20/10/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Literatura | Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário |
Estratégias:
Recursos:
Professor, João Guimarães Rosa é um ícone da literatura brasileira. Dentre suas obras é difícil eleger uma que melhor desenhe o seu estilo poético e sua narrativa. Conhecer esse cenário de produção intelectual literária é importante para que o aluno valorize propostas literárias cujo foco é a simplicidade de uma vida nacional.
Aula 1 - Conhecendo João Guimarães Rosa
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-wkg12OTX5vQ/UZbOeqsxuYI/AAAAAAAAJRg/JgQfaGSlRKQ/s1600/Jo%C3%A3o+Guimaraes+Rosa+00.PNG, acesso em 08/10/2014.
Professor, leve seus alunos à Sala de Vídeo e proponha que eles conheçam um médico, diplomata e escritor brasileiro. O nome do intelectual que fez história pelo e no Brasil é João Guimarães Rosa. Para demonstrar um pouco do que está falando, exiba o documentário: Mestres da Literatura -Guimarães Rosa: o mágico do reino das palavras, duração: 29min54seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=799, acesso em 06/10/2014.
Após a apresentação do documentário, pergunte aos alunos:
Professor, espera-se que os alunos percebam que João Guimarães Rosa foi um homem importante para a relação do Brasil com outros países, um homem humano nas suas relações enquanto médico e diplomata e, enquanto intelectual, soube valorizar a simplicidade da vida no campo e as sutilezas mas relações interpessoais.
Entregue a seus alunos, uma cópia do conto A terceira margem do rio, de João Guimarães Rosa, disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB0QFjAA&url=http%3A%2F%2Ffiles.obrasdopas.webnode.com%2F200000026-aea01af98c%2FGuimaraes%2520Rosa%2520-%2520A_Terceira_Margem_do_Rio.pdf&ei=y9UyVI_QINWvggSy84LIDA&usg=AFQjCNHmPF6Q6ZtReYC5rY6HVBVYMbJyOA&sig2=0cIFWQ-JSOeK35l6xmX-_A&bvm=bv.76802529,d.eXY, acesso em 06/10/2014.
Peça a seus alunos que realizem a leitura coletiva do texto. A dinâmica dessa atividade estabelece que cada aluno leia um parágrafo em voz alta até terminarem o texto.
Quando terminarem a leitura, convide os alunos a iniciarem uma interpretação sobre o texto literário lido. A reflexão deve ser feita em casa, por escrito, seguindo o roteiro:
Aula 2 - Interpretando o conto
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-1U6mWiCeQ1E/TmAEaxCwNwI/AAAAAAAACUg/CDryt_Wv6MI/s1600/Caronte.jpg, acesso em 08/10/2014.
Professor, peça a seus alunos que revelem suas análises, feitas em casa, sobre o conto de João Guimarães Rosa. Escolha três alunos que estejam interessados em manifestar suas leituras e peça para que os colegas observem as falas dos alunos eleitos para depois poderem comparar com as suas. Sugerimos que o professor recolha o texto produzido pelos alunos, a fim de acompanhar individualmente a interpretação dos alunos.
A interpretação dessa leitura não pode ser velada por análises tão acadêmicas a ponto de aniquilar a subjetividade de cada leitura em sua sala de aula, por isso, a proposta iniciada na aula passada marca com perguntas, destinadas a cada aluno, a motivação para pensarem a obra lida. Professor, possibilite que seus alunos realmente leiam o texto e exponham a sua leitura aos seus colegas e que desse conto retirem possibilidades de análises para sua vida e rotina pessoal; afinal todos têm dificuldade de lidar com as limitações impostas pela vida adulta e nos relacionamentos sociais e familiares.
Depois das manifestações das leituras, mostre aos alunos uma releitura do conto. Leve-os à Sala de Vídeo e exiba o vídeo postado por Ronaldo Celiguini, intitulado: Jorge Vermelho - A terceira margem do rio, duração: 7min30seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HUVOfP64RLs, acesso em 06/10/2014.
Após a apreciação do vídeo, questione aos alunos:
As questões postas são meramente ilustrativas à atividade de leitura do vídeo e configuram-se como uma sugestão ao professor; devem ser somadas a elas questões que contemplem à realidade da turma, como as possibilidades econômicas, sociais e emocionais que podem ter levado o pai a ficar à deriva no rio e ter levado o filho a estagnar-se à margem do rio.
Diga aos alunos que esse vídeo deve servir de inspiração para eles criarem uma releitura do conto de João Guimarães Rosa, uma outra forma de contar a mesma história, seja em história em quadrinhos, poema, canção ou outra manifestação artística que eles tenham habilidade em produzir. Sugerimos que os alunos produzam individualmente as propostas de releitura, pois nesta atividade deseja-se contemplar o individual, o subjetivo, e isso não deve ser feito em conflito com o subjetivo do colega e sim em coexistência, em uma outra possibilidade de releitura.
Para o fim de avaliação, deve-se prestar atenção à coerência contextual em que o aluno estabelece a releitura, ou seja, os elementos principais da obra lida precisam ser preservados, como a ideia de reclusão do pai, a estagnação do filho em observação e espera do pai, a necessidade do filho em liberar o pai da missão e assumir o lugar dele na reclusão etc.
Aula 3 - Exposição
Professor, possibilite um espaço para que os alunos mostrem suas releituras à escola. Convide outras salas para assistirem às obras e dê a oportunidade de leitores da exposição conversem com os autores e estes tenham acesso às impressões daqueles, pois é importante que a leitura de cada um possa ser contemplada e compreendida por aqueles que observam as obras.
Neste momento, sugerimos que o professor também se comporte como observador das obras e das falas dos alunos, acompanhe o processo de comunicação dos seus alunos na interação da obra com o público e com as possíveis questões postas por quem observa. Para facilitar essa observação, sugerimos que as obras de releitura fiquem expostas em um espaço aberto, pois o professor pode visitar, como observador, um stand após o outro e acompanhar, de forma próxima e distante, as competências de seus alunos em expor suas propostas.
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_mq-podn5exQ/SxXDPfHC91I/AAAAAAAAADY/Q3_Vh4PKh7M/s1600/terceira+margem+2.jpg, acesso em 08/10/2014.
OLIVER, Elide V. "A terceira margem do rio" Fluxo do tempo e paternidade em Guimarães Rosa (com reflexões em Drummond de Andrade). Disponível em: http://www.usp.br/revistausp/49/08-elide.pdf, acesso em 08/10/2014.
A avaliação deve ser processual. O professor deve acompanhar o desenvolvimento das atividades para: verificar a capacidade dos alunos em realizar a reflexão sobre o texto, a confecção do material para a exposição, as discussões em sala de aula e o desempenho quantitativo e qualitativo dos alunos através de seus registros escritos e orais.
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