grupos. Juntamente com o professor, os grupos definirão o número de pessoas que vão entrevistar e onde vão buscá-las (na escola, no bairro, no centro da cidade, na família, etc.).
c. É importante que os grupos entendam a relevância da entrevista como fonte histórica. Neste sentido, indique a eles a seguinte leitura:
Oficina - Como realizar entrevista/história oral? Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/cursos/procampo/documentos/doc_view/14-oficina-como-realizar-entrevistahistoria-oral.html. Acesso em: 15/09/2014 |
No texto, os alunos encontrarão boas orientações sobre a importância da entrevista e os procedimentos para realizá-la.
d. É importante que os alunos organizem com antecedência um conjunto de questões a serem formuladas aos entrevistados. Confira a sugestão de roteiro:
Roteiro de questões para orientar a entrevista
I. Você usa relógio?
II. Procure pensar sobre a seguinte questão: quantas vezes, por dia, você consulta as horas no relógio? Se não conseguir chegar a um número determinado, procure lembrar se é uma ação frequente ou esporádica.
III. Pense em suas atividades diárias, com os respectivos horários de cada uma delas. Os horários precisam ser seguidos à risca ou você pode flexibilizá-los (não segui-los a risca)?
IV. Você considera que o tempo que tem é suficiente para fazer tudo o que precisa e quer fazer no seu dia?
V. Para você, o tempo passa rápido ou passa lento? Ou isso depende do que está fazendo? Justifique.
VI. Se você tivesse que ficar sem relógio por uma semana, acha que isso lhe traria algum problema ou incômodo? Explique. VII. Você consegue imaginar o mundo atual sem a existência do relógio? Explique. |
e. Em seguida, oriente os alunos a organizarem os dados obtidos para que tenham uma visão geral das respostas. Para isso, eles podem tabular os dados utilizando um dos vários tipos de gráficos existentes: gráfico de colunas, de setores ou pizza, de barras, de linha ou segmentos etc. Confira alguns exemplos:
1 | 2 | 3 | 4 |
As imagens foram acessadas em: 16/09/2014
Sugestão:
Para auxiliar os alunos na realização da atividade, assista ao vídeo abaixo, disponível no Portal do Professor, no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32980. Outra possibilidade é assistir ao vídeo com os alunos, no Laboratório de Informática.
Atividade 2 - Ditados populares sobre a percepção da passagem do tempo |
Seleção e análise de ditados populares |
Tempo e maré não esperam por ninguém |
Tempo perdido não se recupera |
Tempo bastante sempre é pouco |
Não se deixa para amanhã o que se pode fazer hoje |
O tempo voa |
b. O professor deve incentivar um debate na sala acerca da ideia central dos ditados apresentados pelos alunos. Esta ideia de um tempo que passa rapidamente, que nunca é suficiente, que não espera por ninguém está presente em todas as esferas das sociedades capitalistas industriais, principalmente quando a ideia de tempo está associada à ideia de trabalho e de lucro. Desta forma, o professor poderá sugerir que os alunos busquem também ditados populares relacionados à ideia de trabalho. Exemplos de alguns desses ditados:
Tempo é dinheiro |
Deus ajuda quem cedo madruga |
A preguiça é a mãe de todos os vícios |
O trabalho enobrece e dignifica o homem |
Madruga e verás, trabalha e terás |
c. Além de consultar outras pessoas para reunir ditados populares sobre a temática em questão, os alunos também podem utilizar o computador e a internet para fazer esta busca. Por exemplo, sugira a eles uma consulta ao seguinte endereço web: http://www.portalbrasil.net/ditopopular/t.htm (Acesso em: 16/09/2014)
d. Depois do trabalho de seleção e registro dos ditados populares, os alunos devem socializá-los entre si. Promova um debate a partir deles, colocando aos alunos a seguinte problematização:
Por que o tempo é associado à ideia de trabalho e lucro? Esta é uma característica de toda e qualquer sociedade ou é uma característica específica das sociedades capitalistas industrializadas? |
e. As conclusões dos alunos, levantadas no debate, devem ser registradas por escrito.
Atividade 3 - Frederico Winslow Taylor: o senhor do tempo |
Leitura, interpretação e debate de textos |
Para iniciar esta atividade, peça aos alunos para lerem com atenção os excertos abaixo:
"Pioneiro da consultoria empresarial, ele fez a alegria dos patrões e a tristeza dos operários. Depois de Frederick Taylor e seu implacável cronômetro, o mundo nunca mais trabalhou do mesmo jeito (...). Não demorou para que Taylor entrasse em conflito com seus subordinados, teimando em exigir deles um esforço acima do habitual. Em 1881, ele realizou seu primeiro “estudo de tempo” (que, no futuro, se tornaria a base de seu método). Taylor observou e cronometrou as atividades dos trabalhadores, iniciando sua busca pelo one best way (o “melhor jeito de fazer”), envolvendo desde as ferramentas até o treinamento dos operários."
Texto completo, assinado por Cássio Starling Carlos, disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/frederick-winslow-taylor-senhor-tempo-435026.shtml |
"A introdução das ideias tayloristas também foi adaptada ao campo do trabalho doméstico e da medicina. Vinculava-se a necessidade das donas de casa e dos médicos otimizarem suas tarefas. Neste contexto, a organização das atividades deveria ser bem planejada a fim de que tudo fosse realizado com eficiência e rapidez. É o chamado controle de tempos e movimentos. Para tudo isso, é fundamental a hierarquia e a disciplina. Isto foi o que predominou na grande indústria capitalista ao longo do século XX, e é um modelo que ainda está bem vivo em algumas organizações, a despeito de todas as inovações. (...) Hoje na escola percebemos os reflexos do taylorismo no tecnicismo, na fragmentação do ensino, na competição, na hierarquização, na organização do tempo das disciplinas."
Fonte:http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_951/artigo_sobre_reflexoes_sobre_o_taylorismo |
"O sistema foi implantado com sucesso no início do século nos EUA e logo extrapolou os domínios da fábrica, atingindo outros tipos de empresa, os esportes, a medicina, a escola e até a atividade da dona de casa. Por exemplo, um ferro de passar é fabricado de acordo com os critérios de economia de tempo, de gasto de energia (de eletricidade e da dona de casa, por que não?); a localização da pia e do fogão devem favorecer a mobilidade; os produtos de limpeza devem ser eficazes num piscar de olhos."
Fonte: http://textosfilo.blogspot.com/2008/09/capitalismo-alienao-e-trabalho.html |
Debate |
A partir da leitura dos textos, promova um debate entre os alunos sobre como os princípios tayloristas estão presentes, ainda hoje, fora do espaço da indústria e de como o controle do tempo, através do relógio, aprimorou-se com a sua introdução, pois, a partir de então, cada vez mais o tempo se tornou uma mercadoria, valendo a máxima que diz que “tempo é dinheiro”.
Atividade 4 - Tempo e alimentação |
Interpretação e discussão de texto |
Os restaurantes que padronizaram o sistema de “fast-food” reduziram consideravelmente os procedimentos, economizaram no atendimento ao tirar de cena os garçons e estabelecerem que os pedidos devem ser feitos diretamente no caixa; diminuíram o tempo de produção e consequentemente de espera em relação ao pedido ao adotarem a sistemática de produzir tudo previamente ou de deixar o trabalho totalmente segmentado para que o prato requisitado possa ser feito em questão de minutos e, constituíram uma dinâmica de trabalho tão direcionada a rapidez que dificilmente alguma pessoa se senta num estabelecimento dessa natureza e fica mais tempo do que aquele necessário para o consumo de seus pedidos. (...) Na prática significa dizer que restaurantes como o McDonald’s (considerado pelos especialistas como a matriz dos procedimentos no setor de alimentação) colaboram com a agilização do sistema capitalista ao proporcionarem um horário de “refeições” que se resume a alguns minutos. |
O texto completo está disponível em: http://teamadm.blogspot.com.br/2011/04/escravidao-do-relogio-chega-alimentacao.html
Acesso em: 16/09/2014
Orientações para a atividade:
a. Os alunos devem fazer uma leitura individual e atenta do texto.
Na discussão coletiva do texto, é fundamental destacar as seguintes ideias do autor:
b. Os alunos devem anotar, por escrito, as suas conclusões sobre as principais ideias discutidas.
Nome | Tipo |
---|---|
Cada gráfico no seu galho | Vídeo |
Para alunos e professores:
Imagens do tempo. José Carlos Rodrigues. Texto disponível no link: http://revistaalceu.com.puc-rio.br/media/alceu_n4_Rodrigues.pdf
Comunicação à velocidade da luz. Fábio Reynol. Texto disponível no link: http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=30&id=349
A doença da pressa. Lúcia Novaes. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=30&id=356
Fábricas e o tempo do relógio. Leandro Carvalho. http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/fabricas-tempo-relogio.htm
O tempo da natureza x o tempo dos relógios. Rainer Sousa. http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-tempo-natureza-x-tempo-dos-relogios.htm
Os links foram acessados em: 16/09/2014
O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas; reprodução, análise e debate de vídeo; realização de entrevista; elaboração de gráfico com dados tabulados de entrevista; seleção, leitura e interpretação de ditados populares; debate.
Cinco estrelas 1 classificações
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02/02/2016
Cinco estrelasExcelentes fontes e propostas. Gostaria apenas que as referências bibliográficas estivessem completas para poder aprofundar a leitura.