25/11/2014
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Os alunos devem saber que a coesão textual é o encadeamento entre as ideias do texto e as referências feitas entre diferentes termos dentro do texto.
O professor irá explicar aos alunos que a coesão referencial diz respeito às referenciações que são feitas no interior de um texto entre duas palavras, que apontam para o mesmo referente. Além de compreender os mecanismos de coesão referencial, os alunos estudarão também as nuances de sentido existentes entre optar por uma ou outra forma de referenciação.
Num primeiro momento, o professor entregará aos alunos uma apostila com as explicações abaixo, bem como os textos jornalísticos que serão analisados durante essa aula.
Os alunos farão a leitura em voz alta do material, alternadamente, e o professor sanará as eventuais dúvidas sobre cada tipo de coesão referencial.
É importante que o professor deixe clara a relação entre referentes e correferentes para que os alunos possam realizar com êxito a Atividade 2.
Coesão referencial A coesão referencial obtém através de cadeias de referência, isto é, um conjunto de termos ou expressões (correferentes) que remetem para a mesma entidade (referente). ([A Joana] + [na] + [sua] + [dela] = cadeia de referência)
2. Catáfora
A catáfora consiste na retoma do referente de palavras posteriormente inseridas no texto. Dito de forma mais simples, os correferentes antecedem, na frase, o seu referente.
3. Elipse
A elipse consiste na omissão de certos elementos na frase, dado que os mesmos são facilmente identificáveis a partir do contexto linguístico (1) ou extralinguístico (2) e a sua repetição é desnecessária:
4. Correferência não anafórica
Neste caso, duas ou mais expressões linguísticas (grupos nominais, adverbiais ou preposicionais) remetem para o mesmo referente, sem que exista dependência referencial entre si. Assim, a relação de correferência entre elas é estabelecida a partir do saber compartilhado dos falantes e do contexto extralinguísticos.
. «O Francisco foi estudar para a Suíça. O filho da Cristina realizou o seu desejo.» As expressões «O Francisco» e «O filho da Cristina» remetem para o mesmo referente. No entanto, ambas as expressões têm referência autónoma, pelo que só quem conhece a Cristina é que sabe que ela tem um filho chamado Francisco. . «O Rui foi trabalhar para África. O marido da Margarida está feliz.» . «A minha prima ganhou um prémio. Sempre acreditei que a Liliana seria uma advogada de sucesso.» As expressões «A minha prima» e «a Liliana» identificam a mesma entidade, sem que nenhuma delas funcione como termo anafórico. A interpretação dos dois termos como remetendo para o mesmo referente exige que os interlocutores partilhem esse conhecimento, isto é, que o interlocutor saiba que o locutor tem uma prima chamada Liliana. . «O primeiro-ministro demitiu-se. O chefe do Governo sucumbiu à contestação.
Bibliografia:
Disponível em: <http://portugues-fcr.blogspot.com.br/2012/02/coesao-referencial.html>. Acesso em: 23 nov. 2014. (Adaptado.) |
Nessa atividade, os alunos irão ler notícias nas quais são utilizados elementos de referenciação.
O professor deverá atentar aos alunos para o fato de que geralmente esses eleementos de referenciação são utilizados para evitar a repetição constante de palavras ao longo do texto e, ainda assim, possibilitar a recuperação das informações sobre quem se está falando.
Professor:
É importante ressaltar com os alunos que, quando se faz a correferenciação, isso pode se dar de maneiras diferentes, sendo que dentre os mecanismos de referenciação existe o de substituição do nome por um sinônimo ou por uma referência cultural (um apelido, por exemplo).
Nesses casos em que se utilizam sinônimos ou referências culturais, os alunos devem se atentar ao fato de que tanto os sinônimos utilizados quanto as referências culturais devem fazer parte do conhecimento compartilhado, ou seja, o leitor precisa do conhecimento de mundo para fazer as conexões devidas entre referente e correferente(s).
Nessa atividade os alunos deverão ser agrupados dois a dois e (para cada um dos textos):
TEXTO 1
A participação de Ronaldinho Gaúcho no Torneio Apertura do Campeonato Mexicano terminou na madrugada deste domingo. Seu time, o Querétaro, acabou derrotado pelo Jaguares de Chiapas, fora de casa, por 2 a 1, e acabou eliminado na primeira fase da competição.
Disponível em: <http://esporte.ig.com.br/futebol/2014-11-23/ronaldinho-gaucho-nao-evita-eliminacao-do-queretaro-no-campeonato-mexicano.html>. Acesso em: 23 nov. 2014. |
Racionamento voluntário vira briga em condomínios de São Paulo
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/11/1552036-racionamento-voluntario-vira-briga-em-condominios-de-sao-paulo.shtml>. Acesso em: 23 nov. 2014. |
Os alunos deverão ir até o laboratório de informática e selecionar notícias em jornais eletrônicos sobre personalidades famosas. Cada aluno deverá imprimir (ou copiar) a notícia no caderno e, em seguida, marcar os exemplos de coesão referencial existentes no texto.
Em seguida, os alunos deverão fazer uma breve pesquisa e anotar quais termos poderiam ser utilizados para retomar o nome da personalidade famosa na notícia, por exemplo o sobrenome, o nome completo, a cidade natal (gentílicos), algum apelido famoso, etc.
Por fim, cada aluno fará a reescrita da notícia utilizando, em cada menção à personalidade, um termo ainda não utilizado.
Cada aluno lerá sua notícia para a sala, mas sem mencionar, na primeira menção, o nome da personalidade sobre a qual foi escrita a notícia.
A partir dos correferentes, os outros alunos da sala terão que identificar sobre quem se refere a notícia. Além disso, discutirem quais termos são mais ou menos eficientes para se fazer referência às personalidades apresentadas.
Material sobre anáfora e catáfora.
Disponível em: <http://www.infoescola.com/portugues/anafora-e-catafora/>. Acesso em: 23 nov. 2014.
Material sobre coesão referencial e sequencial.
Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/usos-da-lingua/coesao-textual.html>. Acesso em: 23 nov. 2014.
Material sobre coesão referencial.
Disponível em: <http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/30/artigo219546-1.asp>. Acesso em: 23 nov. 2014.
Material sobre coesão referencial (ENEM)
Disponível em: <http://soumaisenem.com.br/redacao/coesao-e-coerencia/coesao-referencial>. Acesso em: 23 nov. 2014.
Os alunos serão avaliados processualmente durante todas as atividades desenvolvidas.
Como instrumento de avaliação qualitativa, o professor avaliará as notícias reescritas pelos alunos, observando se houve ou não adequação nos mecanismos de coesão referencial utilizados.
Quatro estrelas 5 classificações
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01/04/2015
Cinco estrelasExcelente. Uma aula de fácil desenvolvimento. Eu, particularmente, mudei o acesso à sala de informática por jornais e revistas em sala de aula, pois a nossa sala só comporta oito alunos por vez, o que demoraria muito até todos terminarem a atividade.
22/02/2015
Quatro estrelasa sequencia didática foi muito bem elaborada.
03/02/2015
Cinco estrelasParabéns professor pela forma criativa e interessante de ministrar o conteúdo. Vou trabalhar esse ano usando essa metodologia.
17/01/2015
Cinco estrelasótimo, excelente!
08/12/2014
Quatro estrelasGostei do contexto da aula, pois instigas os alunos a buscarem conhecimentos diversos que contribuirão com suas vivências na sociedade. E aos professores muito mais capacidade de perceber as limitações e avanços dos educandos.