17/10/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Cultura e o consumo: uma nova interação entre o campo e a cidade |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Campo e a cidade como formações socioespaciais |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Dilemas socioambientais para a segurança alimentar |
Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:
- Entender o que caracteriza a agricultura orgânica.
- Saber qual é a participação da agricultura orgânica na produção dos alimentos disponíveis em nossa mesa.
- Reconhecer a importância da produção de alimentos orgânicos nos dias atuais.
O estudantes devem ter conhecimentos básicos sobre a organização do espaço agrário brasileiro.
Esta proposta didática busca apresentar situações que instiguem os estudantes a compreenderem a importância da agricultura orgânica para o Brasil. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre participação da agricultura orgânica na produção dos mais alimentos mais saudáveis para o nosso consumo.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade. |
Atividade 01
PASSO A PASSO
Professor(a),
- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a qualidade dos alimentos que consumimos cotidianamente. Apresente a imagem a seguir (Figura 01), disponível no endereço web <http://migre.me/mf6FH>, (acesso em 11/10/2014):
Figura 01: Agricultura orgânica
Fonte: Disponível em <http://migre.me/mf6FH>. Acesso em 11/10/2014.
- Em seguida, problematize:
- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "Agricultura orgânica" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre essa atividade econômica.
Atividade 02
Agricultura orgânica... como são produzidos?
PASSO A PASSO
- Solicite aos alunos que continuem organizados em grupos para realizarem uma pesquisa sobre o tema "Agricultura orgânica". Para auxiliar na introdução da pesquisa, se possível, apresente a matéria "Agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, transgênicos e adubos químicos", disponível no link <http://migre.me/mf7H0>, acesso em 07/10/2014.
Figura 02: Vídeo: Agricultura orgânica
Fonte: Disponível em <http://migre.me/mf7H0>. Acesso em 11/10/2014.
Comentário: Antes de mostrar o vídeo, explique aos estudantes que este documentário foi exibido pelo Globo Ecologia (Rede Globo), e relata a história dos alimentos orgânicos. Oriente-os a ficarem atentos e a fazerem anotações dos fatos descritos pelo documentário, resumindo as principais ideias apresentadas.
- Posteriormente, oriente os estudantes a formarem um círculo e medie uma "roda de conversa" sobre as informações narradas pela reportagem que mais lhes despertaram a atenção. Promova um debate com o grupo buscando ressaltar alguns aspectos mais relevantes do vídeo, com destaque para a importância da produção orgânica para a nossa saúde e para a natureza.
- Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Ressalte que podem consultar livros, revistas e computadores conectados à internet.
- Para facilitar a compreensão por parte dos estudantes, de algumas das questões propostas, entregue uma cópia dos textos "Agricultura orgânica", disponível na Britannica Escola Online, endereço web <http://escola.britannica.com.br/article/574438/agricultura-organica>, acesso em 11/10/2014, que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito, para pesquisas escolares. Sugira, também, o site do Ministério da Agricultura, disponível no endereço web <http://migre.me/mfgmZ>, acesso em 11/10/2014, onde se encontram perguntas e repostas sobre o tema “Agricultura Orgânica”.
- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.
Atividade 03
Socialização dos resultados e considerações finais
PASSO A PASSO
- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.
- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.
- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.
- Professor(a), algumas informações são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:
Figura 03: Modelo de agricultura orgânica
Fonte: Disponível em <http://migre.me/mhvC7>. Acesso em 11/10/2014.
- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, retome as perguntas anteriores e promova um debate sobre as questões apontadas durante as apresentações, ressaltando os aspectos mais importantes trazidos pelos grupos. Posteriormente, proponha que, em grupo, organizem um pequeno encarte de jornal sobre importância do uso sustentável dos rios. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:
Características a agricultura agricultura orgânica.
Participação da agricultura orgânica na produção dos alimentos disponíveis em nossa mesa.
A importância da produção de alimentos orgânicos nos dias atuais.
- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os alunos a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 15/10/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes países se apropriam do espaço rural e modificam a paisagem a partir do uso de técnicas agrícolas modernas; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das práticas agrícolas modernas; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Britannica Escola Online. Disponível em <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 24/08/2014.
O que são alimentos orgânicos? Disponível em <http://migre.me/mfC0e>. Acesso em 24/08/2014.
Agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, transgênicos e adubos químicos. Disponível em: <http://migre.me/mf7H0>. Acesso em 07/10/2014.
Agricultura orgânica. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/agricultura-organica.htm>. Acesso em 07/10/2014.
Agricultura orgânica cresceu 22% no Brasil em 2013. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/agricultura-organica.htm>. Acesso em 07/10/2014.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!