22/10/2014
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
- Discutir a questão da Juventude Negra no Brasil.
- Conhecer um pouco mais sobre as políticas para os jovens negros do país.
- Elaborar material para campanha de conscientização sobre o contexto da juventude negra no Brasil.
Não serão necessários conhecimentos prévios.
O objetivo desta aula é analisar a questão da juventude negra no Brasil. O recorte do negro está sendo feito em cumprimento à Lei 10.639/2003, que determina o trabalho com a cultura africana e afro-brasileira nas escolas. A temática juventude se faz presente a partir da necessidade de se analisar como está o cenário da juventude e suas políticas públicas em nosso país. Ser jovem e negro em nosso país ainda se constitui um desafio. As estatísticas mostram que grande número de jovens negros são analfabetos, estão em situação de desemprego, ocupam inúmeras vagas nos presídios e têm menor oportunidades de ascensão social.
E a escola constitui-se em importante locus de promoção humana, a partir do momento em que pode dar a estes jovens visibilidade, construir com eles sonhos e projetos e leva-los a uma conscientização de que também pertencem à sociedade, são também cidadãos de direitos.
Aula 1 - Sensibilização
a. Inicie com os alunos discutindo questões de negritude.
Faça uma enquete com a turma utilizando o site da escola ou um blog:
1. O que é ser negro para você?
2. Você se considera negro ou acha que tem colegas negros em sua turma?
3. O que significa ser negro no Brasil de hoje?
4. Você concorda que há pessoas que são racistas?
5. Conhece sobre algum movimento negro?
6. Conhece a Lei 10.639/03? O que pensa dela?
7. Já foi vítima de racismo?
8. Você acredita que há raças diferenciadas e puras: índio, negro, branco, pardo?
b. Terminada a enquete, faça um único grupo para socializar e debater com os alunos sobre o resultado da enquete. Apresente o resultado da pesquisa de forma objetiva, com dados quantitativos e qualitativos sobre o que pensam os alunos sobre a questão da negritude. Aproveite também este momento para sondar o que os alunos trazem da questão negra, racismo, ser negro, juventude negra nas suas falas durante o debate.
Imagem disponível em: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTcyazy1G6s1P6GGdIXdu91yPtMRk9WDQygw6SqQjHteKQH_dfUyg, acesso em 08 de outubro de 2014.
Aula 2 - Entendendo melhor a questão da violência contra o jovem negro
Nesta aula, os alunos irão assistir a uma palestra sobre violência contra negros. O objetivo é aproximar mais os alunos da realidade de jovens negros no mundo e no nosso país.
a. Convide os alunos a assistirem à palestra do prof. de antropologia da USP, no Seminário "Juventude negra: preconceito e morte" - Prof. Dr. Kabengele Munanga, duração de 14min57seg., disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fU86gtP8B1E, acesso em 15 de outubro de 2014.
Enquanto assistem à palestra do professor de antropologia da USP, os alunos buscam subsídios para, posteriormente, responderem as seguintes perguntas:
1. Para ele, o que é o conceito de raça?
2. Onde há preconceito, segundo o professor?
3. O que ele pensa sobre a juventude negra no Brasil?
4. Quais são suas proposições?
5. O que é a ideologia da dominação racial segundo o professor?
6. O que você aluno entende por pseudociência?
Os alunos também irão pensar nos seguintes destaques da palestra:
-Quem são as maiores vítimas da violência?
- Nos países que convivem com preconceitos raciais e que pratica atos discriminatórios raciais os jovens negros são duplamente vítimas de violência.
- Qual a diferença entre preconceitos, discriminação e racismo?
- Todo este preconceito foi construído ao longo do tempo a partir da chamada ciência, que nós podemos chamar de pseudociência, e isso, foi difundido no tecido social, através da educação e da socialização.
- O mito da democracia racial. As relações raciais e sociais no Brasil foram construídas com uma imagem de nação racialmente democrática. Este mito é a "falsa imagem" desta nação, onde negros e brancos, têm os mesmos direitos e as mesmas condições de igualdade.
- Um dos problemas do brasileiro é ter preconceito de ter preconceito. (Florestan Fernandes)
b. Terminado o documentário, solicite que os alunos deem respostas às questões acima ao mesmo tempo que fazem seus comentários pessoais.
Imagem disponível em: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRcW7s4JJ0V8HGOy3n01RqwM_LMZJqDO2hm6z8s5EmDFkuCkY_qTA, acesso em 08 de outubro de 2014.
Tarefa para os alunos:
Elaborar um texto que sirva de referência para os alunos criarem um panfleto informativo sobre a temática Juventude Negra Brasileira: discriminação, preconceito e racismo, para ser socializado em forma de panfleto.
Socializar na próxima aula e aprovar na turma quais textos seriam considerados referências na elaboração dos panfletos informativos que serão construídos na próxima aula.
Aula 3 - Panfletando
Nesta aula, os alunos irão organizar um documento para panfletagem em locais públicos.
1. Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.
2. Para cada grupo, dê a incumbência de criar um panfleto informativo, tendo como referência o texto construído pelo grupo, sobre a questão do jovem negro e a violência em nosso país.
3. Os grupos ficarão livres para publicarem nos panfletos informações que acharem relevantes e pertinentes para uma campanha de conscientização.
4. Terminados os panfletos, os alunos farão cópias e determinarão quais os locais públicos irão fazer a panfletagem: terminal de ônibus, rodoviária, metrô, shopping, galerias, etc.
5. Cada grupo irá para este local em um contraturno e distribuir os panfletos como forma de conscientizar as pessoas sobre Juventude Negra no Brasil.
6. Avaliar na próxima aula a campanha, os resultados, os impactos, a sensibilização, o alcance dentre outros aspectos.
Imagem disponível em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSzM45qKTEKaBwaY2FvO_ow5wUjiJI7OcMpYrhT42aLy0OeSzLF, acesso em 11 de outubro de 2014.
1. ONUBR. Juventude Negra contra o racismo, disponível em: http://www.onu.org.br/especial/juventudenegra/, acesso em 05 de outubro de 2014.
2. Sugestão do blog Fórum da Juventude Negra DF, disponível em: http://forumdajuventudenegradf.blogspot.com.br/, acesso em 15 de outubro de 2014.
Avalie o nível de conhecimento e preconceito da turma sobre a juventude negra brasileira e se a campanha foi efetiva. Avalie também se os conceitos apresentados na palestra foram assimilados pelos alunos.
Quatro estrelas 4 classificações
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06/03/2015
Cinco estrelasÓtima era o que eu precisava
09/11/2014
Cinco estrelasa aula é bastante criativa
04/11/2014
Cinco estrelasA aula é bem pertinente e trabalha com vários recursos ao mesmo tempo. Desde a sondagem oral, a análise do vídeo até a produção textual do panfleto de modo articulado e que faz o aluno refletir sobre a questão, esclarecendo conceitos que são muito confundidos pela sociedade.
25/10/2014
Quatro estrelasMuito bom. Trabalharei com esta aula em novembro na semana da Consciência Negra. Fico grato.