28/04/2015
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Construção da identidade e da auto-estima |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
- Discutir a questão de gênero em nossa sociedade.
- Analisar conceitos e as relações de gênero que se dão no ambiente escolar.
- Debater porque ainda existem diferenças de gênero consideráveis em nossa sociedade.
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Esta aula visa trabalhar a questão de gênero na sociedade a fim de ampliar a visão dos alunos sobre o masculino e o feminino em nossa sociedade moderna. Com vistas a pensar sobre as relações que foram construídas de forma desigual, elaborar conceitos, identificar preconceitos e trabalhá-los. No ambiente escolar, pode-se ver um reflexo de nossa sociedade sexista que ora dá vantagens a um gênero ora a outro. Dada nossa história colonial, vê-se ainda que meninos, desde tenra idade, têm comportamentos machistas com relação às meninas. É importante que o professor sinta-se preparado para trazer para a sala de aula um tema bastante polêmico. Para auxiliar o professor, sugere-se a leitura do material disponível nos recursos complementares desta aula.
Aula 1 – Sensibilizando os alunos para a questão de gênero
Inicie a aula com perguntas curiosas:
Feitas estas perguntas para a turma, dialogue com os alunos a respeito destas questões acima, mediando o diálogo, ouvindo respostas, argumentando e dando voz a todos os alunos.
Estas perguntas têm como finalidade identificar conceitos e preconceitos, atitudes e padrões que cada gênero apresenta, uma oportunidade de trabalhar a diversidade nas brincadeiras, nos olhares, no vestir, no falar.
Na sequência, trabalhe o livro de Todd Parr, intitulado Cuecas e Calcinhas o certo e o errado, disponível em: http://www.estantevirtual.com.br/planetadoslivrosgoiania/Todd-Parr-Cuecas-e-Calcinhas-o-Certo-e-o-Errado-127347019, acesso em 12 de novembro de 2014.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-txwoqxWfmoA/UE1EpeZSyDI/AAAAAAAAE0o/XsPPsjPKE4k/s640/ToddParr+Giveawaycover.jpg, acesso em 01 de abril de 2015.
O objetivo deste livro é despertar a curiosidade dos alunos, de uma forma lúdica, para as diferenças entre meninos e meninas em termos culturais e sociais.
- Apresente o livro para a turma.
- Após a leitura de cada par certo x errado, faça comentários. Ex.: certo: guarde suas cuecas errado: mas não no freezer. De forma humorada, o autor está querendo dar o seguinte recado às crianças. Cuecas e calcinhas, como qualquer outro aspecto da intimidade, não devem ficar expostos. E assim por diante, o autor vai dialogando sobre diferenças de gênero com as crianças.
- Fique aberto aos comentários de cada aluno.
Enquanto sexo é uma construção biológica, gênero é uma construção sóciocultural. Ou seja, ser homem ou mulher, ser menino ou menina não se define apenas pelo sexo, porém há uma influência da cultura e da sociedade que delimitam o que é ser deste ou daquele gênero.
Imagem disponível em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRoqFsA6GK4andBDO_y9ghHReD8-euU19EfVE33vNUOSIIIaf6m, acesso em 10 de novembro de 2014.
Aula 2 – Trabalhando o vídeo
- As diferenças apresentadas pelos alunos sobre meninos e meninas.
- A definição que os profissionais fazem de gênero.
- Como se dá a desigualdade de gênero.
Terminada a exibição, o professor inicia um debate com a turma para saber de sua opinião sobre as ideias trabalhadas no vídeo.
Além das opiniões dos alunos, o professor deverá trabalhar os seguintes aspectos:
Imagem disponível em: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRWDRyew-4i71VlQG9a5uochfTkdpxjmlRU-LV5OK9VYzOxz3AkNA, acesso em 10 de novembro de 2014.
Aulas 3 a 5 - Promovendo uma sessão de vídeo com debate
Neste momento, o professor irá promover uma sessão de cinema no contraturno, seguida de debate com profissionais diversos.
1. Prepare o espaço para a exibição do filme.
2. Divulgue em cartazes pela escola.
3. Se possível, prepare um lanche para durante o filme.
4. Convide profissionais diversos para o debate do filme: professores, sociólogos, psicólogos, filósofos, historiadores, pedagogos, assistentes sociais etc.
5. Exiba o filme A fonte das mulheres, duração 2h05min20seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JOXfXbAq-Ls, acesso em 10 de novembro de 2014.
Ficha técnica:
Título: A fonte das mulheres
Diretor: Radu Mihaileanu
País: Itália, Bélgica, França.
Sinopse: Em um pequeno vilarejo, situado entre o Norte da África e o Oriente Médio, as tradições islâmicas são seguidas a risca. Entre elas, a existência da mulher como procriadora é regra básica, mas existe uma que faz com que elas sejam as responsáveis por buscar água em um local distante e de difícil acesso, restando para os homens a tarefa de matar o tempo bebendo e falando da vida. Certo dia, Leila (Leila Bekthi), uma das mais jovens e alfabetizadas do grupo, resolve que a melhor maneira de mudar esse cenário, fazendo com que os homens assumam esta tarefa, é cortar o que eles mais gostam: o sexo. A polêmica decisão do grupo acaba interferindo nas relações entre os habitantes e provocando uma verdadeira revolução cultural no povoado e mudando para sempre as suas vidas.
6. Após o filme, abra para uma discussão sobre a questão de gênero apresentada no filme.
7. Deixe que os alunos elaborem perguntas para os profissionais disponíveis.
Sugestão de perguntas:
a. Como seria este filme se a história acontecesse em nossa sociedade brasileira?
b. O que há de mais forte na questão das relações de gênero apresentadas no filme?
c. É possível uma desconstrução destas relações de gênero que acontecem naquela comunidade?
d. Como a história poderia ter sido diferente?
8. Para encerrar, solicite que os alunos construam um texto reflexivo, comparando o filme com nossa sociedade brasileira atual. Solicite que reflitam como estão as relações de gênero em nossa sociedade, os desafios para a desconstrução de estereótipos etc. Eles podem postar em um blog ou enviar para o e-mail da turma.
1. Relações de gênero. Disponível em: http://artcurti.blogspot.com.br/2011/07/filmes-dobre-relacoes-de-genero-e.html, acesso em 10 de novembro de 2014.
2. GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES. Manual para o uso não sexista da linguagem. Disponível em: http://www.spm.rs.gov.br/upload/1407514791_Manual%20para%20uso%20n%C3%A3o%20sexista%20da%20linguagem.pdf, acesso em 10 de novembro de 2014.
3. FURLANI, Jimena. Educação Sexual na Sala de Aula. São Paulo: Autêntica, 2013.
4. MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi; NAVARRO, Carolina; MAIA, Ari Fernando. Relações entre gênero e escola no discurso de professoras do ensino fundamental. Psic. da Ed., São Paulo, 32, 1º sem. de 2011, pp. 25-46, disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n32/n32a03.pdf, acesso em 12 de novembro de 2014.
Avalie se as atividades propostas contribuíram para um repensar dos alunos sobre seus conceitos, atitudes e suas relações com os/as colegas com vistas a uma convivência mais igualitária e sem preconceitos.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/11/2015
Cinco estrelasMuito boa! Sugere detalhes com relação aos questionamentos que devem ser feitos numa aula com essa, que trata de uma temática tão interessante, mas, que é preciso saber trabalhar!
26/05/2015
Cinco estrelasotimo gostei ]
26/05/2015
Cinco estrelasÓtima aula, está de parabéns.
04/05/2015
Quatro estrelasGostei muito de seu planejamento.