20/11/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Professor, o trabalho sobre profissões é algo que faz parte do cotidiano dos alunos e por isso é um tema instigante para aliar à análise do sistema alfabético de escrita que envolve compreender a escrita das palavras em um processo de reflexão e análise. Para isso, é necessário buscar atividades que possam favorecer uma aprendizagem significativa do aluno e o uso da escrita e da leitura no seu próprio dia a dia. Vamos lá!
Você sabia? O trabalho com o tema profissões em inter-relaciona à reflexão em sala de aula, à busca por um trabalho mais articulado com a vida dos alunos, pode favorecer o envolvimento e empenho do aluno no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Fonte: SOUZA, Ivane Pedrosa de. Relações entre apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e letramento nas diferentes áreas do conhecimento. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejando a alfabetização; integrando diferentes áreas do conhecimento projetos didáticos e sequências didáticas. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 6, 2012, p. 06-11. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_6_MIOLO.pdf>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Solicite que cada aluno fale o nome da profissão que mais gosta e que deseja seguir.
Depois que todos participarem, escreva em uma cartolina os nomes das profissões faladas pelos alunos e afixe-a no mural da sala de aula, para que todos possam ler e conhecer as diferentes profissões.
Professor, peça aos alunos que conversem com seus familiares sobre as profissões que exercem. Os alunos poderão escolher uma ou duas profissões dos familiares e registrar as suas características.
Professor, retome com a turma a atividade de casa, organizando um momento em que todos possam expor para as suas descobertas sobre as profissões dos familiares.
Depois que todos participarem, utilize uma cartolina para registrar os nomes das profissões dos familiares e afixe-a no mural da sala de aula.
Aproveite os dados que os alunos trouxeram e trabalhe com a Matemática. Você poderá fazer um levantamento com os alunos e organizar os dados em uma tabela e posteriormente fazer um gráfico. Depois, poderá criar situações problema, a partir destes dados. Veja a sugestão de uma tabela a seguir:
Profissões dos pais | Quantidade de pais |
Vendedor | IIII |
Motorista | II |
Cabeleireira | III |
Costureira | I |
Secretária | I |
Professor, elabore situações problema a partir dos dados coletados utilizando as operações que estiver trabalhando. Veja a sugestão a seguir:
1- Qual e´a profissão que tem a maior quantidade de pais? Qual é a diferença entre a quantidade de vendedores e a quantidade de costureiras? |
2- Se juntarmos os pais: motoristas, vendedores, cabeleireira, costureiras e secretária, quantos pais teremos? |
Professor, providencie a cópia da letra da música abaixo para cada aluno. Leia, cante e dance com a turma.
Tiuriu, tiura (x3)
O que eu vou ser?
Quando eu crescer?
Cantora ou doutora
Advogada ou professora
Ah! Posso ser...
Posso ser cientista, engenheira ou jornalista.
Uma profissão vou ter, quando crescer.
Eu vou estudar, vou me formar...
Tiuriu, tiura (x3)
O que eu vou ser?
Quando eu crescer?
Bombeiro ou esportista
Arquiteto ou economista...
Oh meu Deus me ajude!, a decidir agora... O que eu vou ser quando crescer.
Fonte: Sítio: “Letras.mus”. Disponível em:<http://letras.mus.br/mara-maravilha/o-que-eu-vou-ser-quando-crescer/>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
Agora, solicite que os alunos falem sobre o que compreenderam da música. Depois, peça que circulem na letra da música os nomes das profissões citadas.
Peça que escrevem o nome das profissões no caderno de Língua Portuguesa e que façam um desenho representando cada uma.
Para que ter uma profissão? |
Professor, auxilie os alunos a acessarem o sítio abaixo e realizarem a leitura do texto online.
Fonte: Sítio: “Smart Kids”. Disponível em:<http://www.smartkids.com.br/especiais/profissoes.html>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
Após a leitura do texto, converse com os alunos sobre a importância de ter uma profissão, assim como o precisamos fazer para conseguir exercer uma profissão.
Depois do diálogo, organize os alunos em duplas e peça que escolham uma das profissões citadas no sítio acima. Cliquem em cima do nome da mesma e descubra mais sobre ela. Depois, a dupla deverá escrever no caderno de Língua Portuguesa o nome da profissão escolhida, suas características e fazer um desenho que a represente. Ao final, solicite que apresentem o trabalho para a turma.
O que combina? |
Professor, auxilie os alunos a acessarem o sítio abaixo para que joguem e descubram quais objetos se relacionam às profissões citadas.
Fonte: Sítio: “Smart Kids”. Disponível em:<http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/relacione-profissoes.html>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
Após o jogo, entregue a tabela abaixo e solicite que cada aluno preencha de acordo com o jogo online, em que deverão utilizar a escrita e também o desenho para ilustrar:
Profissão |
Objeto |
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Quando todos terminarem, faça um momento de socialização das respostas.
Agora, a turma terá o desafio de preencher a tabela abaixo com quatro profissões que conhecem e relacionar, no mínimo, um objeto para cada uma.
Profissão |
Objeto |
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Quando terminarem, faça outro momento de socialização e proponha que expliquem as profissões e os objetos que a representam.
Professor, com os alunos organizados em duplas auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo:
Fonte: Sítio: “Smart Kids”. Disponível em:<http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/profissoes-quiz.html>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
Depois de jogarem, peça que os alunos façam uma ilustração de três profissões que conheceram no sítio. O registro poderá ser feito no caderno de Língua Portuguesa. Além do desenho, proponha que escrevam quatro palavras que combinem com cada profissão escolhida. Se achar interessante, entregue a tabela abaixo para cada aluno fazer o registro.
Profissão |
Palavras relacionadas |
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Depois quer terminarem, proponha que apresentem o trabalho para a turma.
Agora, solicite que se divirtam com o jogo online sugerido abaixo e que descubram mais sobre as profissões.
Fonte: Sítio: “TV Rá Tim Bum”. Disponível em:<http://tvratimbum.cmais.com.br/oqueeuvouser/jogos/jogo-caca-profissoes-o-que-eu-vou-ser-quando-crescer-1>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
Depois de jogarem, peça que cada dupla escolha uma ou duas profissões para realizar uma pesquisa sobre a mesma. Explique que terão como desafio, encontrar as características das profissões escolhidas e também fazer um desenho da mesma. As informações poderão ser digitadas utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord), ou outro editor de texto.
Ao final, imprima os trabalhos para que as duplas possam fazer a ilustração do mesmo.
Agora, auxilie os alunos a realizarem a atividade proposta no recurso do Portal do Professor sugerido abaixo:
Professor, crie com a turma um catálogo das profissões que conheceram ao longo da aula. Cada aluno poderá criar o seu, a partir de folhas em branco, nas quais deverá colocar os seguintes elementos:
O trabalho poderá ser feito de forma coletiva, sendo uma profissão para cada dia de aula. Desta forma, o catálogo será igual para todos da turma, porém com suas especificidades nos registros pessoais de cada um.
Professor, a partir do catálogo das profissões criado pela turma, convide outras turmas da escola para que possam conhecer as características de diferentes profissões. Organize os alunos em duplas para que possam apresentar as profissões aos visitantes.
Nome | Tipo |
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Profissões | Animação/simulação |
Sugestão de link para alunos:
Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://vestibular.brasilescola.com/orientacao-vocacional/o-que-vou-ser-quando-crescer.htm>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=540&op=all>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
Sugestão de link para professores:
Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://vestibular.brasilescola.com/orientacao-vocacional/o-que-vou-ser-quando-crescer.htm>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
Professor, em consonância com a aula proposta e com as orientações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a avaliação é um processo fundamental que deve permear as atividades realizadas, constituindo-se de observação e registros de cada aluno. Tais instrumentos de avaliação possibilitam conhecer o perfil de cada aluno o qual garantirá a singularidade das atividades propostas e também norteará as decisões pedagógicas. Desta forma, a análise das produções escritas dos alunos constitui um recurso avaliativo necessário ao processo de aprendizagem, bem como o diálogo com o próprio aluno, com o intuito de compreender como cada um aprende e atuar sobre suas possíveis dificuldades e potencializando suas facilidades.
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